quinta-feira, 19 de março de 2009

Palavra para a Semana nº 20


Discernindo os tempos, parte 20

Semana 10, 2009

A economia do reino é construída sobre a confiança mais nos princípios do reino de Deus, ensinados nas Escrituras, do que nas tendências e princípios da economia deste mundo. Lógico que existem muitas áreas nas quais os princípios de ambos coincidem, ou são pelo menos semelhantes, mas existem áreas onde são diametralmente opostos. Iremos examinar alguns dos mais básicos aqui.

PRINCÍPIO DA ECONOMIA DO REINO NO. 1: “O amor nunca falha” (veja I Coríntios 13.8).

Este é o princípio mais essencial sobre o qual todos os outros princípios do reino são construídos. Como isto se aplica a uma economia? Faríamos bem em entender isto, então vamos examinar isto pela forma como amor é definido, ponto a ponto, em I Coríntios 13.4-8, e verificar como cada um se aplica:

“O amor é paciente” (veja I Coríntios 13.4).

A falta de paciência é encontrada na raiz de muitas catástrofes financeiras, incluindo a presente crise mundial. Você quase certamente encontrará impaciência na raiz de todo caso de desequilíbrio e grande endividamento. Impaciência não é fruto do Espírito, e se estamos procurando viver pelo Espírito, não podemos permitir a impaciência nos governar, mas sim a paciência, que é fruto do Espírito.

Quase todo grande erro que cometi financeiramente eu posso rastrear e chegar na minha impaciência. Agora, tomo qualquer tipo de impaciência de chegar a uma decisão financeira como bom motivo para me retrair e reconsiderar o que estou fazendo como um todo. Não acho que já tenha encontrado um corretor de imóveis que não procuraria apressar o processo te dizendo a ir logo já que existem outras pessoas procurando a propriedade ou próximas a fazer uma oferta. Toda vez que sucumbi àquela pressão, cometi um erro, e cada vez que resisti, me saí da situação muito melhor.

Se isto é verdade, e se estamos procurando ser guiados pelo Espírito como corretores de imóveis, não deveríamos também recusar a usar tais táticas para pressionar os outros? Amor quer dizer que, quando estamos envolvidos em algum trâmite de negócios, vamos considerar as necessidades da outra pessoa acima da nossa, o que certamente quer dizer que não usaremos pressão ou manipulação sobre os outros. Existe uma razão do porque da primeira característica alistada como amor é paciência. Impaciência é egoísmo, não amor.

“O amor é bondoso” (veja I Coríntios 13.4).

Como seriam nossas negociações se sempre fossem feitas com bondade? Uma coisa que pode afetar é sempre tratar nossos colegas de serviço, funcionários, ou aqueles com os quais fazemos negócios, com a maior consideração. Isso pode nos levar a recusar a fazer negócios com empresas ou pessoas que maltratam ou exploram seus empregados.

Para aqueles que pensariam que isto poderia lhes causar uma perda em sua vantagem competitiva, é verdade, pode. O que é mais importante para nós: obediência a um código de ética bíblico ou lucro em um negócio? Este é o tipo de coisa que pode determinar se estamos construindo nossos negócios, carreiras ou vidas sobre o reino de Deus ou sobre os caminhos deste mundo.

Não penso que isso quer dizer que devamos verificar toda empresa com a qual temos negócios para ter certeza de que tratam seus empregados da maneira correta ou não têm algum outro problema com ética, mas se recebermos informações a respeito de tais coisas, devemos decidir em nossos corações que não abriremos mão de nossas convicções apenas por lucro. Também precisamos considerar que não fazer negócios com tais empresas pode não ser a única ou melhor opção. Ter seus clientes expressando sua insatisfação com coisas como estas pode ser mais eficaz em fazer as mudanças necessárias.

Devemos compreender que viver com ética bíblica não vai ser fácil, e pode custar caro. Esta é a natureza da verdadeira vida Cristã. Nestes tempos, o mal é recompensado, e frequentemente a justiça é penalizada. Porém, a verdadeira vida Cristã e os verdadeiros negócios do reino nunca podem ser medidos pelo que recebemos neste mundo ou nesta vida.

Continuaremos com o estudo de como o amor é o alicerce da economia do reino semana que vem.

Rick Joyner, 03/03/2009

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

(...)

Mensagens aos leitores deste blog

Se você quer a inclusão ou exclusão de teu endereço de email na lista de envio automático sempre que uma mensagem nova é postada neste blog , por favor envie um email solicitando: feliperudiuk@gmail.com. Se você já pediu sua inclusão mas não tem recebido nada diretamente em teu email, favor entrar em contato também.

Nenhum comentário: