quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Palavra para a Semana (de Rick Joyner) (nova série) nº 11


Discernindo os tempos, parte 11

É óbvio que 2009 será um dos anos mais significantes da história; se o resultado vai ser bom ou ruim, isso vai depender de muitos fatores. Para aqueles que estão no caminho correto, não há senão um resultado inevitável: crescente luz e clareza. Provérbios 4.18 promete: “Mas o caminho dos justos é como a luz da aurora, que brilha mais e mais até ser dia perfeito”. Assim, se estivermos no caminho correto, a luz na qual estamos andando deve aumentar continuamente até que estejamos andando na plenitude da luz. Podemos antecipar luz e esperá-la. Nos tempos que estão cheios de escuridão e confusão, a promessa de luz é uma das maiores promessas que podemos ter, e podemos estar certos de que ela está vindo.

A promessa desta luz é que irá brilhar em nossos caminhos, nos dando a clareza para seguir adiante com ousadia. Isso será uma marca crescente daqueles que estão andando com Deus. Maioria das pessoas, inclusive Cristãos, está encarando decisões sobre muitas coisas diferentes; tal promessa de luz sobre o caminho correto é, então, grandiosa. É parte da herança daqueles que servem ao Senhor. É ainda uma clareza que aumentará, contanto que permaneçamos no caminho correto.

Crescer na luz é também uma das formas que podemos discernir se ainda estamos no caminho correto. Se entramos no caminho errado, devemos retornar para onde perdemos a entrada, para que voltemos ao caminho correto. Isso se chama “arrependimento”. Primeiramente, arrependimento exige a recusa de dar desculpas e assumirmos a responsabilidade por nossas ações, o que pode começar a trazer luz em nossas vidas.

O próximo versículo em Provérbios diz: “O caminho dos loucos é como as trevas; eles não sabem no que tropeçam” (Provérbios 4.19). Haverá neste ano crescente escuridão e confusão vindo sobre os que andam nos caminhos da loucura. Haverá, também, uma crescente distinção entre os que estão andando no caminho dos justos e os que não estão. Os que estão no caminho correto andarão em cada vez mais luz, paz e alegria; esta é sua herança. Para os que escolheram andar nos caminhos dos loucos, os veremos tropeçar mais, se tornarem mais medrosos, deprimidos e às vezes tomados pelo pânico.

Por causa disso, aqueles que estão andando na luz receberão mais atenção do que aqueles que não o fazem. Portanto, todos devemos estar prontos para dar a razão da esperança que reside em nós. Este será um ano de grande colheita, e muitos de nossos amados, amigos, vizinhos, e até mesmo nossas famílias, se voltarão para o Senhor. Devido a isto, devemos nos manter bem preparados para ajudá-los a encontrar o caminho correto, guiando-os ao compromisso de sua vida com Cristo.

Devemos também estar prontos com material, Bíblias e estudos bíblicos, para que estejamos prontos para os levar a igrejas que tenham mestres prontos para ajudar a estabelecê-los em um alicerce bíblico sólido, onde possam também receber oração por cura e/ou libertação de fortalezas demoníacas, se necessário. Como um recém-nascido em um bom hospital, que não faz apenas o trabalho de parto de bebês, mas os examina em todo seu espectro para procurar detectar problemas de saúde que precisam ser corrigidos para ajudar a criança a começar a vida da forma mais saudável possível, devemos fazer o mesmo com novos crentes. Devemos estar compromissados em ajudar a os filhos de Deus a ter o começo de vida mais saudável possível.

No primeiro século, quando alguém entregava sua vida ao Senhor, este era imediatamente acrescentado à igreja. Hoje, somente certa de 5 por cento daqueles que tomam “decisões” pelo Senhor são adicionados à mesma. Tais decisões podem ser reais, e o novo crente pode ter a intenção sincera de andar com o Senhor e dar o seu melhor em se sustentar espiritualmente. Porém, o resultado deste tipo de negligência para com novos crentes tem sido que a verdadeira saúde espiritual da igreja e de maior parte dos crentes não é muito boa. Aliás, maioria está vivendo uma vida de derrota espiritual, pecado e imoralidade a ponto tal que estudos têm mostrado que existe pouca ou nenhuma distinção entre Cristãos e não-Cristãos em assuntos básicos de moralidade e integridade.

Devemos nos determinar a não permitir que esta negligência para com novos crentes continue, mas estarmos preparados para a colheita que agora está diante de nós. Se ajudarmos novos crentes a começarem da forma certa, eles devem andar em um caminho de luz cada vez mais forte, e rapidamente devem ser capazes de discernir quando tomaram um caminho errado e se afastaram do caminho que leva à vida, se o fizeram, e voltar para o caminho correto.

Thiago 3.2 diz que ocasionalmente todos nós tropeçamos. Provérbios 24.16 diz, “Mesmo que um homem justo caia sete vezes, este se levanta...”. Uma distinção dos justos não é que nunca caiam ou cometam erros, mas independentemente de quantas vezes caiam, continuam sempre se levantando e perseverando. Como o Senhor uma vez me disse, nosso cair não O desagrada o tanto quanto nosso levantar O agrada. Estou abordando isso porque este também será um ano em que muitos que se desviaram retornarão ao aprisco. Precisamos recebê-los com uma atitude melhor do que a do irmão mais velho na Parábola do Filho Pródigo porque o coração do Pai será um de grande regozijo.

No mundo haverá crescentes trevas e confusão, mas nós não precisamos temer. Nosso Senhor venceu o mundo, e se O buscarmos, este será um ano de crescente luz, paz e alegria.

Rick Joyner, 29/12/2008

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

(...)

Mensagens aos leitores deste blog

Olá irmãos, estou pulando algumas palavras semanais do irmão Rick para nos atualizarmos mais rapidamente. Mais especificamente, pulei os artigos 2 à 9 da nova série. Pretendo, ainda assim, oportunamente postar os mesmos. Fique à vontade para entrar em contato caso queira algum em específico.

O irmão Rick tem abordado algumas coisas específicas das eleições americanas. Eu tenho atrasado as postagens; mesmo assim, elas têm sido proveitosas, ao menos para mim, com lições diversas.

Se você quer a inclusão ou exclusão de teu endereço de email na lista de envio automático sempre que uma mensagem nova é postada neste blog (chegando esta diretamente à tua caixa de entrada), por favor me envie um email solicitando: feliperudiuk@hotmail.com.

Nenhum comentário: