quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Palavra para a Semana (de Rick Joyner) nº 51

Ministérios MorningStar: Palavra para a Semana nº 51
(17 de Dezembro de 2007)

Tomando a Terra, Parte CVIII

por Rick Joyner

O primeiro princípio relativo a dar fruto que permaneça, ou construir aquilo que permaneça, está no trecho da Bíblia que citamos semana passada, em Eclesiastes 3.14, “...tudo o que Deus faz permanecerá para sempre...”. O Senhor Jesus elaborou sobre isso em João 15.1-5:

“Eu sou a videira verdadeira, e Meu Pai é o agricultor.

“Todo galho em Mim que não dá fruto, Ele o retira; e todo galho que dá fruto, Ele poda, pra que possa dar mais fruto.

“Vocês já estão limpos por causa da palavra que falei a vocês.

“Permaneçam em Mim, e eu em vocês. Assim com galho não pode dar fruto de si mesmo, a não ser que permaneça na videira, também vocês não podem, se não permanecerem em Mim.

“Eu sou a videira, vocês são os galhos; quem habitar em Mim, e eu nele, este dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer nada.”


O princípio mais importante quanto a gerar fruto para o Senhor é que devemos permanecer no Senhor. Não queremos apenas trabalhar ou estarmos ocupados, mas queremos estar envolvidos com os negócios do Pai. Para tal, devemos também seguir Jesus como nosso exemplo. Ele nunca respondeu às necessidades humanas – somente fazia o que viu o Pai fazendo. Se queremos permanecer nEle e fazer o Seu trabalho, devemos aprender a fazer o mesmo. Um momento permanecendo no Senhor vale mais que uma vida toda em nossos próprios esforços.

Pense por quantas pessoas doentes e feridas o Senhor passou para ir curar aquele homem no poço de Siloé. Ele tinha o poder para curar a todos, mas não o fez. Ele somente curou aquele a quem o Pai o mostrou para curar. Não nos será confiado o tipo de poder para curar que Jesus tinha enquanto não aprendermos a andar nesse tipo de obediência.

A simpatia humana não é a mesma coisa que a compaixão de Deus. Simpatia humana normalmente irá alimentar a auto-piedade, um dos destruidores mais eficazes do caráter humano e da capacidade de gerar frutos. Auto-piedade é estar profundamente centrado em si, e isto é o oposto de fé, que tem que estar enfocada em Deus, não em nós mesmos ou nas condições.

É por isso que a ira do Senhor ardeu contra Moisés quando Deus o chamou (Ex 4.14). Moisés começou a olhar para as suas próprias incapacidades, ao invés da capacidade de Deus para o propósito para o qual Deus o chamou. Para os imaturos isso pareceria humildade, mas foi uma das demonstrações mais profundas de orgulho. Moisés estava elevando sua condição para acima da capacidade de Deus. Esse tipo de falsa humildade rouba muitos de seu propósito.

Para corrigir a mentalidade de Moisés, Deus disse para ele jogar seu cajado na terra. O cajado representava sua autoridade e propósito como pastor. Quando foi lançada em terra, se tornou uma serpente que o perseguiu, até que ele a tomou novamente para si. Muitos que da mesma forma lançaram em terra seus chamados estão dele fugindo, e estes continuarão a ser a serpente que os persegue até que tomem seu cajado novamente. Então, o primeiro princípio a aprender de como permanecer no Senhor é olhar para o Senhor, não para nós mesmos, nossas capacidades ou falta delas.

O próximo ponto é aprender a seguir a Ele, não apenas princípios. Parece haver um infindável número de livros agora sendo escritos sobre como reconhecer a voz do Senhor, mas poucos abordam a forma com que aprendemos a fazer isso, que é passando tempo com Ele. Por exemplo, eu poderia descrever a voz da minha esposa e você poderia decorar tal descrição, mas você provavelmente não conseguiria distingui-la da voz dos outros porque nunca a ouviu falar. Apesar de eu achar que nunca ouvi alguém me descrever como é a voz dela, mesmo que dezenas de pessoas estejam falando ao mesmo tempo que ela, eu posso instantaneamente detectar a sua voz da multidão porque passamos já tanto tempo juntos. É assim como também conseguimos reconhecer a voz do Senhor.

Isso foi um prelúdio de minha parte para compartilhar um princípio. Lembrem-se, leis não podem ser quebradas, mas princípios podem. Este é um princípio geral e geralmente é verdadeiro, o que significa que existem ocasiões ou situações em que não é aplicável. O princípio é: Quanto mais maduro fores no Senhor, menos precisará que Ele te oriente. Bebês devem ser assistidos todo o tempo e constantemente avisados “Não faça aquilo”, ou “faça isso”. Quanto mais maduros nos tornamos, menos devemos precisar de constante observação ou constantes instruções. O mesmo é válido para com o Senhor. Somente bebês espirituais exigem instruções constantes do Senhor a respeito de pequenos detalhes. À medida que amadurecemos, Ele espera que usemos nossas mentes renovadas, que devem estar em harmonia com a forma com que Ele pensaria sobre alguma situação.

Um bom exemplo disto é como o Senhor envia os Seus apóstolos – Ele não os guia pela mão. Ocasionalmente, Ele pode redirecionar seu curso, assim como fez com Paulo o Apóstolo ao primeiro lhe dizer para não ir para a Ásia, e depois lhe dando um sonho para ir. Obviamente, era importante que ele fosse no tempo correto.

Novos Cristãos podem precisar que o Senhor os direcione quase constantemente, assim como um pastor deve observar cordeiros muito mais de perto que observa as ovelhas, mas isso também os ajuda a conhecer melhor a Sua voz. Por todas as nossas vidas, devemos ser abertos a ouvir Sua voz e O deixar nos direcionar ou redirecionar, mas à medida que amadurecemos, devemos ser capazes de nos movermos sem sua direção específica também. Isso não quer dizer que também não devemos passar tempo com o Senhor a cada dia e vir a conhecer a Sua voz cada vez mais. Nem devemos ir para onde Sua presença não vá conosco, mas ao mesmo tempo devemos chegar ao conhecimento dos Seus caminhos.

Alguns meses atrás, o Senhor me deu duas visões para me mostrar a principal questão que estava em Seu coração no início da criação. Estas me impactaram tanto que sabia que poderia passar o resto da minha vida considerando e estudando esta única revelação e nunca esgotar o seu significado completo. Sei que Ele tem mais a me mostrar, mas poderia me contentar e me ocupar plenamente com esta única revelação para o resto de minha vida. Na revelação, também me foi dada uma comissão que penso que me irá manter ocupado para o resto de minha vida. No entanto, também sei que pode ser uma ênfase que Ele quer que eu tenha por apenas um curto prazo de tempo antes de me dar outra ênfase que não pense que seja de perto tão importante. Não estou aqui para fazer o que quero, ou o que eu acho que é importante – estou aqui para fazer a Sua vontade, e espero conseguir fazer tal mudança se Ele a exigir.

Até Moisés tropeçou de forma que não lhe fora permitido adentrar na Terra Prometida com Israel. Somos muito tolos e muito arrogantes se não pensamos que isso não pode acontecer conosco, então busquemos e nos agarremos à Sua graça. Uma forma que o Senhor me deu para permanecer nesta graça foi Gálatas 6.1:

"Irmãos, mesmo que um homem seja pego em uma transgressão, vós que sois espirituais, restaurem a tal com espírito de mansidão; cada um olhando para si, para que não sejais também tentados."

Vemos aqui que quando os espirituais restauram, devem fazê-lo no espírito certo, não pensando serem eles melhores que os outros, pelo contrário, considerando que eles mesmos podem ser tentados. Nota-se aqui também que o os espirituais restauram os que “são pegos em alguma transgressão”. Isso tem sido uma luta e desdobramento constante para mim, pois já testemunhei a misericórdia do Senhor quanto a coisas sobre as quais nunca teria considerado que ele teria misericórdia. No entanto, isso também é bíblico, sendo que Ele deu “tempo para se arrepender” até a Jezabel (veja Apocalipse 2.21). Quando Acabe, um dos piores reis da história de Israel, se humilhou diante do Senhor, Ele lhe concedeu misericórdia, até prometendo não trazer juízo na terra durante seu tempo.

Pela graça do Senhor eu não tenho caído em falha moral, e penso que nunca fui distraído por doutrinas falsas. No entanto, muitas vezes perdi o passo do Senhor, me afastei de Seu coração, e na maioria das vezes isso ocorreu devido à minha falta de misericórdia para com os outros. Descobri que essas coisas são muito dolorosas ao Senhor também. Por Sua misericórdia Ele tem me permitido compensar algumas destas faltas.

Por exemplo, certa vez eu tive uma postura de muito juízo quanto à propriedade Heritage (terreno comprado décadas atrás pelo evangelista Jim Bakker, que por sua vez se encontrou em situações difíceis e chegou a ser preso, no entanto recentemente saiu da cadeia e está em nova fase ministerial), de forma que estivesse em conflito direto com o coração do Senhor quanto à ela. Agora, tenho passado alguns anos de minha vida ajudando a restaurar parte daquela propriedade, que na verdade tem sido uma grande alegria para mim, em maior parte porque temos experimentado tão grande favor do Senhor para tal. Também sei que se não tivesse me humilhado e mudado minha atitude a respeito de algumas coisas, não teria permanecido no curso que o Senhor tinha para mim.

Mesmo que usado de forma incrível pelo Senhor como Elias foi, logo que ele teve a atitude de que era o único que sobrou dentre os justos, o Senhor lhe disse que seu tempo findara. Ele teve de ir e ungir a Eliseu e outros para terminar o que Deus originalmente dera a ele. Ele foi para casa em honra, mas ainda assim foi para casa – prematuramente. Eu sei de outros que foram levados dessa terra prematuramente porque assumiram a mesma atitude. Uma forma certa de não completarmos nosso propósito parece ser de assumir a atitude de que somos os únicos que são fiéis ou que somos os mais justos, e, portanto somos indispensáveis para os propósitos do Senhor. Isso parece ser uma queda ainda pior que uma falha moral. Todo orgulho levará a uma queda, mas este é um orgulho maior que pode levar a uma queda maior.


[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar]

Nenhum comentário: