terça-feira, 11 de maio de 2010

Palavra para a Semana n° 12


Preparados para os tempos, parte 12


Semana 12, 2010

A Grande Comissão se trata de fazer discípulos, não apenas convertidos. Isso se define como ensinando-os a observar tudo que Ele nos ordenou. Assim, os verdadeiros discípulos de Cristo sem dúvida terão uma visão de mundo bíblica, o que significa perceber o mundo como Cristo percebe, por meio de Seus olhos. Porém, estudos têm mostrado que até 65 por cento de norte-americanos se dizem “Cristãos nascidos de novo”, mas apenas 6 por cento realmente tem uma visão Cristã de mundo. Como que isso poderia ocorrer? Obviamente estamos apenas fazendo convertidos, não discípulos.

Isso também pode estar refletido em como apenas 5 por cento dos que “tomam uma decisão por Cristo” por fim chegam a frequentar a igreja. No Novo Testamento, todos que recebiam a Cristo era acrescentado à igreja. Certamente isso poderia ser porque muito da igreja hoje está longe do que a vida em igreja deve ser, e novos convertidos não sentem conexão alguma com ela. Algo deve obviamente mudar para corrigir esta disparidade mais básica entre o Cristianismo moderno e bíblico.

O remédio para isso é mostrado pelos cinco ministérios de preparo ministerial listados em Efésios 4.11: os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Como diz no versículo subsequente, estes dons são dados “para o preparo dos santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.”

Não podemos realmente ser discípulos de Cristo sem ao menos estar em busca de uma visão de mundo Cristã. Se nossa visão for moldada mais pela mídia, uma educação secular, uma filosofia que nos foi entregue pelos pais ou outros que não tinham uma visão de mundo Cristã, ou até mesmo por nossos preconceitos, então não somos verdadeiramente discípulos de Cristo. Se fomos ensinados por Ele, então teremos a Sua percepção. Este deve ser o objetivo básico de todo Cristão.

Ter uma visão de mundo Cristã é essencial para entendermos os tempos. Se queremos ser a voz profética para a igreja, que tem uma mensagem de Deus para o mundo, então nós devemos obviamente ver o mundo com a Sua perspectiva. Portanto, verdadeiros discípulos de Cristo passarão muito mais tempo, portanto, buscando a perspectiva de Deus do que a de qualquer outro. A perspectiva de Deus é primeiramente revelada por meio das Escrituras. Se Jesus, que é a Palavra de Deus, constantemente dizia “está escrito” quando desafiado pelo diabo, quanto mais não devemos nós nos basear no que está escrito?

O dom da profecia tem o seu lugar em revelar a vontade estratégica e tática do Senhor, mas somente as Escrituras são dadas para estabelecimento de doutrina. Os profetas que escreveram as Escrituras eram obviamente muito dedicados à palavra escrita, cobrindo sua perspectiva em suas profecias. Mais provavelmente, nos será confiado o dom de profecia somente ao grau em que construímos nossa perspectiva com uma visão de mundo sólida e bíblica, a saber, a visão que Deus tem do mundo.

Estamos em um tempo em que “tudo que puder ser abalado será abalado” (veja Hebreus 12.27), e todas visões de mundo falharão porque não se baseiam na verdade. Aprendemos na parábola que é pelo ouvir e obedecer a Palavra de Deus que construímos nossas casas sobre a rocha que permanecerá nas tempestades vindouras (veja Mateus 7.24,25). A Palavra de Deus permanecerá por si só, e construir nossa vida e visão de mundo sobre a Sua Palavra deve ser uma devoção primordial de nossas vidas.

Buscando a perspectiva de Deus, especialmente por meio das Escrituras, é algo fundamental para o ministério profético, e até para o discipulado básico. Não conheci um verdadeiro profeta que não estivesse dedicado a estudar diligentemente a Palavra escrita, e maioria tinha mais conhecimento das Escrituras do que quase qualquer teólogo que conheça. Verdadeiros buscadores a lêem por paixão e amor, não apenas dever, ou como profissão.

O ministério profético é também muito supernatural, com o conhecimento que não é ganho por meio de estudo. Existem exceções, mas parece que aqueles que recebem os maiores dons de revelação são os que tem os alicerces mais firmes nas Escrituras, na história e no conhecer o tempo em que vivem. São as profecias grandes e espetaculares que atraem maior parte da atenção de um ministério profético, mas não é necessariamente a mais importante, e certamente não é o principal corpo do trabalho dos ministérios proféticos. Assim como os avivamentos espetaculares na história são os que estão incluídos na maior parte dos livros de história, mas na verdade são somente uma pequena porcentagem do trabalho de Deus, profecias espetaculares da mesma forma atraem maior parte da atenção, mas são provavelmente não tão importantes como as muito mais comuns e não estrondosas. Assim, nosso principal objetivo não deve ser de sermos espetaculares, mas sermos obedientes e fiéis, dia a dia.

(Por favor perdoe minhas redundâncias. Porém, muitos começam a ler estas Palavras Semanais no meio do estudo então eu periodicamente repito alguns dos elementos básicos. Tais repetições são também boas para os que talvez saibam bem essas coisas, mas precisam da fé que vem da palavra para andar nelas.)

Rick Joyner, 15/03/2010

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]


Nenhum comentário: