quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

2000inove e as Placas do Senhor


“2000inove”

Eu também desejo aos irmãos um 2009 na presença do Senhor, próximo à Sua coluna de fogo durante o frio e a escuridão da noite, e debaixo de sua nuvem durante o dia, protegendo do calor intenso e do sol, assim como foi com o povo de Israel na peregrinação.

Não deixo de interpretar 2009 como um ano de inovação; afinal, “2009” lê exatamente como se lê “2000inove”. A própria gramática brasileira recebe alterações que entram em vigência hoje; interpreto isto como algo simbólico, e que estes detalhes possam ser apenas símbolos de coisas muito maiores na vida dos irmãos.

Eu mesmo tenho alguns planos de inovação, mesmo na área profissional/técnica, para estes próximos meses, sabendo que não necessariamente as coisas ocorrerão como planejo. Aliás, se as coisas ocorrerem de maneira diferente de como planejamos, isso mostra mais ainda que houve novidade! Ocorrendo as coisas como planejamos ou não, que possamos, acima de tudo, encontrar as novidades do Senhor para nossas vidas, o renovo, fôlego e propósito renovados.

A palavra promete vida nova aos que crêem. E a vida nova se baseia também em alicerces imutáveis, que não mudam eles mesmos, mas nós somos mudados. Para haver a mudança que vem do Senhor, precisamos nos firmar no imutável. Que mistério!, a verdadeira mudança, isto é, novidade, ocorre quando realmente nos firmamos no que jamais muda. “Não há nada novo debaixo do sol” dizia Salomão em Eclesiastes; interpreto isto como um ensinamento para não nos maravilharmos com o homem (nós mesmos ou o próximo) ou com suas mudanças, ou pensando que o homem em si fez algo realmente novo. Mas em Deus, sim, há novidade, decretos novos, realidades novas.

As placas e os sinais

Em inglês, a palavra para “placa” (sign) é a mesma palavra para “sinal”.

Quando dirigimos à noite e/ou em um tempo fechado, as placas e a sinalização ajudam muito. As placas brilham e refletem a luz que saiu do farol do carro; as faixas pintadas no asfalto e as calçadas brancas também; refletem a luz e ajudam muito.

“Placas” podem ser, penso, experiências e conversas proféticas, ministrações, momentos diversos que foram grandes sinais ou placas em nossas vidas, sobre como devemos nos comportar, ou diziam a respeito das portas que o Senhor abriria, formas como devemos enxergar as coisas, e como vencer gigantes que nos afrontam. Ao me lembrar das placas que o Senhor me mostrou, posso distinguir mais facilmente o caminho a ser seguido hoje, mesmo em (ou principalmente em) situações sombrias e indefinidas. Em Provérbios 29.18 lemos: “Onde não há profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei esse é bem-aventurado”.

A falta de profecia, então, leva à corrupção; desvalorizar o profético e o que Deus quer revelar pode nos levar a dirigir sem sinalização pela estrada, o que leva a sérios riscos, principalmente em estradas novas (que não conhecemos) e/ou em tempo sombrio.

Já o contrário da corrupção, como lemos neste versículo, reside na obediência ao Senhor, Sua lei e Seus princípios, todos expressos em sua palavra e querendo ganhar vida em nosso dia-a-dia pela obediência dos Seus servos.

Que possamos então aprender as lições de 2008, e mesmo de anos anteriores, que o Senhor queria nos ensinar, e possamos nos lembrar, eventualmente até anotar estes sinais que o Senhor nos mostrou (por exemplo, listando uma série de experiências e conversas em que crês que era claramente Deus falando contigo), em todos os níveis, pessoal, em igreja, etc, para que valorizemos estas placas e assim transitemos com a confiança do Senhor, baseados em Sua palavra, em tempos que, para o mundo, são de crescente caos, confusão e medo.

Nenhum comentário: