terça-feira, 15 de novembro de 2011

Palavra para a Semana n° 30 (2011)


As Experiências Proféticas, parte 7


Vida em igreja local: vital para o crescimento profético

Semana 30, 2011

Agora que temos uma visão para moderação, e sermos pessoas moderadas, precisamos lidar com as muitas profecias que receberemos que serão qualquer coisa menos isso. Se falamos a verdadeira palavra de Deus, provavelmente deixaremos muitas pessoas bravas. Provavelmente seremos chamados de falsos profetas também, assim como outros adjetivos coloridos. Então, quando nossas profecias se cumprirem, dará a impressão de que ninguém notou. Você não entrou neste emprego pela taxa de aprovação.

Maioria das pessoas, e provavelmente maioria dos líderes Cristãos do presente dia, não acham seguro chamar a ninguém de profeta até que estejam mortos e não sejam mais uma ameaça. É isso o que os Isrealitas faziam também. Honravam os túmulos dos profetas que estavam mortos enquanto resistiam aos que lhes falavam em tempo vigente. Isso ocorre porque grande parte da igreja é controlada mais por um espírito religioso do que o Espírito Santo. Um espírito religioso freqüentemente atribui grande honra ao que o Senhor já fez para justificar ou resistir ao que Ele está fazendo. Os religiosos em Israel é que foram os inimigos mais mortais do Senhor quando Ele andou sobre a terra, e os agarrados pelo espírito religioso ainda são os que mais veementemente perseguem aqueles eu realmente estão seguindo ao Senhor.

Certamente muitos líderes Cristãos abraçaram não apenas o profético, mas o abraçaram em sua fraqueza e imaturidade. Acho que muitos que ainda estão rejeitando o profético devem ter um desconto porque ainda é muito bagunçado e imaturo. Porém, serão os que pagam o preço de abraçá-lo enquanto ainda é imaturo e bagunçado que também terão a plena recompensa de receber um profeta como profeta. Precisamos ser gratos a quem receber o profético e procurar sermos compreensivos para com os que não.

Porém, muitas pessoas proféticas estão rejeitando a igreja pelo mesmo motivo que agora são rejeitadas pela igreja – ela ainda não está de acordo com seus padrões. Pessoas proféticas que não crescem em uma vida em igreja local, com todas as suas frustrações e irritações, não conseguem amadurecer como deveriam, e isso os impede de serem confiados com a autoridade que outrora seriam. Da mesma forma, a igreja que está em tal necessidade de amadurecimento poderia usar todas as frustrações, irritações e problemas que as pessoas proféticas em amadurecimento têm para amadurecer. Ambos precisam do outro para ter suas arestas extremas lascadas. Mas, dada a escolha, escolheria uma igreja sem o profético do que o profético que não faça parte de uma vida firme em uma igreja local.

Vemos em Atos 2.17-18 que “nos últimos dias” o Senhor irá derramar o Seu Espírito e o resultado será revelações proféticas – sonhos, visões e profecia. Elas serão dadas aos jovens e velhos, homens e mulheres, o que cobre praticamente a todos. O motivo para isso é que à medida que entramos nestes tempos, precisaremos deste tipo de orientação profética para conseguir chegar ao final. Apesar de eu dizer que preferiria estar conectado a uma igreja que rejeita o profético do que o profético que rejeita a igreja, ao mesmo tempo também não tenho muita fé em igrejas que rejeitam o profético para suportar e vencer nestes tempos.

Ainda assim, a igreja é a noiva do Senhor; nossos dons foram dados para a igreja, e precisamos fazer tudo que podemos para servir à igreja, sendo por ela recebidos como gostaríamos ou não. Ao mesmo tempo, não seguirei a pessoas proféticas que não se dedicam a servir à noiva do Senhor, aquela para a qual Ele está voltando. Se afastar de servir à Sua noiva é se afastar de algo muito básico para nosso chamado e propósito. Tenho ainda menos esperança para pessoas proféticas, ou quaisquer Cristãos, que se separam de um propósito básico de serem membros ativos do corpo de Cristo.

Logicamente que já falei disso antes, e você certamente ouvirá de mim freqüentemente. Não creio que alguém possa amadurecer como deve como Cristão, ainda menos no profético, sem uma vida ativa em igreja local. Profetas que se afastam da vida em igreja local podem ter dons muito reais e impressionantes, mas também têm os falsos profetas. Todo falso profeta com o qual me encontrei tinha um chamado de ser um profeta do Senhor, mas, em quase todo caso, se afastaram do corpo e foram então envenenados por amargura e rejeição. Quanto mais poderoso o chamado, maior alvo você será. Por este motivo, devemos ter como nosso principal foco na vida estarmos crescendo em amor, que é provavelmente mais demonstrado pelo perdão.

Rick Joyner, 26/Jul/2011

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: