terça-feira, 25 de agosto de 2009

Palavra para a Semana nº 38


Discernindo os tempos, parte 38

Semana 28, 2009

Estamos abordando as seguintes questões:

1. O que está acontecendo?
2. O que não está acontecendo?
3. O que podemos fazer?

Temos focado na economia porque esta é a crise primária do mundo neste tempo. Se a igreja é chamada a ser “a luz do mundo” (veja Mateus 5.14), então devemos ter as respostas para os grandes problemas do mundo. A Bíblia ensina muito sobre economia e mordomia. Se seguíssemos a sabedoria da Bíblia, é certo que não estaríamos na crise em que estamos, pessoalmente, como nação, ou no mundo. Todos os problemas do mundo são basicamente o resultado do homem tentando governar o mundo sem a ajuda de Deus. Ainda assim, se seguirmos os Seus caminhos para sairmos dessa crise, deveremos estar pisando solo possivelmente muito mais firme do que jamais antes, tanto em termos pessoais como a nível de nação.

Vamos para as respostas das questões acima: 1) O que está acontecendo? A economia toda saiu do equilíbrio e está cada vez mais ficando atolada em uma condição que ninguém parece saber como nos tirar. O governo jogou um trilhão de dólares na economia como estímulo e muito pouco está acontecendo. Esta é a resposta à questão 2: “O que não está acontecendo?” Na verdade, nada está acontecendo – porque a economia não está sendo estimulada. Isso por causa de uma falta de compreensão básica sobre o que está desestabilizado e o que é necessário para a tirar, seja o que for, desta condição. Colocar gasolina no tanque de um carro que está preso na lama não é a resposta a fazê-lo operar novamente. Alguém precisa colocar algo debaixo dos pneus para dá-lo tração. Em essência, isso não está sendo sequer considerado pelo governo. Por que?

Nosso governo perdeu o senso de realidade em algumas perspectivas básicas. Ele não apenas parece ter alguém que realmente entenda as questões da economia ou negócios em no sentido amplo, mas também saiu de sintonia com o mundo real em outras formas básicas. O motivo disso é que ele é dirigido por advogados. Esta é uma generalização e não verdadeira para todos, mas a resposta de um advogado a um problema é fazer uma lei ou regra para corrigi-lo, quando o que precisamos é de liderança e gestão idônea. Se o nosso governo fosse construído com base em princípios sãos de gestão, seria uma fração de seu atual tamanho e estaria fazendo muito mais do que faz atualmente.

Nosso governo está se afogando em tanta papelada desnecessária e regulamentação excessiva que eles sequer podem ver as reais soluções, muito menos guiar-nos para fora de problemas. Muitos estão argumentando que foi uma falta de regulamentação nos mercados, especialmente com os derivativos, que nos trouxe à este brejo. É verdade que os mercados precisavam de mais regulamentação, mas a reação excessiva do governo interferir nos negócios de forma geral e aprovar mais camadas de regulamentos onde isto não seja necessários não poderia estar vindo em tempo pior. Para usar a metáfora do veículo como sendo a economia, ele estava indo bem exceto em algumas áreas, então a resposta era corrigir estas áreas e deixar o resto em paz. Quase tudo que o governo está procurando fazer para corrigir a economia está tendo o efeito reverso e nos colocando em um problema ainda mais profundo.

Reforma de abusos e exageros judiciais [tort reform] e simplificar o código de impostos daria nossa máquina econômica mais tração do que ela possivelmente jamais teve. Isso corrigiria a crise da saúde, e não apenas nos permitiria equilibrar o orçamento, mas poderíamos pagar a dívida nacional. Também tornaria a previdência social uma repartição saudável, mas grandemente aumentaria o que podemos fazer por nossos anciãos, assim como crianças. Isso poderia ser feito enquanto que completamente protegendo o meio-ambiente. Apenas a eliminação de papelada desnecessária causada por tal ineficiência pouparia milhões, se não bilhões, de árvores por ano, e grandemente reduziria a quantidade de lixo, combustíveis fósseis consumidos, e por aí adiante. Lógico que nosso governo, porém, não vai considerar uma reforma contra abusos judiciários, porque a maior parte deles são advogados. Esta uma coisa na verdade poderia corrigir quase tudo que está se esfacelando nestes tempos e fazer a economia retomar com uma força enorme.

Com um pouco de boa gestão, poderíamos levantar o nível de nossa segurança nacional sem que isso nos custe um centavo a mais. Administração ruim e mordomia ruim são desperdícios e pecados. Na Parábola dos Talentos, o Senhor disse que seríamos chamados de “servos maus e negligentes” (veja Mateus 25.26) por causa destes pecados. Por que ninguém no governo está falando sobre essas questões? Porque são advogados, e não os entendem realmente.

Quanto à política externa, os Estados Unidos poderia ainda ser a maior bênção às nações na história. Primeiro, alguns dos nossos piores problemas internacionais são resultado de fazermos alianças com pessoas por pensarmos que “o inimigo de meu inimigo é meu amigo”. As Escrituras são muito diretas em condenar tais alianças e tem uma abundância de exemplos que nos avisam do que acontece se buscarmos um tipo de política internacional vaga. Estas alianças sempre voltam a nos assombrar como problemas piores. Devemos ser os amigos mais próximos daqueles que partilham de nossos valores – recompensando aqueles que fazem o bem ao seu povo e penalizar os que fazem o mal.

Quanto a ajuda a outros países, exportar liderança e princípios de administração idônea ajudam muito mais as nações em desenvolvimento do que caridade. Trata-se do antigo provérbio: “Dê a um homem um peixe e ele terá uma refeição. Ensine-o a pescar, e ele poderá se alimentar pelo resto de sua vida”.

Resumindo, já faz tempo que nos afastamos da sabedoria básica e bom senso quanto a como administramos o governo e quem elegemos para fazê-lo. A culpa disso não pode ir para apenas um partido – existe culpa ampla em ambos lados. Não estar no poder e estar um pouco mais humilde, na verdade, dá ao Partido Republicano uma oportunidade de encontrar e construir sobre valores centrais. O Partido Democrata caiu tanto para a esquerda que provavelmente se encontre no mesmo lugar logo, logo. Uma águia precisa tanto de uma asa esquerda como direita para voar, mas tentar voar apenas com a esquerda, como estamos fazendo agora, está colocando a nação em um espiral de morte. Estamos neste tipo de perigo como nação.

Agora, um relance à resposta da questão 3: “O que podemos fazer?” Nossos problemas já estão além da remediação humana; devemos nos tornar para o Senhor. Como lemos nas profecias de Isaías e Jeremias, uma das principais maldições que vêm sobre uma nação que dá as costas ao Senhor é liderança má, imatura e tola. Precisamos orar ao Senhor para que Ele envie liderança que é segundo o Seu coração, que busca o favor do Senhor, para que Ele nos salve. Não existe outra resposta.

Rick Joyner, 06/07/2009

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]


Nenhum comentário: