domingo, 28 de junho de 2009

Palavra para a Semana nº 34


Discernindo os tempos, parte 34


Semana 24, 2009

Aproximadamente vinte anos atrás, Bob Weiner, John Elliot e eu estávamos fazendo um programa de rádio juntos quando o Espírito veio sobre nós, e vimos 500.000 pequenos grupos sendo levantados por toda a nação dos Estados Unidos. Seriam lugares para onde novos convertidos iriam para salvação, cura, libertação e instrução básica na doutrina sã. Também seriam usados para levantar alguns dos grandes líderes do futuro da igreja, que não somente descobriram seu propósito nestes pequenos grupos, mas foram treinados e equipados para caminhar em seus propósitos. Dessa forma, estes pequenos grupos resultariam em um fortalecimento de toda a igreja, e a maior força para o evangelho e cumprimento da Grande Comissão.

Muitos desses pequenos grupos já foram levantados, mas estamos próximos de ver uma nova onda deles ser gerada, que será um trampolim para outro Grande Despertamento neste país. É importante que compreendamos isso porque quando encaramos grandes problemas, muitas vezes pensamos que a solução deve vir de algo grandioso, quando na verdade a principal estratégia do Senhor é usar algo pequeno. Isso parecia ser a mensagem básica da trilogia de Tolkien, O Senhor dos Anéis. Haviam grandes batalhas a ser lutadas por grandes exércitos, mas a vitória era obtida por dois pequenos hobbits.

Por esta causa, me dedico a ajudar igrejas se mobilizarem para se tornarem forças grandes e cheias de poder que podem ter grande impacto, mas sempre estou procurando pelo desconhecido e pelos humildes que o Senhor irá usar para sua grande vitória. Ambos têm seu lugar, e não enxergaremos com os dois olhos se não tivermos olhos para ambos.

Foi com reuniões pequenas que Wilberforce ajudou a mudar a textura espiritual e moral da Grã-Bretanha em seu tempo, para que ela deixasse de ser uma nação de profundas trevas e escravidão para uma das mais espirituais e morais. Ser engajado em política tem o seu lugar, mas se não for de um alicerce espiritual e moral forte, não trará mudança duradoura. A força das mudanças nos tempos de Wilberforce foi a comunhão desses pequenos grupos onde aqueles na linha de frente da guerra de cultura constantemente encorajavam e fortaleciam uns aos outros. Da mesma forma, esta é uma razão pela qual tantos pequenos grupos estão sendo gerados por igrejas agora nos EUA. São individualmente pequenos, mas juntos são destinados a ter grande impacto.

Quando recebi a visão expansiva de três dias sobre a qual escrevi no livro A Colheita, grupos pequenos eram uma parte principal da estratégia do Senhor para se lançar a rede para a grande colheita dos últimos dias. Não somente surgiram grandes líderes a partir deles, mas ajudaram a recuperar o discipulado verdadeiro e pessoal, que é a maneira mais básica que o Senhor prepara e amadurece Seu povo para o seu propósito. Isto não é para negar ou competir com grandes reuniões congregacionais, que também são importantes para se lançar a visão, adoração em grupo e “ensinamento apostólico”, assim como foi na primeira igreja em Jerusalém, mas discipulado é a base para o amadurecimento na vida Cristã.

Para sobreviver nos tempos que hão de vir, a igreja deste país deverá tanto se unificar como descentralizar. Estas podem parecer estratégias contraditórias, mas não são. Verdadeiros Cristãos, que se atêm às verdades básicas do evangelho, devem se determinar a reunirem-se e trabalharem juntos. Com o passar destes últimos meses, isso tem acontecido de maneira marcante. É também marcante quão rápido a igreja está começando a mudar, e vai mudar talvez até mais rápido do que nossa democracia na Administração Obama.

Essa nova unidade na igreja está ocorrendo por causa do pressentimento gerado pelo comportamento e leis sendo aprovadas pela Administração Obama, que parecem especificamente projetadas para abrir portas para a perseguição da igreja. Mesmo que seja muito triste ver isso ocorrendo em nossa nação, que foi iniciada por quem buscava a liberdade, especialmente a religiosa, mesmo assim essas tendências recentes estão funcionando para fortalecer e galvanizar a igreja como possivelmente nada mais já o fez antes. Isso tem ocorrido com apenas uma ameaça de perseguição, ou uma perseguição pequena, então quão mais ocorrerá quando a verdadeira perseguição se intensificar? O futuro da igreja irá brilhar mais e se tornar cada vez mais glorioso com o desdobrar destes tempos, e a oposição vai ajudar nisso.

A igreja está entendendo o recado que ou ela se une ou ela morre. Porém, a junção não se faz baseado em uma única organização, e provavelmente por fim não se dará mediante qualquer organização visível. Algumas das forças mais poderosas do mundo não são vistas, como a força da gravidade. O governo de Deus, ou Sua autoridade, nestes tempos, é na maioria não visto, construído sobre relacionamentos mais do que organização. Assim, a vindoura organização da igreja será construída mais sobre relacionamentos do que organização. É assim que estamos nos juntando e descentralizando ao mesmo tempo.

Isso não quer dizer que as organizações ou denominações cessarão de existir, mas mesmo essas estão rapidamente começando a mudar suas estratégias. Com esta devoção de abraçar às mudanças, estão novamente se tornando odres novos, flexíveis e expansíveis. Minhas expectativas aumentam muito quando vejo isso, e é muito bom.

Estratégias brilhantes e novas para redes de comunicação estão tomando forma para permitir que Cristãos se mobilizem quando preciso, para ajudar e proteger outras igrejas e Cristãos de coisas como ataques legais ou da mídia. Desde que a mídia secular parece ter quase completamente abandonado a verdade e objetividade, os recursos estão se reunindo para uma mídia Cristã que possa rapidamente ofuscar a qualidade e recursos de qualquer outra. Nada disso teria ocorrido sem as ameaças às nossas liberdades básicas. Tudo isso pode ajudar nesses tempos vindouros, mas a questão principal que podemos fazer para nos preparar para qualquer circunstância é desenvolvermos relacionamentos, primeiramente com Deus, e então com Seu povo.

Rick Joyner, 08/06/2009

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]


Nenhum comentário: