domingo, 4 de abril de 2010

Palavra para a Semana nº 09


Preparados para os tempos, parte 09


Semana 09, 2010

A natureza é outra mídia pela qual Deus fala a nós. “A natureza é o segundo livro de Deus” - é basicamente o que o Apóstolo Paulo escreveu em Romanos 1, o que também está declarado em Salmos 19. Como lemos em Colossenses 1, João 1, e outros lugares, todas as coisas foram feitas por e para Jesus, e todas elas falam dEle. Vim a crer que tudo na natureza fala de Jesus, o único Filho e o amor do coração do Pai, em profundidade virtualmente ilimitada. Porque somos uma grande parte dos planos do Pai para o Filho, podemos ver o nosso lugar na mensagem da criação, também.

A chave para destravar a mensagem, em tudo, é Jesus. Ele é tudo o que o Pai ama, e tudo foi feito por Ele e para Ele. Em tudo que foi criado, o Pai estava zelando por Seu Filho. Está zelando por Seu Filho em nós. Lemos em Efésios 1.9-10: “[Deus] desvendou-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu bom propósito que propusera em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.”

Já que o propósito maior de Deus é que todas as coisas convirjam para Seu filho, e nosso chamado básico seja crescer em todas as coisas nEle, ver o Filho é essencial para entendermos tudo o que Deus esteja fazendo. Jesus é a comunicação básica de Deus, e é por isso que é chamado de “a Palavra” de Deus, no primeiro capítulo de João.

Sendo que existe questões básicas para entender as línguas, Jesus é a chave mais básica para entender a linguagem celestial de Deus. Se você quer entender o que Deus esteja lhe falando por meio de uma circunstância, olhe da perspectiva do Espírito Sando procurando trazer a natureza do Filho em você, e normalmente se tornará muito claro. Recebemos a promessa de que todas as coisas trabalham junto para o bem dos que amam a Deus e são chamados de acordo com Seu propósito (veja Romanos 8.28). O maior bem que poderia ocorrer é que enxerguemos a Sua glória e sejamos mudados à Sua imagem; procure a Ele em tudo.

Eu amo ler sobre as grandes descobertas da física e astronomia porque Salmo 19 é verdadeiro: os céus declaram a Sua glória! Como alguém já disse, o pior problema para um ateu é ver um pôr-do-sol glorioso e não ter ninguém a agradecer. Como podemos ver a glória da criação e não nos maravilharmos com o Criador e o adorarmos?

Elizabeth Barret Browning uma vez disse: “A terra está cheia dos céus, e todo arbusto comum em chamas por Deus; mas somente os que vêem tiram os sapatos; o resto fica sentado por aí e come das frutinhas dos arbustos.” É por isso que queremos ver, não apenas com nossos olhos naturais, mas com os espirituais, também. É isso o que o Apóstolo Paulo orou em Efésios 1, para que “os olhos dos vossos corações sejam abertos.”

Newton foi chamado de “pai da física moderna”, e foi um Cristão fervoroso que provavelmente estava também procurando discernir a Cristo na criação. Da mesma forma acreditava no que hoje é chamado de O Código da Bíblia, e passou anos de sua vida o buscando. Este código de fato está lá, mas por demais intricado para ter sido descoberto sem a ajuda de um computador, e é por isso que Deus o queria poupado até o fim dos tempos. Ainda assim, o ponto não é se você crê que ele seja real ou não; Newton viu uma simetria e precisão matemática na criação que simplesmente creu que deveria existir também na Bíblia, camada sobre camada quanto a significado e propósito. É por isso que os de seu tempo estavam apenas começando a descobrir, por seus microscópicos hoje rústicos, que havia muito mais tijolos para a criação do que jamais perceberam antes. É difícil saber por certo, mas Newton poderia estar “como que vendo por um espelho sombrio” (veja I Coríntios 13.12) coisas como genes e DNA.

As idéias de Newton sobre o Códico da Bíblia não foram tiradas todas do observar da criação, mas também de amigos rabinos que acreditavam há anos neste código. Ele não é necessário para a fé de quem tem o Espírito Santo, mas sua existência é um testemunho de quão profunda e intricada é a comunicação de Deus com o Seu povo, assim como quão incrível é a ordem que Ele colocou em todas as coisas. Pode parecer que há muitos eventos e situações aleatórias na natureza, mas são percebidos assim somente pelo domínio do homem. No resto da criação, uma ordem e propósito são mais profundos, altos, largos e extensos do que nossas pequenas mentes podem perceber.

Einstein também viu um elo comum profundo em toda a criação, o que chamou de “a Razão que se manifesta na natureza”. Esta Razão é Cristo, por quem e para quem todas as coisas foram criadas. É por isso que todas as coisas são unidas pela Palavra (Cristo) de Seu poder. Não é que tudo seja Deus, como os panteístas crêem, mas na verdade Ele está em todas as coisas e sustenta o universo. Como o Apóstolo Paulo colocou em seu interessante discurso no Campo de Marte, “nEle nós vivemos, nos movemos e existimos” (veja Atos 17.28).

Em Colossenses 1.27, lemos que é “Cristo em vós, a esperança da glória”. Às vezes é mais fácil ver o Senhor na natureza do que vê-lo em nós. Lembre-se, nós somos o templo! Portanto, Ele fala a nós de dentro, e precisamos então reconhecer Sua voz quando isso ocorre. Também fala a nós por meio de Seu povo, e precisamos discernir quando isso ocorre também. Esta é uma devoção de não apenas ouvir as palavras do Senhor, mas ouvir ao próprio Senhor. À medida que vamos a Ele, conheceremos a Sua voz e a Ele, sempre quiser falar a nós, da forma, tempo e por meio de quem quiser.

Rick Joyner, 22/02/2010

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]


Nenhum comentário: