terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Palavra para a Semana (de Rick Joyner) nº 40


O Exército de Deus se Mobiliza, parte 40

Freqüentemente me perguntam se Cristãos devem comparecer a conferências, reuniões de avivamento ou renovação quando estes se rompem e mostram ser parte do atual mover de Deus. A resposta é “sim” e “não”. Se você quisesse ser parte do que Deus fez no Dia do Pentecoste, teria de estar em Jerusalém no tempo certo. O Senhor disse para mais de 500 irem para Jerusalém para esperarem a promessa do Pai, mas somente 120 ainda estavam lá no Dia do Pentecoste e foram parte do Espírito Santo vindo naquele primeiro dia. O mover logo se espalhou para outras nações, mas na verdade levou anos antes para que sequer deixasse Jerusalém. Aqueles que não tinham esperado provavelmente perderam o tempo do Senhor por um bom tempo.

Quando aqueles que pregaram o evangelho foram espalhados para outros países, é provável que os que tinham visto o Cristo ressurreto, mas não esperaram um pouco em Jerusalém como Ele disse para esperarem, receberam mais tarde a bênção. No entanto, todos eles provavelmente tiveram remorso de não terem esperado lá para ser parte da formação básica da igreja. Existe algo maravilhoso em estar em um mover novo de Deus, e de algumas formas pode ser uma das experiências mais maravilhosas que possamos ter. É uma grande tragédia ter tido a oportunidade de estar em um e perdê-la.

Como já discutido, o Senhor lamentou sobre o juízo que viria sobre Jerusalém porque eles não conheceram o tempo de sua visitação. Perder uma visitação do Senhor é uma tragédia e freqüentemente traz juízo porque isto é uma das piores afrontas a Deus, revelando quão fora de sintonia estamos com Ele. Que tragédia teria sido Jesus pregando em nossa vila mas estarmos tão ocupados com suas próprias coisas que sequer fomos vê-lo! Quando Ele lamentou sobre Jerusalém, Ele também disse, “De agora em diante vocês não me verão até que digam, ‘bendito é o que vem em nome do Senhor’” (veja Mateus 23.39). Isso queria dizer que, daquele tempo em diante, se quiséssemos vê-Lo, teríamos de vê-Lo naqueles que Ele nos envia. Isso nos motiva, portanto, a estarmos ainda mais atentos aos Seus mensageiros e às Suas mensagens quando elas vêm.

Já encontrei muitos que dizem que seu relacionamento pessoal com o Senhor é tão grandioso que não querem deixá-lo para ir à igreja ou a conferências. Fico feliz que essa parte mais básica da vida Cristã seja boa para eles, mas estão inevitavelmente fracos ou deixando a desejar em áreas importantíssimas de suas vidas porque deixam os outros elementos importantes de comunhão. Existe uma dinâmica de experimentar a Deus com outros que também é essencial para uma vida espiritual saudável. Isso também revela um orgulho básico quando dizemos que não precisamos dos outros no corpo de Cristo.

Já encontrei alguns que disseram que somente lêem a Bíblia porque não querem escutar dos homens, mas de Deus. Bem, foi por meio de homens que a Bíblia foi escrita, e ainda são homens que carregam a sua mensagem atual. É correto ser mais dedicado à Bíblia do que a outros livros ou pregadores, mas precisamos dos professores que Ele nos tem enviado também, ou, como Ele disse, não O veremos.

Nosso relacionamento pessoal com o Senhor deve sempre ser melhor do que nosso relacionamento corporativo com Ele. No entanto, nosso relacionamento corporativo com Deus é crucial também. Os Cristãos mais saudáveis terão um relacionamento com Deus em três níveis: pessoal, com a igreja local, e com todo o corpo de Cristo.

Esses três níveis de relacionamento estão refletidos no tabernáculo. O Santo dos Santos, onde a arca de Deus e a presença manifesta do Senhor estava, fala de nosso relacionamento mais pessoal com Deus. Somente o sumo sacerdote poderia entrar lá, o que ele teria de fazê-lo sozinho, assim como a forma mais alta de adoração é um relacionamento pessoal e íntimo com Ele. No entanto, para chegar lá você teria de passar pelos outros níveis de relacionamento. No Lugar Santo, havia um grupo que entrava para realizar o serviço divino, mas ainda era um grupo menor, um tanto quanto íntimo. No Pátio Externo todos podiam entrar, o que representa nosso relacionamento com todo o corpo de Cristo, e por meio de todo o corpo para Ele.

Vemos também três níveis de relacionamento que a nação de Israel era ordenada a ter. Eles tinham sua responsabilidade e relacionamento pessoal com Jeová; tinham então suas reuniões locais dentro de suas tribos e vilas, que crescia para o sistema de Sinagogas, e então todos eram ordenados a ir à Jerusalém três vezes por ano para adorar a Jeová e festejarem juntos com todas as tribos de Israel. Se eles não se ajuntassem com os membros locais de suas próprias tribos, perderiam a visão e propósito de sua própria tribo. Da mesma forma, se não se ajuntassem com toda Israel em Jerusalém, como ordenado, perderiam sua visão de serem parte de toda a nação. No entanto, nunca poderiam suplantar sua responsabilidade e relacionamento pessoais com Deus, em uma base diária.

Da mesma forma, os Cristãos mais fortes e saudáveis têm todos os três níveis de relacionamento em suas vidas. Devemos ter esse relacionamento bem íntimo com Deus, onde entramos diante dEle sozinhos. Esse é o mais alto e melhor, mas é incompleto, e se tivermos somente ele, também estaremos incompletos. É notável que o Senhor disse que não era bom que o homem estivesse só quando ele tinha a Deus como seu companheiro. Ele propositalmente criou o homem para necessitar dEle, mas também para precisar de outras pessoas. É por isso que o Apóstolo João escreveu que não podemos realmente amar a Deus se não amarmos também ao Seu povo (veja I João 4.20). Os dois andam juntos, e aqueles que verdadeiramente têm um relacionamento íntimo com Deus também inevitavelmente terão um relacionamento próximo com Seu povo. Você não pode estar apropriadamente conectado ao Cabeça se também não estiver apropriadamente conectado com o resto do corpo.

Devemos ter um relacionamento forte com a igreja local, em um grupo com o qual verdadeiramente tenhamos entrosamento em nosso serviço ao Senhor. Então, devemos ter tempos regulares nos quais reunimo-nos com aqueles de espectros diferentes do corpo de Cristo, para adoração e mantermos nossa visão comum como membros de um corpo maior. Quando o Senhor comparou o povo às ovelhas, era por causa dessa metáfora se referir à natureza das pessoas, de muitas formas. Assim como um rebanho de ovelhas que não se procria eventualmente com outros rebanhos, mas somente com ovelhas de dentro dele, se torna mais fraco a cada geração, da mesma forma ocorrerá com Cristãos. Denominações, moveres e igrejas locais que estão isoladas de outros produzirão Cristãos cada vez mais fracos.

Pastores que procuram impedir que seu povo se relacione com outros grupos Cristãos são, na melhor hipótese, pastores muito maus, ou podem mesmo ser falsos pastores. Com a promulgação de televisão Cristã, a Internet e conferências, onde as grandes coisas que o Deus está fazendo são anunciadas países afora, impedir que um grupo tenha intercâmbio com outros Cristãos exige um alto nível de controle e uso do medo, que inevitavelmente causará a maior desintegração e perversão do grupo. Por essa causa, as igrejas e moveres que estão crescendo mais rápido sempre são aquelas que são livres e promovem intercâmbio com o resto da igreja.

Tenhamos sempre em mente que “um cordão de três dobras não se rompe facilmente” (veja Eclesiastes 4.12), e determine-se a ser forte em todos os três níveis de seu relacionamento com Deus. Aqueles que fazem isso mais provavelmente estarão no lugar certo e no tempo certo, e serão parte das grandes coisas que Deus está fazendo.

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: