terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Palavra para a Semana (de Rick Joyner) (nova série) nº 10, e mensagem


Discernindo os tempos, parte 10

Estamos chegando ao encerramento deste muito eletrizante ano, e muitos estão adentrando o Ano Novo com um sentimento de temor e medo por causa das coisas ocorrendo no mundo. Outros então adentrando com grande fé e esperança. Fé e esperança irão vencer. O melhor ano que já houve será o de 2009.

Todo Cristão deve estar olhando para o futuro com grande fé e esperança, mesmo que estejamos nos aproximando da “grande tribulação”. Não importa o que vem sobre o mundo; nosso Rei prevaleceu, Seu reino virá, e Sua vontade será feita, aqui na terra como no céu. Bob Mumford uma vez disse, “você pode ler o final do livro, e verá que nós vencemos!” Considere esta grande promessa em II Coríntios 2.14:

Mas damos graças a Deus, que sempre nos leva a Seu triunfo em Cristo, e se manifesta em nós pelo doce aroma de Seu conhecimento, em todo lugar.

Como lemos neste versículo, o Senhor sempre nos guia em “Sua vitória”. A questão é que o Seu triunfo pode nem sempre ser o resultado que queremos. Seu maior triunfo foi a cruz. Podemos abraçar isto? Se o fizermos, também experimentaremos a maior vitória sobre o mal em nossas vidas. O ano de 2008 foi um romper para muitos, e muitos mais experimentarão este romper em 2009. A vitória é certa, e se você for um com a fé, pode então já começar a desfrutar dela antes de se estabelecer. Pessoas temerosas estão sempre atormentadas, mesmo quando as coisas vão bem. Pessoas fiéis e cheias de fé estão sempre vivendo em paz e alegria, mesmo quando as coisas não estão indo bem. Podemos escolher que tipo seremos.

Em uma mensagem recente à nossa igreja, Jack Deere disse que frequentemente cometemos o erro de colocar nossa fé em um resultado ao invés de no Senhor. Isso seria depositar nossos corações em alguma coisa ao invés de depositá-lo nEle. Se confiamos no Senhor, também precisamos confiar no fato de que o resultado de algo será o que mais avança a Sua causa, que será “Sua vitória”, não apenas nossa. Em muitos casos, o maior triunfo será o crescimento de nossa fé, que aprendemos no livro de Tiago valer mais que ouro. Somente crescemos em fé quando precisamos de fé.

Isso não é para implicar que não devamos orar por resultados específicos, como uma cura específica ou a vitória sobre um problema específico. Não devemos colocar nossa confiança em um resultado, mas no Senhor. Se agirmos corretamente nisso, provavelmente veremos resultados ainda melhores do que o que esperamos.

Muitos estão encarando com grande alívio a passagem deste difícil ano. É bom olhar para o Ano Novo como um novo começo, e ter uma nova esperança e expectativa. Também olharemos a passagem destes tempos da mesma forma. Podemos ter certeza absoluta de que o tempo vindouro será muito mais maravilhoso, até mesmo do que possamos perceber agora. A cada dia que passa, estamos mais próximos do retorno do Senhor e da vinda de Seu reino. Mesmo assim, nesse meio-tempo o mundo terá de passar por um pouco de tribulações. O Apóstolo Paulo pregou que é por meio de tribulações que adentramos o reino, e o mesmo será verdade para o mundo. Ainda assim, não importa o que o mundo terá de sofrer – isso não precisa nos impactar, se estivermos permanecendo no Senhor e construindo nossa vida sobre o reino que não pode ser abalado.

Uma vez tive uma experiência profética na qual subitamente me encontrei no que sabia ser a sala de controle de alguma espécie de nave ou navio de guerra. Me encontrava na frente da tela de radar, e o próprio Senhor estava bem ao meu lado. Na tela, uma pequena mancha aparecia logo à frente e estava se movendo em nossa direção. Para evitar uma colisão, ordenei que a nave virasse a 90 graus. A mancha não se moveu na tela, pelo contrário, continuou se aproximando. Ordenei então que a nave virasse na outra direção, com o mesmo resultado: o ponto continuava se aproximando. Agarrei então a tela para suportar o impacto, mas nada aconteceu, somente o ponto desapareceu. Perguntei ao Senhor o que era aquilo, e Ele disse que era “a grande tribulação”. Ele disse que estava vindo e era inevitável, mas, de tudo o que ele estava fazendo, era apenas um pequeno ponto da tela do radar, e se eu permanecesse perto dEle, sequer sentiria algo!

Logicamente que tive o benefício de ter esta experiência bem real, que implantou algo profundo em minha alma. Mesmo assim, confiando você nessa visão que tive ou não, a questão é que você pode confiar no Senhor, e é uma verdade bíblica sã de que quando permanecemos próximos a Ele, estamos protegidos, aconteça o que acontecer.

Se você está pensando em todos os mártires que permaneceram próximos a Ele mas foram mortos, isso, também, foi Sua proteção! Não importa se vivemos ou morremos, mas que permaneçamos fiéis. Toda nossa vida é um treinamento para reinarmos, isto é, “treinar para reinar”, e entregar nossas vidas pela causa do evangelho é um dos maiores atos de fé. Se cremos na ressurreição e não apenas na doutrina da ressurreição, devemos ficar entusiasmados com isso, dando glórias por termos sido considerados dignos de sofrer por causa de Seu nome, assim como os apóstolos e maior parte dos mártires.

O melhor ano ainda será 2009. Isso não quer dizer que não será difícil, mas será a melhor coisa para nós porque Ele nos prometeu em Romanos 8.28-30:

E sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, que são chamados de acordo com Seu propósito.

Pois aqueles que Ele de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformados à imagem de Seu Filho, para que este seja o primeiro dentre muitos irmãos;

E aqueles que Ele predestinou, estes também chamou; e os que chamou, também justificou; e os que justificou, também glorificou.

Uma das formas que podemos começar a experimentar as vitórias mais rapidamente é entender que tudo que Deus nos permite acontecer é para o propósito de nos conformar ao Seu Filho. Podemos olhar para qualquer luta e provavelmente determinar rapidamente qual fruto do Espírito Ele está procurando trabalhar em nós, e os frutos mais básicos sempre serão amor e fé. O que o amor levaria você a fazer? O que a fé levaria você a fazer? Isso quase sempre será a resposta, e lembre-se sempre: “O amor nunca falha” (veja I Coríntios 13.8).

A maior vitória que podemos ter em 2009 é crescermos em amor, primeiramente diante de Deus, e então uns para com os outros. A segunda maior vitória será crescermos em fé. Nenhum destes frutos precisa vir por meio de lutas, e provavelmente não precisará, se estivéssemos busca intensa e fiel deles; viriam antes que as lutas nos incitassem. Porém, lutas que vêm valem qualquer preço. Naquele dia de juízo, nosso sucesso como seres humanos será baseado, mais do que qualquer coisa, em quanto amamos a Deus e uns aos outros. Seja um sucesso – cresça em amor. Fortaleça seu sucesso crescendo em fé, também.

Semana que vem continuaremos com as três grandes frentes que podemos esperar o corpo de Cristo avançando neste ano que chega. Por volta, desfrute o Ano Novo, que é o começo do resto de sua vida, e será o melhor ano dela!

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

(...)

Mensagens aos leitores deste blog

Olá irmãos, estou pulando algumas palavras semanais do irmão Rick para nos atualizarmos mais rapidamente. Pretendo mesmo assim, oportunamente, postar os artigos que por enquanto pulo. Fique à vontade para entrar em contato caso queira algum em específico.

O irmão Rick tem abordado algumas coisas específicas das eleições americanas, sem contar que eu mesmo tenho atrasado as postagens; mesmo assim, elas têm sido proveitosas, ao menos para mim, com lições diversas.

Nenhum comentário: