segunda-feira, 30 de maio de 2011

Palavra para a Semana n° 12 (2011)


O Fardo Profético, parte 05

Semana 12, 2011

Um dos muitos caldeirões onde os ministérios proféticos são formados é a igreja local. Pessoas com dons proféticos tendem, sim, a ser diferentes, e para eles se encaixarem em um ambiente de igreja local pode ser um dos testes mais difíceis. Poucos os entendem e, portanto, poucos vão confiar neles, normalmente por bastante tempo. Esta é uma das coisas que pode desafiar os jovens profetas, e se eles permanecerem fiéis e suportar os mal-entendidos e rejeição enquanto crescem em amor perante aqueles que os entendem errado ou os rejeitam, serão moldados em termos de maturidade e confiabilidade para se tornarem vasos de grande uso para o Mestre. Aqueles que se separam por causa da rejeição, raramente têm um ministério frutífero e freqüentemente serão usados mais pelo inimigo do que pelo Senhor, trazendo muita divisão e discórdia ao Seu povo.

Poucos pastores ou líderes de igreja conseguem reconhecer verdadeiros dons e chamados proféticos enquanto estes ainda estejam verdes ou imaturos. Maior parte dos pastores e líderes de igreja foram machucados e queimados por aqueles que declaram ser profetas mais do que por eles foram ajudados, então eles compreensivelmente são reticentes a abraçar a quem se diga ser profético. Ainda assim, isso deve ser vencido se queremos vencer nos tempos vindouros. Os profetas precisam da igreja, e a igreja precisa o mesmo tanto dos profetas.

Eu mesmo, como pastor de uma igreja local, e um que tem dons proféticos, posso me identificar com cada lado nestas questões. Há tempos que não me encontro com algum pastor que não tenha sido ferido por quem diga ser profético, mas da mesma forma não encontro um Cristão, quanto menos profeta, que não tenha sido ferido por pastores. Tristemente, estamos todos machucando um ao outro. Pastores não tendem a durar muito nestes tempos, e muitos são tão imaturos ou verdes no que fazem assim como os profetas no que procuram fazer. Ambos precisam amadurecer, e podem ajudar um ao outro.

Uma razão primária por muitas divisões na igreja é a incompreensão da oportunidade que a rejeição é para abraçarmos a cruz. Sabemos que não podemos ser discípulos do Senhor sem tomarmos nossas cruzes diariamente, então devemos esperar ao menos uma boa oportunidade todos os dias para fazer isso – morrer para nós mesmos e viver para Ele e Seu povo, fazendo o que Ele fez. Jesus perdoou aqueles que O perseguiram a ponto que estava disposto a dar Sua vida para eles.

Muitos de nós perdoa a quem nos rejeitou, mas na esperança de que Deus trate com eles! Porém, Jesus não apenas perdoou aqueles que o crucificaram, mas clamou ao Pai que os perdoasse também. Ele não queria que o Pai levasse em conta seu pecado, e isso não é apenas o maior perdão, mas a maior maturidade espiritual.

Lembre-se de que um sacerdote não pode ter cascas, que são feridas não curadas. Qualquer ministério que não ande no perdão básico, mas ande ferido, não está andando no Cristianismo básico, e nosso ministério e mensagem ficarão tendenciosos nesse mesmo grau.

Certa vez, quando pesquisei meu nome na Internet, fiquei chocado com o que encontrei. Ficaria atemorizado até a morte da pessoa que é projetada como sendo eu, e supostamente ensina o que alguns dizem que eu ensino. Queria clamar por fogo dos céus sobre todos os meus acusadores. Comecei a escrever respostas às suas absurdas acusações, mas ouvi que estaria apenas “socando o João-bobo”, e isso poderia levar todo o meu ministério ao escanteio. Decidi, então, escutar ao programa de rádio de um homem que basicamente construiu seu ministério por me atacar. Sentia que tudo o que ele dizia era mentira e pedi ao Senhor para julgá-lo por isso. O Senhor imediatamente disse que o removeria se eu O pedisse, mas então me perguntou quem eu queria que assumisse o seu lugar!

O Senhor disse que eu não poderia ter autoridade internacional sem perseguição internacional, então eu não somente pedi que o Senhor não julgasse esse homem, mas comecei a orar por ele quando nele pensava. Orei por coisas boas e bênçãos sobre sua vida. Primeiramente, acho que não era realmente de coração, mas continuei. Não demorou para que fosse de coração, e comecei a sentir um amor sincero pelo homem. Então, algo marcante aconteceu. Muitas vezes me perguntam se não me incomoda todas as coisas falsas faladas a meu respeito, e agora eu posso honestamente dizer “não”, não me incomodam, mas me encorajam, e estou sendo honesto.

Agora, não diria que esteja totalmente acima disso, e por vezes me machuca, mas honestamente não me lembro da última vez que machucou. Aprendi que acusações e perseguições ainda mais sérias vêm logo antes de uma promoção do Senhor, então realmente me animo quando é o caso.

Os apóstolos, no Livro de Atos, saíam se alegrando após serem surrados pelos líderes de Israel, agradecendo ao Senhor pela honra de conseguirem sofrer vergonha por causa do Seu nome. Todo ataque, toda falsa acusação, é uma grande oportunidade de tomarmos a cruz, morrer um muito mais para o nosso velho homem, e crescermos mais em Cristo. Aliás, falsas acusações mal entendidos podem ser a maneira mais rápida de crescermos nEle. Então, se isso ocorre com você, pode ser o resultado de suas próprias orações de se agilizar a obra!

Lembre-se de quando o Apóstolo Paulo teve sua autoridade apostólica desafiada, ele apontou para suas perseguições e aflições como evidência de sua autoridade, não apontou às coisas que fez. Um princípio básico de autoridade espiritual é como somos curados pelas pisaduras do Senhor, mas o mesmo princípio se aplica também a nós – no mesmo lugar em que somos feridos, podemos receber autoridade para curar aos outros. As feridas que recebemos devem ser curadas, logicamente, o que ocorre quando sinceramente perdoamos, e então se tornam autoridade.

Eu encontro muitas pessoas jovens profeticamente dotadas que sentem que são chamadas como profeta às nações. Sei que nunca serão usadas dessa forma a não ser que se tornem um profeta merecedor de confiança em sua igreja local, então esta é normalmente minha primeira pergunta a eles: como está seu relacionamento eu sua igreja local? Para ter autoridade em sua igreja local, eles terão recebido muitas pisaduras e cicatrizes da mesma, e, ao mesmo tempo, chegam ao ponto de amar aqueles que os rejeitam ou entendem errado. Somente quando têm um bom alicerce nisso eles poderão suportar a perseguição que vem nos níveis maiores, que tende a ser muito mais maldoso e torto.

A cruz é o poder de Deus, e se queremos mais poder e autoridade, devemos aprender a carregar uma cruz maior e mais pesada. Lembra-se de I Coríntios 13? Podemos ter as maiores profecias, e até mesmo a fé de mover montanhas, e isso tudo contaria por nada se não tivermos amor. Tudo é uma questão de crescer nEle, que é amor. O maior amor pode crescer e ser demonstrado quando somos perseguidos e mal entendidos. Não reclame quando estas coisas vierem, mas as abrace, e agradeça ao Senhor pela oportunidade.

Rick Joyner, 22/Mar/2011

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: