quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Palavra para a semana (de Rick Joyner) nº 49

Ministérios MorningStar: Palavra para a Semana nº 49
(3 de Dezembro de 2007)

Tomando a Terra, Parte CVI
por Rick Joyner

Nós podemos e de fato iremos passar a eternidade conhecendo mais e mais ao Pai, ao Filho, e ao Espírito Santo, e penso que nunca iremos esgotar o que pode ser aprendido. Mesmo com todo o crescente conhecimento que temos experimentado na terra no último século, um doutor me disse que sabemos em torno de 30 por cento do que há para saber a respeito do corpo humano. Quando lhe perguntei o quanto que ele achava que psiquiatras sabiam a respeito da mente, ele estimou 5 por cento. Penso que sabemos menos ainda sobre o espírito do homem. Mesmo assim, nos é dito em I Coríntios 2.10, “Pois para nós Deus as revelou por meio do Espírito; pois o Espírito sonda todas as coisas, mesmo as profundidades de Deus.”

Vance Havner uma vez declarou que assim como não se precisa saber tudo o que há para se aprender sobre eletricidade para acender a luz, não temos de saber tudo o que se há para aprender sobre Deus para sermos guiados por Ele, e mesmo preenchidos por Ele. Ainda assim, se temos o Seu Espírito, haverá um desejo de conhecer as profundidades de Deus. Isso é na verdade o motivo pelo qual Deus fez o homem – para poder compreendê-Lo para que Ele tivesse uma comunhão especial com o homem. Deus se agrada tanto de nosso companheirismo que Ele mesmo pretende fazer Sua morada eterna com o homem. Seria algo muito incrível vir a conhecer Einstein, mas o quanto mais incrível seria vir a conhecer a Deus, o próprio Criador?

Podemos saber o tanto quanto alguém na terra já soube a respeito de Deus e ainda assim não saber muito sobre Ele comparado com tudo o que há para saber. Como resultado, há certa humildade que devemos ter perpetuamente a respeito do conhecimento de Deus. Isso deve nos tornar sempre ensináveis e abertos para novas formas de enxergar as coisas. É por isso que uma das coisas mais importantes que podemos fazer é levar as nossas perguntas a Deus. Ele é o nosso professor, e sempre irá respondê-las da forma especial que somente Ele pode. Pode ser por meio de um sermão, livro, ou por qualquer forma – não apenas estaremos ouvindo as Suas palavras, mas ouvindo a Palavra, que é Ele. Torna-se algo pessoal.

Por haver tanto para saber sobre o Senhor, não quer dizer que não podemos saber as doutrinas básicas da fé com confiança, e realmente precisamos lutar para mantê-las com integridade. No entanto, servimos um Deus tremendo, que é muito maior do que os teólogos tendem a vê-lo. João foi tão próximo do Senhor que ele podia inclinar sua cabeça em seu seio; ainda assim, após muitas décadas andando com Ele e O servindo no Espírito, quando João teve a revelação do Apocalipse e O viu, ele caiu como um homem morto!

Quando João terminou seu Evangelho, ele lembrou que se tudo o que Jesus fez aqui na terra fosse escrito, não haveria espaço no mundo para conter os livros (veja João 21.25). Obviamente, Jesus fez muito mais do que foi recordado nos Evangelhos. Ele ainda faz algumas coisas que nos são peculiares, apesar de que Ele pode ter na verdade feito a mesma coisa quando andou na terra ou muitas vezes desde então. Deus está fazendo tantas coisas que o que para nós é novo, pode na verdade ser algo velho para outros. Mesmo assim, é algo infinitamente interessante.

Você já se perguntou como pode ser que, dizendo as Escrituras, que Ele nunca muda, mesmo assim Ele é novo a cada manhã? (veja Lamentações 3:23) Sua natureza básica nunca irá mudar. Por exemplo, Ele sempre será amor, e Ele tem uma definição clara de justiça, a qual sempre irá amar. Ele também tem uma definição clara de pecado, algo que sempre irá odiar. Ele tem caminhos que são seus princípios, e tem caminhos que são suas leis. As leis nunca são violadas, e os princípios têm apenas algumas exceções. Suas leis, princípios, e a forma espontânea com as quais algumas vezes se move, são tão incrivelmente balanceadas que podemos ter grande confiança e estabilidade, ainda assim temos uma novidade a cada dia com a nossa fé. Podemos ter grande fé e confiança em nosso conhecimento a Seu respeito, mas isso deve sempre ser abrandado com a humildade.

Como havíamos abordado anteriormente quanto aos aspectos de Etapa I, II e III de um trabalho, no presente estes estão em conflito um com o outro, freqüentemente, apesar de desesperadamente precisarem um dos outros para gerar fruto que permaneça. O que foi Etapa I em um ponto rapidamente se torna história antiga à medida que a igreja segue adiante. Por exemplo, o derramar do Espírito na Rua Azuza foi em um momento uma etapa radical de Etapa I, mas a igreja atual que avança foi para muito além do que é considerado Pentecoste clássico. O batismo do Espírito Santo ainda é importante, mas é uma das coisas que o novo crente busca, recebe, e continua percorrendo além dele.

Quando o Avivamento de Curas abriu suas comportas no final dos anos 40, foi algo de Etapa I, e foi de longe onde foi encontrado o maior entusiasmo na igreja – mesmo assim, como o Pentecoste clássico, foi perseguido acirradamente pelos que não gostavam de mudanças. Agora, os ministérios de cura e milagres são parte da vestimenta da igreja que avança e são um tanto que comuns. Isso não quer dizer que não sejam mais importantes, o que pode ser descoberto rapidamente quando você ou alguém a quem ama precisa de uma cura ou milagre, mas não são mais a maravilha que foram no passado – estão se tornando comuns. Uma vez que algo se torna comum, a luta é para ainda se dar valor a tal, o que por sua vez devemos aprender a fazer diante de qualquer coisa que o Senhor realize.

Entretanto, é sempre correto honrar os que tomaram ou retomaram esse terreno para a igreja, normalmente com grandes perseguições. Também é importante marchar adiante, seguindo a nuvem de Sua glória onde Ele esteja agora, o que algumas vezes significa estacionar em certa verdade ou dom por um tempo. Não vivemos pelo quê procedeu da boca de Deus, mas do que procede, isto é algo que ocorre no presente. O que Ele está dizendo hoje? O que está fazendo hoje? O que é Etapa I hoje? Como podemos ajudar a estabelecer isso para a vestimenta da vida da igreja com as Etapas II e III?

A forma com que Ele se manifesta pode ser diversificada, e é variada de uma forma que é perpetuamente contagiante e atraente de forma que nosso relacionamento com Ele nunca se tornará chato. Existe lugar para entusiasmo, e existe lugar para esforço de se estabelecer um trabalho e construir. Esses são todos necessários, e a divisão do trabalho que é exigida para cada um é um dos assuntos mais importantes que aprendemos para o que irá as duras realidades que virão.

Anteriormente, quando abordamos algumas das características do ministério de Etapa I, debatemos sobre como tende a ser a etapa mais intensa e empolgante por ser um pouco caótica, e o Espírito se movo para trazer tanto ordem como vida. O tipo de pessoa que tende a se sair bem em ministérios ou operações de Etapa I são do tipo mais solto e antecipam o que o Senhor fará a cada dia. Essas pessoas amam o guiar espontâneo do Senhor, e tendem a ver maior parte dos milagres. No entanto, isso não quer dizer que as outras etapas de ministério precisem ser chatas ou ser menos guiadas pelo Espírito Santo. Na verdade, mesmo o estágio mais maduro de um trabalho pode trazer alegria, e ser empolgante do seu próprio jeito, e ser guiada pelo Espírito o tanto quanto. Nunca amadurecemos o suficiente para não precisar do Espírito Santo.

Considerando as três etapas novamente, João as aborda em sua primeira Epístola:

Escrevo a vocês, pequeninos, porque seus pecados lhes foram perdoados para a honra do Seu nome,

Escrevo a vocês, pais, porque conhecem Aquele que é desde o começo. Estou escrevendo a vocês, jovens, porque vocês têm vencido o maligno. Tenho escrito a vocês, crianças, porque conhecem o Pai.

Tenho escrito a vocês, pais, porque conhecem ao que é desde o princípio. Tenho escrito a vocês, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus habita em vós, e vós tendes vencido o maligno.
(I João 2.12-15)

João está escrevendo a crianças, jovens e pais. Aqui se pode ver as etapas de desenvolvimento ou maturidade. É interessante que são as crianças que estão vindo a conhecer o Pai. Os jovens estão vencendo o maligno, e os pais estão buscando conhecer Aquele que é desde o princípio. O que podemos fazer para ajudar a novos crentes virem a conhecer melhor o Pai? O que podemos fazer para ajudar os que estão na idade militar na igreja aprender a lutar espiritualmente e usar armas divinamente poderosas que nos foram dadas? Como podemos criar meios para os anciãos conhecerem os caminhos do Criador? Como podemos encaixar todos na igreja? Podem eles todos achar um lugar em cada congregação?

Para a igreja ser o que é chamada para ser, todos esses devem se encaixar e serem encontrados juntos o tanto que for possível em cada congregação. Isto é basicamente o Pátio Externo, o Lugar Santo, e o Santo dos Santos todos se encaixando – a “corda de três dobras” que, quando emaranhada, será muito mais forte. A chave aqui é síntese. Alguns dos mais importantes apóstolos, profetas e mestres para o próximo período serão os que foram especialmente ungidos para ajudar o corpo a se ajuntar.

Havia um tempo, por exemplo, que a operação de Etapa I do Avivamento de Curas produziu milagres de uma natureza e em uma escala que têm sido visto raramente desde então, mas milagres maiores virão e serão muito mais consistentes por toda a igreja quando a mesma estiver em unidade. Está vindo o tempo em que veremos hospitais inteiros sendo esvaziados de pessoas incuráveis, mares sendo abertos, tempestades acalmadas, alimento multiplicado, e a maior de todas as glórias do Senhor sendo manifesta em Seu povo como Cristianismo normal.

Como um dos antigos ditados dos Cristãos, “Não somos chamados para sermos seres humanos que ocasionalmente têm experiências sobrenaturais – somos chamados para sermos seres sobrenaturais que ocasionalmente têm experiências humanas.” Essa é a nova criação, que é Cristianismo normal.


[permissão para feliperudiuk@hotmail.com traduzir gentilmente concedida pelo ministério MorningStar]

Nenhum comentário: