domingo, 18 de janeiro de 2009

Palavra para a Semana (nova série) nº 13


Discernindo os tempos, parte 13

Como lemos em Hebreus 12 e em outros lugares, tudo que puder ser abalado será abalado. Porém, recebemos um reino que não pode ser abalado. Uma forma primária pela qual construímos nossas vidas sobre o reino que não pode ser abalado é usando a chave do reino para toda grande decisão em nossas vidas. A chave do reino está descrita em Mateus 6. 31-33:

“Não fiquem, então, ansiosos, dizendo ‘O que comeremos?’ ou ‘O que beberemos?’ ou ‘Com o que nos vestiremos?’
“Pois todas estas coisas os Gentios buscam intensamente; porém o seu Pai celeste sabe que vocês precisam destas coisas.
“Busquem, porém, primeiramente o Seu reino e a Sua justiça; e todas estas coisas serão a vocês acrescentadas.”

A primeira coisa que o Senhor nos diz é para recusarmos a ansiedade. Ansiedade é uma falta de fé em Deus. É uma afronta especial a Deus porque quando ficamos ansiosos, estamos implicando que os problemas são maiores do que Deus. Quando começamos a nos sentir ansiosos, devemos aprender a olhar para Deus e nos determinarmos que usaremos nossas lutas para aumentar nossa fé nEle. Ele é muito maior do que todos os problemas do mundo combinados.

Deus é a suprema resposta a todo problema humano, e Ele quer nos demonstrar isso, começando com os nossos. Devemos confiar nEle, e ansiedade é evidência de que não confiamos nEle. Rejeite a ansiedade. É o pecado da descrença. Nos arrependemos do pecado confessando-o e então nos afastando dele. Determine que sua resposta a um problema não será de se sentir ansioso, mas enxergar como uma maravilhosa oportunidade de termos nossa fé aumentada nEle. Lemos em I Pedro 1. 6-9:

Alegrem-se grandemente no seguinte, mesmo que agora, por pouco tempo, vocês possivelmente estejam atribulados por causa de várias lutas:
que a prova da fé de vocês, sendo mais preciosa do que ouro, que é perecível, mesmo testada no fogo, possa resultar em louvor e glória e honra na revelação de Jesus Cristo;
e apesar de que vocês ainda não O viram, vocês O amam, e apesar de vocês não O virem agora, mas crêem nEle, vocês se alegram com alegria infinita e cheios de glória,
recebendo, como resultado de sua fé, a salvação de suas almas.

Ser tentado não é pecado. Podemos todos ser tentados a duvidar e a ficarmos ansiosos, mas quanto mais rápido reconhecermos que isso está ocorrendo e nos afastarmos disso, virando nossa atenção a Deus, mais aprenderemos a andar na paz de Deus. Andar em Sua paz é algo básico à vida vitoriosa, como lemos em Romanos 16.20: “E o Deus da paz em breve esmagará a Satanás debaixo de vossos pés.” Note que ele não disse que o “Senhor Todo-Poderoso”, que quer dizer “Senhor dos Exércitos”, esmagaria Satanás, mas que o Deus da paz o iria. É a paz de Deus que é um castelo intransponível. A paz de Deus é a chaveta [peça simples, pequena mas essencial] dos frutos do Espírito, a qual, se perdermos, todos os outros frutos do Espírito também se perderão. Pense nisso: se você perde a sua paz, rapidamente perderá sua paciência e sua fé, sendo então difícil de amar...; devemos guardar nossa paz.

Podemos contar nisto sendo testado este ano pelos muitos eventos no mundo. Determinemo-nos agora que, ao invés de nos preocuparmos com as coisas ocorrendo no mundo, iremos crescer em nossa confiança no Senhor, porque Ele já venceu o mundo. Ele é maior que o mundo.

A melhor forma de colocarmos nossa confiança no Senhor é o que o Senhor disse a seguir, logo após nos dizer para não ficarmos ansiosos: que devemos buscar primeiramente o Seu reino em tudo o que fizermos. Se estamos ansiosos, pode ser um sinal que não temos construído nossas vidas sobre o reino de Deus, mas nas coisas deste mundo. Independentemente de quão longe do caminho percorremos, podemos voltar ao caminho nos determinando agora a buscarmos primeiramente o reino em tudo que fizermos, tornando isso a questão mais básica em toda grande decisão que tomarmos. Quando sabemos que estamos buscando o Senhor e o Seu reino, a paz de Deus virá sobre nós. Ter a paz de Deus reinando em nossas vidas será crítico nos tempos que virão.

Rick Joyner, 12/jan/2009

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

(...)

Mensagens aos leitores deste blog

Se você quer a inclusão ou exclusão de teu endereço de email na lista de envio automático sempre que uma mensagem nova é postada neste blog , para que esta chegue diretamente à tua caixa de entrada, por favor me envie um email solicitando: feliperudiuk@hotmail.com.

A autorização que recebi do MorningStar para publicar o material do site deles foi de postar em blog pessoal; talvez haja irmãos que não gostariam de ler qualquer outra mensagem do blog além do que o irmão Rick escreve, e eventualmente eu posto algum outro texto que não seja das palavras semanais do irmão Rick. Quem tiver seu nome incluso na lista de envio automático, receberia qualquer coisa que for postada no blog; fique à vontade, então, para pedir tua exclusão da lista, se não quiser ler nada além do irmão Rick. Apesar de que, por exemplo, a postagem dos provérbios do Talmude, eu recomendaria a todos lerem (embora já postada faz tempo). Já que toquei no assunto, cito novamente alguns:

“Não use a Lei para benefício próprio; não use a Palavra como uma coroa para coroares a si mesmo, nem uma pá para cavar riquezas; quem prossegue no estudo da Lei para seus fins egoístas perde todo o mérito.”

“Estude cuidadosamente, pois erro no estudo é considerado pecado intencional.”

“Ame o trabalho. Como? Não se importe com a superioridade, e cuide para que teu nome não seja conhecido no Governo.”

Deus abençoe os irmãos!

Nenhum comentário: