domingo, 29 de março de 2009

Palavra para a Semana nº 22


Discernindo os tempos, parte 22

Semana 12, 2009

Nós continuamos essa semana com o tema de como uma economia é o alicerce para qualquer governo e como o amor é o alicerce para a economia do governo de Deus. Antes de continuarmos com nosso estudo de como isso se aplica, tirado de I Coríntios 13, quero compartilhar uma palavra que recebi aproximadamente vinte anos atrás.

Me foi dito que para a igreja se tornar o que é chamada para ser, precisaríamos compreender e implementar a sabedoria dos shopping centers. Eu não sou muito de fazer compras, então isso me pegou de surpresa, mas uma vez que entendi o princípio, imediatamente vi como é profundo e como se aplica.

Um shopping center é construído em torno de duas ou mais grandes lojas-âncora, para ter então dezenas de lojas menores e mais específicas. Podemos comparar as grandes lojas-âncora às enormes igrejas [mega churches] e as lojas mais especializadas às congregações locais e outros ministérios. Poderíamos pensar que as grandes lojas prefeririam estar sozinhas e não ter concorrência em um shopping, mas o contrário é verdade. Elas aprenderam que quanto mais lojas houver, mais trânsito de pessoas é gerado, e mais todos prosperarão com isso. Isso é tão estabelecido que nenhuma grande loja fará parte de um novo shopping a não ser que outras grandes lojas-âncora façam parte também.

Logicamente que as grandes lojas podem se especializar até certo grau, com uma vendendo produtos da melhor qualidade e outra produtos menos caros, mas elas aprenderam a trabalhar juntas. Elas também trabalham juntas para ajudar os estabelecimentos menores. Uma vez um gerente de uma grande loja me disse que ninguém mais quer ver outra loja falindo no shopping. Como resultado, lojas às vezes se juntam para levantar concorrentes que estejam em dificuldades. Meu padrasto, que foi um gerente regional de uma grande rede de grandes lojas, disse que a última coisa que eles jamais queriam ver acontecendo em um shopping era ver uma loja falindo. O que aconteceria se a igreja em uma cidade começasse a pensar de suas igrejas próximas da mesma maneira? As Escrituras nos dizem em lugares como João 17 que o mundo começaria a crer no evangelho do amor que pregamos e que Jesus realmente fora enviado pelo Pai.

Sendo que estou diariamente procurando discernir o que o Senhor está fazendo no mundo e quais tendências estão surgindo no corpo de Cristo, é extremamente raro ver outras igrejas ou ministério cooperando entre si. Esta é uma deterioração terrível no todo da igreja, e certamente é a razão principal por muitas das dificuldades nela hoje. Somos todos membros do corpo de Cristo, e se um membro se torna cancerígeno, ou infectado, ele ameaça a saúde de todo o corpo. Temos um interesse básico em ajudar todo o corpo a ficar saudável.

Conheço muitos dos líderes Cristãos mais visíveis hoje, e alguns eu conheço bem. Como um todo, sinto que alguns dos maiores missionários e líderes de igreja na história estão vivos hoje e na ativa do serviço. Para cada controvérsia e queda que chega aos noticiários, existem dezenas, se não centenas, de histórias de vitória, fé e coragem de natureza extraordinária que não chega à mídia. A igreja ainda tem uma longa estrada para se tornar tudo o que é chamada a ser, mas já existe um alicerce de grandeza sobre o qual se pode construir que está criando alguns dos maiores avanços para o evangelho na história, com o potencial para coisas ainda maiores. Isso está além da engenharia humana. O Senhor está construindo a Sua igreja, e ela será tudo o que Ele deseja que seja. No entanto, uma das maiores pedras de tropeço para a inclusão de qualquer igreja ou líder de igreja é inveja e o medo que a alimenta.

Em um exército, pode haver um pouco de competição amigável entre a infantaria, artilharia e outros segmentos, mas quando a batalha começa, todos se amam! Eles também começam a fazer tudo o que podem para ajudar um ao outro. Pois bem sabem que sem alguma das unidades, todos podem não apenas perder a batalha, mas morrer. Devido às pressões agora vindo sobre a igreja nos Estados Unidos, existe um mover rumo à unidade como nunca vi em toda minha vida. Podemos ter recaídas, e eu esperaria enormes ataques sobre esta unidade, mas não tenho dúvidas de que a unidade necessária para cumprirmos nosso chamado não é somente uma possibilidade, mas algo certo que teremos.

Como podemos vencer a inveja se ela chegou aos nossos corações? Comece a promover aqueles mesmos dos quais antes tinha inveja. Robin McMillan conta a história de como ele uma vez foi tentado a ficar invejoso de mim quando pude comprar um carro novo quando ele, na época, era pastor de uma congregação pequena e dificultosa, e estava dirigindo um carro mais antigo e surrado. Ele, porém, resistiu os sentimentos de inveja e começou a se alegrar por eu ter podido comprar um carro novo. Seu coração mudou rapidamente e quase imediatamente alguém lhe ofertou de forma que ele pudesse comprar não apenas um carro novo, mas o mesmo modelo que eu tinha. Isso parece algo pequeno, mas significou tanto para Robin que ele ganhou uma visão de resistir à inveja, vendo-a como a chave para uma liberação da graça de Deus nas vidas de muitas pessoas. Ele tem razão nisso. Toda atual fortaleza em nossos corações pode ser transformada em uma grande vitória não apenas para nós, mas para muitos outros também.

Eu também tenho aprendido que existe algo sobre resistir inveja e fazer o oposto do que ela nos levaria a fazer. Ela quer nos levar a fazer coisas que na verdade não agradam a Deus e impedem sua especial porção de favor. Tommy Tenney gosta de dizer: “Um momento do favor de Deus vale uma vida de esforço”. Creio que isto é uma verdade bíblica sã, e parece que resistir à inveja atrai rapidamente o favor de Deus. O reino é construído sobre a graça e favor de Deus.

A melhor hora de vencer a inveja é quando ela se levanta em nossos corações. Assim, devemos aprender a aproveitar cada oportunidade para vencermos uma fortaleza reconhecendo-a, não a cobrindo e negando, mas confessando e se arrependendo, fazendo algo no espírito oposto, como por exemplo amando aqueles dos quais temos sentimentos de inveja. Se ela estiver em nós e a negarmos, podemos estar certos de que outros a verão, e isso atrapalhará nosso progresso, possivelmente mais do que qualquer outra coisa. Não permita que inveja, por quem quer que seja, tenha lugar qualquer em seu coração. Enfrente uma guerra contra ela ao determinar-se a amar, e você ficará maravilhado com quão melhor as coisas irão para você também.

Rick Joyner, 16/03/2009

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

(...)

Mensagens aos leitores deste blog

Se você quer a inclusão ou exclusão de teu endereço de email na lista de envio automático sempre que uma mensagem nova é postada neste blog , por favor envie um email solicitando: feliperudiuk@gmail.com. Se você já pediu sua inclusão mas não tem recebido nada diretamente em teu email, favor entrar em contato também.

Nenhum comentário: