domingo, 21 de junho de 2009

Palavra para a Semana nº 33


Discernindo os tempos, parte 33


Semana 23, 2009

Para brevemente revisar o propósito deste estudo, estamos abordando como discernir os tempos da perspectiva de responder a três grandes questões:

1) O que está acontecendo?
2) O que não está acontecendo?
3) O que podemos fazer a respeito?

Usar essas três perguntas em uma crise pode nos ajudar a permanecer no curso para corretamente confrontá-la e vencê-la. Ao responder a terceira pergunta – o que podemos fazer a respeito da situação – estamos também considerando o que muitos Cristãos estão perguntando: o que eles poderiam estar fazendo, tanto como Cristãos como cidadãos. Às vezes o que podemos fazer é diferente do que devemos fazer.

Os grandes males de nossos tempos, como o desprezo à vida, moralidade e integridade, e presença de ganância, racismo, e por aí adiante, não podem ser vencidos na urna de votos. Se somos privilegiados de vivermos em uma democracia na qual podemos votar em nossos líderes, isso pode ajudar a votarmos nos que têm entendimento e compromisso com a justiça e retidão. Porém, é preciso verdade para que as pessoas sejam libertas, e o Espírito do Senhor somente pode convencer o mundo do pecado. Devemos então direcioná-las ao único remédio para o pecado: a cruz de Jesus Cristo. Não existe outra forma de sermos reconciliados a Deus, somente por meio de Sua provisão.

A igreja nos Estados Unidos tem demonstrado a tendência de pegar no sono, ou se tornar negligente quanto às suas responsabilidades básicas de ser o sal e luz do mundo, quando tem uma liderança política crente. A política nunca será a resposta a crises morais e espirituais. Assim, devemos nos determinar a manter a questão principal como principal, mas isso não nega nossas responsabilidades secundárias de estarmos envolvidos em política enquanto inseridos em uma democracia. Termos um governo justo e reto é algo que somos ordenados a orar e interceder a respeito. Ao passo que intercessão bíblica é mais do que apenas orar, apesar de que essa sempre será a coisa mais importante que podemos fazer. Intercessão também significar permanecer na brecha, estando ativamente envolvido na batalha contra as trevas em nossos tempos.

Pessoalmente, perco confiança em Cristãos que começam a fazer soluções políticas como as principais soluções para os desafios de nossos tempos. Também perco confiança naqueles que não têm consideração para com responsabilidades secundárias como votar, permanecer em reuniões de escola, escrever cartas, ou de alguma forma o envolvimento cultural. Esta também é parte da Grande Comissão para o discipulado das nações.

Mesmo nos tempos da Antiga Aliança os profetas do Senhor frequentemente recebiam palavras para darem a outras nações que não fossem Israel. Por vezes, eles até mesmo eram enviados para os tirar de um caminho de loucura para que o Senhor não precisasse as julgar ou destruir. Podemos ver por todo o testemunho das Escrituras o coração do Senhor pelas nações e a disposição para usar Seu povo para falar a respeito dos tempos.

Mesmo assim, sabemos que o reino nunca virá por causa de um voto no Congresso. Porém, governos civis que se alinhem com os padrões de retidão e justiça do Senhor recebem a promessa de serem abençoados e podem ser um veículo para ajudar a preparar o caminho para o Senhor. Posições políticas podem ser uma plataforma que o Senhor usa para transformação espiritual e moral de uma nação.

Um dos grandes exemplos disso é William Wilberforce, que usou sua posição no governo britânico para não somente erradicar a escravidão na Grã-Bretanha, mas levar a cabo sua determinação de “tornar a moralidade algo atraente”. Ele mudou o rumo de uma nação de sua depravação moral provavelmente maior de toda sua história e a transformou de forma tal que o tempo após ele é conhecido por seus valores morais fortes - “a era Vitoriana”.

Isso não foi conseguido com votos, mas pela luz expulsando as trevas – a proclamação da verdade sob a unção e tempo de Deus. Os votos no Parlamento logo se alinharam com a irresistível verdade que estava prevalecendo pela terra pela ousadia, coragem e perseverança que Wilberforce e seus amigos mantiveram. Esses poucos, que se reuniam com Wilberforce frequentemente para comunhão e revestir um ao outro com determinação, persistiram no caminho até que as trevas foram expulsas de sua terra. Levou apenas poucos para começar, mas como Tolstoy declarou quanto à natureza da profecia: “É como um fogo aceso sobre madeira seca que queima, queima e queima, até que toda a madeira, palha e feno são consumidos.” Isto é esperança para os Estados Unidos em nosso tempo, assim como muitas outras nações, de que comunhões proféticas se ergam com a coragem, ousadia e perseverança para prevalecer contra as trevas.

Levará o mesmo tipo de coragem, ousadia e disposição para sacrificar que houve na fundação de nossa nação para que ela seja agora salva. Isso pode começar com poucos, mas o Senhor não está restrito por muitos ou poucos. Você é um desses? Se for, está para se encontrar com outros. Determinem-se a se reunir, para comunhão e encorajamento mútuo, e permanecer resolutos em seu propósito.


Rick Joyner, 01/06/2009


Nenhum comentário: