domingo, 20 de março de 2011

Palavra para a Semana nº 06 (2011)


Níveis de Revelação


Semana 6, 2011

Na semana passada, havíamos abordado como não há substituto para maturidade e experiência em Cristo. Nesta semana, começaremos a identificar algumas formas pelas quais o Senhor fala a nós. Nas próximas semanas, iremos mais a fundo em algumas destas formas, tendo em mente que não estamos procurando o entendimento de uma ciência, ou fórmula para conhecer a Sua voz, mas um relacionamento com Deus pelo qual venhamos a conhecer a Sua voz. Como abordado, há basicamente duas formas que podemos conhecer aos outros: pelo seu rosto e por sua voz.

Verdadeira maturidade espiritual vem de estarmos com Ele e sermos mudados em Sua imagem pela glória que contemplamos. Os que isso entendem e a isso se dedicam podem amadurecer muito mais rápido do que os que O têm conhecido há muito mais tempo mas não buscam este relacionamento. Em nosso relacionamento com Ele, devemos entender que o Senhor é o mesmo hoje, como foi no início. Ele fala a Seu povo o mesmo como falava no começo. Os profetas da Nova Aliança têm um propósito diferente do que seus equivalentes da Antiga Aliança, mas os dons e revelação vêm nas mesmas formas.

Há níveis de revelação profética. Estes podem ou não ter vínculo com a importância da revelação, mas estão relacionados com a clareza com que é vista, e portanto quanta confiança podemos ter em sua pureza. O nível mais baixo de uma revelação profética é uma impressão. Os níveis mais altos começam com visões, sonhos, ouvir a voz audível de Deus, como visitações angelicais, ser levado diante do trono de Deus, e por aí adiante, todas sendo formas bíblicas e ainda ocorrendo hoje.

Independentemente de quão grande ou alto seja o nível da revelação, um ponto básico para se compreender profecia é I Coríntios 13.9, que diz que sabemos em parte e profetizamos em parte, querendo dizer que ninguém tem todo o cenário ou palavra. Então, se queremos ter toda a visualização do cenário ou mensagem, precisaremos ter a humildade de trabalhar com outros, ouvir a outros, e colocar junto nossas partes. No trecho de Amós que abordamos semana passada, é por isso que o Senhor disse que não faria nada sem primeiramente o compartilhar com Seus servos, os profetas; isto está no plural, não é apenas um profeta.

É por isso que os profetas verdadeiros e em amadurecimento são sempre encontrados em grupos, em comunhão com outros profetas, com os quais constantemente trabalham e compartilham as coisas. Os profetas “solitários” podem ter dons reais, mas não conheci a nenhum que não se desviou da verdadeira integridade profética e sã doutrina quando não permaneciam em uma comunhão forte e compromissada com outros. “Os dons e chamado de Deus são irrevogáveis” (veja Romanos 11.19), e por isso os dons proféticos nos quais eles continuam a operar podem ser muito reais e podem te deixar surpreso, mas você provavelmente não quer o fruto de seus ministérios plantados em seu trabalho.

Nem é o suficiente para um profeta da Nova Aliança estar apenas em comunhão com outros profetas; eles precisam ter um relacionamento compromissado com toda a equipe de ministérios de preparo listada em Efésios 4, e precisam ter uma vida real e vital na igreja local. Um motivo para isso é que um propósito básico para os santos, o que inclui os profetas, é ser uma peça ativa no corpo, o que vemos nesse mesmo texto.

Eu aprecio e tenho um relacionamento com muitas pessoas com dom profético, em todo o mundo. Eu os escuto, e por vezes recebi palavras muito importantes deles, mas se eles não têm uma vida forte e viva em igreja local, não permito que ministrem em nossa igreja local. Existe uma expressão do Espanhol que diz algo assim: “esse cachorro já me mordeu”, e fui mordido por esse muitas vezes. Eles podem vir e surpreender as pessoas com seus dons, e os incitar a buscar o profético, o que pode ser útil. Porém, com relação à igreja, não estou procurando fazer as pessoas crescer nos ministérios e dons proféticos, mas crescer em Cristo. Isso inclui levar os com chamados proféticos a crescer em Cristo, não apenas em seus dons. Para plenamente cumprir o propósito do profético, devemos ter uma visão para o corpo de Cristo e como é crescer nEle, e devemos estar vitalmente conectados a isso para que faça parte de nós.

Como vemos em Apocalipse 19.10, “o testemunho de Jesus é o espírito da profecia”. Portanto, o ministério profético verdadeiro e que amadurece está sempre testificando Jesus e buscando ajudar Seu povo a crescer nEle. O veículo para cumprir isso é Sua igreja. Tenho experimentado virtualmente toda forma de revelação profética e também muitos de meus amigos, mas faz tempo que não me impressiono com dons ou experiência. Aprendi a procurar por fruto. O fruto que estou procurando é se o ministério de alguém leva as pessoas ao Senhor, não para eles, e que o caráter e natureza do Senhor seja demonstrado e incutido nos outros.

Por esta causa, ao começarmos a abordar em certo detalhe como os dons funcionam e as revelações vêm, continuarei a lembrar dos fundamentos. As pessoas de maior êxito em todo campo são as que fazem melhor o básico, e isso não é menos aplicável ao ministério. O mais básico para nós é que amemos a Deus acima de tudo, e amamos a Seu povo. É por isso que os maiores dons proféticos do Novo Testamento foram dados a João, cuja mensagem básica era amar a Deus e um ao outro. Não há nada que isente os profetas de ter o fruto do Espírito em suas vidas, como todos devem ter, e os profetas Neo Testamentários verdadeiramente grandes serão fundamentalmente dedicados à maior mensagem do Novo Testamento: amor. Eles demonstrarão isso estando vitalmente conectados a seu povo em relacionamentos reais e vivos.

Rick Joyner, 07/02/2010

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: