segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Palavra para a Semana no. 27


Preparados para os tempos, parte 27


Semana 27, 2010

Um dos maiores problemas diante da civilização Ocidental neste tempo são as bolsas de prêmios e sustento [entitlements] que estão empurrando os governos à beira da insolvência. Se forem cortados estes favorecimentos, o povo causará grande desordem. Se não os cortarem, virtualmente todo governo do Ocidente por fim terá de ignorar suas dívidas, o que provavelmente trará um colapso econômico mundial. Com quase toda nova crise, chegamos ao pondo onde não haja remédio que sequer nos possa comprar mais tempo para encontrar uma solução. De todas as formas, estamos indo além das soluções humanas, e o penhasco rumo ao qual estamos indo chega diante de nós cada vez mais rapidamente.

Considere o seguinte: virtualmente todo economista admite que inflação seja algo inevitável com os atuais déficits, e para que honremos com as obrigações das bonificações que já temos, teremos de contrair déficits ainda maiores. Se os juros subirem apenas 2 por cento sobre nossa dívida, isso exigiria um imposto de renda de 82 por cento apenas para pagar os juros da dívida. Se subisse apenas meio por cento a mais, um imposto de 100 por cento não a cobriria. Quase todo economista prevê o aumento da inflação e taxas de juros, e alguns a vêem indo a muito mais de 2 ou 3 por cento.

As projeções do governo para tais coisas como a Reforma da Saúde foram baseadas, na maior parte, em cenários otimistas, que quase nunca são o que realmente acontece. Muitos cidadãos ainda pensam que as pessoas brilhantes que elegemos resolverão e saberão nos resgatar do que vier a ocorrer, seja o que for. Estou também orando por tal graça, mas a realidade é que aqueles nos quais estamos confiando para nos tirar disso com seu brilho são os que nos colocaram nisso. Até este momento, não temos nenhuma evidência realista de que eles tenham mudado ou até aprendido com que esteja ocorrendo.

A Grécia tem estado nos noticiários porque recentemente chegou no ponto da moratória e pediu uma injeção de liquidez [bailout]. Porém, outras nações Européias estão, na verdade, em um estado pior do que a Grécia e suas dívidas bateram à porta um pouco antes das outras. Itália, Espanha e Portugal em breve terão um choque. E não é tudo – um crescente número de estados dos EUA se encontram em estado pior do que estes países. Cerca de trinta deles estão próximos da moratória e já começaram a encerrar alguns serviços do governo. Isso ocorreu antes da recente aprovação do Sistema de Saúde ter lançado a responsabilidade de bilhões em custos sobre os estados para implementar o Medicare [seguro de saúde] e outras obrigações. Alguns estados que completaram estudos quanto ao seu aumento de responsabilidades devido à Reforma da Saúde indicaram que isso dobrou seus déficits, que já eram muito onerosos para cumprir.

O que tem sido a resposta da Administração diante disso? “Nosso crescimento nos afastará desses males”. Nossa primeira pergunta quanto a isso deve ser: O que irá levar a este tipo de crescimento, que teria de ser de um nível muito mais rápido do que qualquer expansão na história? Nosso governo ou não está nos dizendo a verdade ou não sabe a verdade. E ambas possibilidades são ruins.

“Se não mudares de curso, por fim chegará a seu destino”, e estamos indo rumo a um esfacelamento econômico que provavelmente será o pior da história. Pode ser evitado; porém, se não estamos mudando de curso, mas indo apenas mais rápido, adquirindo mais déficits em nosso orçamento do que todas as outras Administrações somadas. Podemos sobreviver isso? Sim, mas sem dúvida, independentemente do que a bolsa de valores esteja fazendo, ou o que outros indicadores econômicos estejam dizendo, as crises mais básicas e reais não estão sendo tratadas. É como o Titanic que se chocou contra o iceberg, mas por enquanto a festa continua.

O que faremos, então? Primeiramente, estamos pessoalmente no mesmo estado que nossos governos? Temos vivido além de nossas possibilidades? Se sim, devemos começar com o arrependimento, que significa: 1) lamentar genuinamente por nossa irresponsabilidade, e procurar entender e mudar o que a ganância e outros pecados nos levaram a fazer, 2) pedir pelo perdão de Deus e graça para nos tirar da bagunça na qual estamos, e 3) mudar nossos caminhos para que, se Ele nos tirar dessa situação, não voltemos à areia movediça, e 4) procurar ajudar aos outros.

Precisamos, também, começar a orar por nossos líderes, como nunca antes. A insanidade em nosso governo alcançou níveis sem precedentes, com nenhuma mudança em vista. Chegamos ao ponto atual por causa tanto dos Republicanos como Democratas, mas existe um grupo que é ainda mais responsável: os Cristãos. Falhamos em ser o sal e luz que somos chamados a ser, o que seria um contraste grande ao espírito do mundo, em que somos como uma cidade construída sobre um monte onde todos poderiam procurar por orientação.

Se construímos nossas vidas sobre os caminhos deste mundo, cairemos com o mundo. Se a construímos sobre a Rocha, então não precisamos temer tempestade qualquer que sobrevenha. Construímos nossas vidas sobre a Rocha ouvindo as palavras do Senhor e obedecendo-as. Se temos vivido sobre princípios bíblicos verdadeiros de mordomia, não teremos nada a temer. Se não, ainda podemos chegar a este lugar pelo arrependimento, mas não temos tempo a perder.

Serei um pouco mais prático quanto a isso nas semanas próximas, mas podemos guardar na mente e coração o fato absoluto de que o reino está vindo, e a vontade de Deus será feita na terra assim como é nos céus. Nosso trabalho em preparar o caminho para o Senhor é descrito como “construir uma estrada”, que é “o caminho mais alto de Deus”, e iniciamos isso construindo nossas próprias vidas sobre Seu reino, não os reinos deste mundo.

Já que somos chamados de sal e luz, devemos também nos engajar em ajudar as nações nas quais fomos colocados. Também serei mais prático quanto a isso nas próximas semanas.

Rick Joyner, 28/06/2010

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: