domingo, 11 de abril de 2010

Palavra para a Semana nº 10


Preparados para os tempos, parte 10


Semana 10, 2010

Lemos em Apocalipse 2.20 que Jezabel “se diz profetiza”. Devemos tomar cuidado com os que são tão pequenos espiritualmente que têm de promover a si mesmos ou buscar altos títulos para reconhecimento. Tenho tido o privilégio de conhecer alguns que andam em verdadeiros ministérios proféticos de estatura bíblica, e nenhum deles estava preocupado em ser conhecido como profeta. Como Leonard Ravenhill uma vez me disse: “Você não precisa fazer promoção de um fogo”. Se você tem realmente em si o dom, não precisa se promover. Jesus disse em João 7.18;

“Quem fala de si mesmo busca sua própria glória; mas quem busca a glória de quem o enviou, este é verdadeiro, e não há injustiça nele.”

A palavra Grega aqui traduzida como “glória” é doxa, e poderia ter sido traduzida como “reconhecimento”. Ambas palavras são apropriadas. Quando nossos motivos são busca nossa própria glória, ou reconhecimento, não seremos mensageiros de Deus. Se queremos ser usados como profetas, devemos ter a motivação de buscar a vontade de Deus e levar as pessoas a Ele, não a nós mesmos.

Para ajudar a pessoas proféticas com essas motivações, profetas são raramente reconhecidos como tais até que estejam mortos e não sejam mais uma ameaça. Maior parte dos profetas deve suportar constante perseguição, acusações, ameaças, assim como vemos na vida do maior Profeta, Jesus. Assim, a verdadeira aceitação e encorajamento de um profeta deve vir de Deus, não dos homens.

Outro problema quase constante para verdadeiros profetas são os falsos profetas e pseudo profetas, que causam dificuldades sobre os outros de forma que todos profetas sejam tidos por culpados. As Escrituras deixam claro que estamos fazendo o correto de colocar aqueles que se aproximam com tais títulos à prova. Se verdadeiramente fomos enviados por Deus, não devemos nos importar com tais provas, mas apreciá-las, como sendo mais para o benefício dos que são verdadeiros.

O primeiro teste que uso é o seguinte: estão vindo com a dignidade, realeza, graça e sabedoria de nosso Rei? Como as Escrituras também deixam claro, profetas podem ser um tanto estranhos, mas ainda assim existe uma dignidade de realeza que vem com os verdadeiros mensageiros do rei. É difícil definir isso, mas quando aprendemos a reconhecê-lo, torna-se fácil de reconhecer.

É claro que os mensageiros do Rei não são o Rei, e não podemos esperar que sejam perfeitos. Mesmo o Apóstolo Paulo disse aos Gálatas que sabia que sua carne era uma luta para eles, os elogiou por olharem acima disso, e o receberem como se fosse um anjo, ou mensageiro, de Deus.

Tendo conhecido muitos dos Cristãos marcantes de nossos tempos, tenho sempre sido marcado pelo fato de como aqueles com maior substância sempre se importam menos com título, ou a honra de si mesmos; são mais devotados a honrar os outros, especialmente aqueles a quem foram enviados. Tratam a noiva de Cristo como a rainha que ela é. Tratam o povo de Deus como a realeza que são, e vêm mais para honrar do que para serem honrados.

Outra característica básica da mensagem que vem de Deus está declarada em Tiago 3.13-18:

Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com humildade que provém da sabedoria.
Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade.
Esse tipo de “sabedoria” não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.
O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.

Como vemos aqui, onde há devoção a nosso próprio reconhecimento ou “ambição egoísta” é uma porta aberta a “todo tipo de mal”. A semente, ou palavra, cujo “fruto é justiça”, deve ser primeiramente pura, aprazível, gentil e certa. Por estas coisas, devemos aprender a julgar tanto a mensagem e mensageiros como sendo verdadeiros ou não.

Rick Joyner, 01/03/2010

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]


Nenhum comentário: