domingo, 13 de março de 2011

Palavra para a Semana nº 05 (2011)


Vendo e Ouvindo, parte 5


Semana 5, 2011

Nesta semana, estudaremos os dons proféticos e como eles trabalham em nós. Quando isso fizermos, muitos perceberão que têm trabalhado nestes dons, mas não os entenderam. Ainda assim, isto não é uma ciência mas um relacionamento. Estamos ouvindo uma Pessoa, não apenas aprendendo fórmulas e procedimentos.

Em Amós 3.7, lemos: “Certamente o Senhor não faz nada a não ser que revele seu secreto conselho a Seus servos, os profetas.” Em nenhum lugar na lei o Senhor se obrigou a fazer isso, mas o faz porque não quer fazer nada sem compartilhar com Seus amigos, que é a essência básica do ministério profético – amizade com Deus. Os profetas são os que se tornaram tão próximos a Deus que Ele não quer fazer nada sem compartilhar com eles.

Muitos perguntam se a pessoa deve ser chamada como profeta ou se esse dom pode ser buscado. Ambas coisas são verdade. Alguns foram chamados antes de terem nascido, e não conseguem fazer nada mais. O profético também é algo que as Escrituras nos exortam a buscar, e Ele não nos falaria isso se não nos permitisse alcançá-lo. Pelo fato da verdadeira essência do profético ser a amizade com Deus, isto é algo que Ele quer que todo o Seu povo busque. É por isso que Moisés disse que todo o povo de Deus era profeta (veja Números 11.29).

Os profetas vêem o que Ele está fazendo porque ficam muito próximos de Seu trono – eles vêem e ouvem o que está ocorrendo lá. Já ouvi muitas vezes que não devemos buscar os dons, mas o Doador. Isso soa nobre e sábio, mas é contrário às Escrituras, e são os imaturos que seguem tais frases volumosas que as afastam da verdade das Escrituras. Somos exortados em tais lugares como I Coríntios 14.1 para: “Buscai o amor, ainda assim desejem arduamente os dons espirituais, mas especialmente que vocês possam profetizar.” Buscar os dons do Espírito é uma forma de que podemos buscar ao Senhor. O Pai está buscando os que O adorarão em Espírito e em verdade, e os dons do Espírito são uma forma de que fazemos isso.

Logicamente que buscamos o Doador primeiro, mas isso não exclui o buscar dos dons do Espírito. Os dons do Espírito não são dons no sentido de que pensamos ser dons, como presentes. Uma melhor tradução poderia ser algo como “ferramentas do Espírito”. Os dons do Espírito não são dadas como recompensa, ou apenas para nos abençoar, mas para que possamos fazer as Suas obras. Este trabalho do Senhor é adoração; é nosso serviço, porque o amamos.

Um trabalho básico do profeta é falar por Deus, para dizer o que Ele quer dizer em uma situação. Esta é uma confiança sobremaneira grande que Ele não dará aos imaturos ou frívolos. Que rei poderia querer alguém o representando que fosse inclinado a somar suas próprias opiniões? Assim, qualquer um pode ser usado para profetizar, mas leva um nível de maturidade, integridade e confiança do Senhor para ser comissionado como profeta. É uma armadilha pensarmos que tenhamos a opinião de Deus sobre tudo, de que o que pensamos seja o que Ele esteja pensando, e o que sentimos seja a forma com que Ele se sente em algo. Isso nos levará a profetizar da própria alma, no melhor caso.

É isso o que ocorreu com o Apóstolo Pedro logo após ele ter recebido a maior revelação, de que Jesus era o Cristo. Jesus elogiou a Pedro por ouvir diretamente do Pai e Jesus lhe disse que foi sobre aquela rocha, a rocha que é a revelação que vem do Pai, que Ele construiria Sua igreja. Ele então abençoou a Pedro com as chaves do reino. As próximas palavras que vieram da boca de Pedro, vieram diretamente do inferno, e Jesus teve de censurá-lo, dizendo a ele: “Para trás, Satanás!” (veja Mateus 16.23).

Nós vemos aqui, então, como é fácil ouvir diretamente do céu e a próxima coisa pode vir diretamente de Satanás. Isso aconteceu por causa da imaturidade de Pedro, e acontece virtualmente a toda pessoa com dom profético, quando está imatura. Se isso for desanimador demais para você, e se você tem medo de cometer tal erro, você nunca conseguirá honrar o ofício de profeta. Se você aprender de seus erros, aprenderá a discernir a voz de Deus e a da sua alma, ou do diabo, mas se você está com medo demais de cometer um erro, nunca aprenderá. Pedro tendia a cometer os maiores erros no Novo Testamento, mas também era usado para algumas das maiores obras, e é por isso que lhe foram dadas as chaves do reino. Pedro não tinha medo de usá-las, e de fato ele abriu a porta da fé tanto para Judeus como Gentios, para mencionar andar sobre as águas, ressuscitar os mortos, e ter um poder tal que apenas ser tocado por sua sombra trazia cura.

Muitos querem uma fórmula para conhecer a voz de Deus, para que possam evitar cometer erros, mas a única fórmula que conheça é a de amadurecer em Cristo. Eu amaria ter o dom de ser capaz de impor as mãos sobre as pessoas e tê-las amadurecer instantaneamente, mas nunca vi este dom das Escrituras. Maturidade requer experiência. É também verdade que as pessoas freqüentemente aprendem muito mais rápido cometendo erros, então, se queremos amadurecer rapidamente, precisamos abraçar nossos erros como oportunidades. Isso não é para dizer que queremos errar, mas não podemos ter medo demais deles de forma que nos impeça de dar passos de fé. Se tivermos esse medo, nunca faremos nada, e nunca amadureceremos nos dons.

Não conheço sequer uma pessoa que eu considere ter um dom profético de verdadeira estatura Neo Testamentária que não tenha cometido grandes erros eu seu caminho rumo à maturidade. Uma vez que somos comissionados como profeta, não devemos ainda estar cometendo estes erros, mas há uma diferença entre um chamado e uma comissão para o ministério. Paulo foi chamado como apóstolo muitos anos antes de ter recebido a comissão em Antioquia. Você não é um profeta quando é chamado como profeta, mas somente quanto foi comissionado. Nós devemos “confirmar a nossa vocação e eleição” (veja II Pedro 1.10), ou devemos buscar a maturidade em nosso chamado até que Deus veja que é hora de nosso comissionamento. Se você está pensando se foi ou não comissionado, então não foi. Quanto isso realmente vem, você não terá dúvidas a respeito. Até lá, aproveite a oportunidade de testar suas asas, e permaneça humilde o suficiente para abraçar seus erros e aprender deles.

Rick Joyner, 31/01/2010

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]


Nenhum comentário: