segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Palavra para a Semana (de Rick Joyner) nº 41


O Exército de Deus se Mobiliza, parte 41


Quando nós começamos a sediar conferências, elas eram relativamente raras na igreja. Agora, muitos grupos e igrejas as têm. Eu acho isso muito bom, e estou a favor de qualquer coisa que atraia Cristãos de diferentes vertentes e promova intercâmbio na igreja. Nós começamos a sediar conferências porque recebemos um mandado do Senhor de que elas deveriam ser usadas como as festas de Israel – reunindo aqueles de diferentes tribos no corpo de Cristo para ajudar a incutir e manter a visão comum de que somos todos uma parte do corpo. Parece que conferências têm êxito em manter essa visão porque elas atraem Cristãos de dezenas de nações e denominações. Atravessando essas fronteiras e limites, muitas amizades têm começado nessas conferências.

Muitos que freqüentam conferências regularmente tendem a estar entre os Cristãos mais fortes e vibrantes. O impacto de uma única conferência na vida de um Cristão pode durar por muito tempo, até mesmo pelo resto de sua vida. Alguns ficam viciados em conferências, mas isso é um vício que todos nós devemos ter. Uma quantidade enorme de encorajamento vêm de vermos a visão e propósitos maiores da igreja. Isso quase sempre se traduz em uma vida pessoal e em uma igreja mais vitoriosa, e é por isso que as elas continuam a crescer em popularidade.

Em tempos recentes, o aspecto da vida Cristã em uma igreja local tem se enfraquecido para muitos. Parte disso pode ser devido ao fato de que conferências, que são tão dinâmicas e com muitas pessoas famintas se reunindo, podem fazer a igreja local parecer chata em comparação. Essas duas não devem ser comparadas nem devem ser comparadas ao nosso relacionamento pessoal com o Senhor; todas estas coisas devem ser bem diferentes. É por isso que, se você comparece a Conferências do MorningStar, sempre me ouvirá exortando os presentes a encontrarem e crescerem em seu lugar na igreja local. Conferências têm um papel importante na vida de um crente, assim como Israel foi ordenada pelo Senhor a subir a Jerusalém pelo menos três vezes por ano, mas elas nunca podem substituir uma vida saudável em igreja; pelo contrário, devem fortalecê-la.

Uma vez, um pequeno grupo de pastores me pediu que não fizesse as nossas conferências tão dinâmicas porque estavam fazendo as suas reuniões de igreja local parecerem muito chatas. Logicamente que minha resposta foi que eles deviam se determinar a fazer suas reuniões de igreja local mais dinâmicas, e não que nós diminuíssemos o ritmo de nossas conferências. No entanto, depois eu fui convencido pelo Senhor de que eu devia ter tentado ajudá-los nisso. Desde então, tenho estado em uma saga para ver a igreja local se tornar tudo o que Deus a chamou para ser: a comunhão mais dinâmica e atraente dos verdadeiros cavaleiros da cruz.

Isso também me levou a algumas questões cruciais sobre a igreja e sobre nossas conferências. Estas últimas têm tido uma graça tão grande de forma que cada uma parece subir imensuravelmente mais alto que as anteriores. Por exemplo, nossas conferências de equipar profético vão mais alto do que as de preparo profético anteriores, e as nossas outras conferências especializadas todas demonstram ir mais alto do que a anterior de seu respectivo tipo. Nós oramos intensamente por esta graça, mas ainda ficamos maravilhados de como isso ocorre. Quando chega a vez de outra conferência, eu ainda fico entusiasmado como ficava quanto tínhamos as primeiras porque elas são tão ricas, e por vezes eu simplesmente mal consigo esperar para elas começarem. Nós devemos também nos sentir assim quanto às nossas reuniões locais de igreja e nosso tempo pessoal com o Senhor.

Apesar de nós, por vezes, experimentarmos platôs ou patamares em cada área, o maior objetivo de nossas vidas deve ser nosso tempo pessoal com o Senhor, a vida em igreja local e reuniões extras em igreja ou conferências melhorando, se aprofundando e enriquecendo. Eu realmente sinto isso quanto à nossa vida em igreja local também porque sinto um entusiasmo muito grande indo aos nossos cultos locais. Penso que muitos dos nossos cultos têm excedido qualquer coisa que tenha experimentado em uma conferência, mas também temos a nossa porção de cultos relativamente chatos. No entanto, quando eu vou aos cultos buscando ao Senhor ao invés de me focar no culto, eu sempre sinto que fiz contato com o Senhor e fui embora edificado, freqüentemente tendo minha visão e entendimento grandemente expandidos.

O rio de águas vivas está em nós, não fora de nós. Aqueles que aproveitam algo ao máximo sempre são os que vêm para dar, não apenas receber. Se o seu rio está jorrando de dentro, você pode estar na reunião mais seca e ter um tempo maravilhoso com o Senhor, tanto O ouvindo como vendo. Ele está sempre presente quando dois ou mais estão reunidos, então se não vemos a Ele, então nossos olhos estão fechados.

Conferências são parte de nosso mandato e ministério para a igreja. No entanto, elas só têm êxito se ajudam a mudar as igrejas locais e os relacionamentos pessoais com o Senhor daqueles que compareceram. É por isso que em toda conferência você vai ouvir algumas exortações sobre encontrar e funcionar em seu lugar dentro da igreja local, assim como pessoalmente se aproximar do Senhor.

Já que estamos falando sobre como o exército do Senhor está se mobilizando, para qualquer exército se mobilizar, ele deve primeiro ser quebrado em unidades pequenas, como companhias ou regimentos, que têm uma ligação e identidade muito intensa. Essas unidades, porém, devem se juntar e cooperar com o exército maior. Os regimentos e todo o exército serão tão eficazes quanto o treinamento e condicionamento dos indivíduos. Não é uma questão de ser um ou o outro, mas mais importante é crescermos em nosso relacionamento com o Senhor em todos os níveis. Um regimento deve aprender a lutar como um, mas também devem saber lutar como parte do exército todo. Existem muitas coisas que devemos aprender a fazer como parte da igreja local que serão necessárias para sabermos se seremos úteis ao exército de Deus como um todo. Ao procedermos para nosso propósito maior, nossa identidade em todos os níveis deverá estar se fortalecendo. Se algum deles está em falta, seremos muito menos úteis do que se estivesse de acordo.

Enquanto escrevo isto, estou na casa de alguns amidos que vivem nos Alpes da Suíça. Atravessando o vale, posso ver uma estrada percorrendo a montanha na qual já estive e sei que é bem estreita. Para impedir que a estrada fique muito inclinada para um veículo dirigir, ela precisa ir e vir várias vezes. Isso é muito parecido com a vida Cristã. Para subir a montanha rumo à maturidade e levar adiante plenamente nossos propósitos, teremos de ir e vir, fazendo muitas curvas – ido para um sentido, enfatizando nosso relacionamento pessoal com o Senhor, e então tendo de fazer uma curva e enfatizar nossos relacionamentos corporativos. Quando viramos para um sentido para enfatizarmos a um, não devemos nos esquecer do outro, mas saber que haverá um tempo para lhe dar prioridade. Precisamos fazer isso para continuar subindo.

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: