segunda-feira, 27 de julho de 2009

Palavra para a Semana nº 37


Discernindo os tempos, parte 37


Semana 27, 2009

Estamos abordando as seguintes questões:

1. O que está acontecendo?
2. O que não está acontecendo?
3. O que podemos fazer a respeito?

Esta semana falaremos sobre a questão 2: o que não está acontecendo?

A primeira coisa que não está ocorrendo é uma recuperação econômica. Como Cristãos, precisamos entender a economia, por uma série de motivos. Primeiro, foi estimado que de 30 a 50 por cento dos ensinamentos bíblicos de justiça estão relacionados a mordomia. Nos ensinamentos do Senhor, como na Parábola dos Talentos, é óbvio que Ele espera que Seu povo obtenha um máximo retorno para com o que Ele nos confia. Ao sermos chamados a ser o sal e luz para as nações nas quais fomos colocados, devemos considerar a mordomia de nossos recursos também como algo importante. Último, mas não de menor importância, é que a marca da besta é uma marca econômica que determinará se poderemos “comprar ou realizar comércio” neste mundo (veja Apocalipse 13.17). Para entender esta marca, precisamos de uma compreensão básica da economia e dos mercados.

Sou dos que têm a convicção básica de que para que possamos cumprir com nossos chamados, devemos ser a luz do mundo e portanto devemos ser as pessoas que mais buscam conhecimento e as mais informadas na terra. Entendo que nem todos os Cristãos precisam ter conhecimento profundo sobre todas essas questões, mas precisamos ter o suficiente para discernir e ter juízo, e por vezes nos posicionarmos verbalmente em assuntos. Por esta causa, ocasionalmente abordarei estas questões de forma que você possa ter conhecimento básico o suficiente para entender algumas das grandes tendências ocorrendo no mundo.

Para entender os mercados, que refletem os trâmites humanos básicos e alguns dos assuntos básicos de onde está o coração das pessoas, vamos começar com a bolsa de valores porque é um barômetro da economia como um todo. O valor da bolsa de valores Americana é basicamente o valor dos negócios nos Estados Unidos neste tempo. Pessoas que estão investindo dinheiro em algo têm um incentivo a entender o que estão fazendo. As ferramentas investigativas e os recursos de gestores de dinheiro pode competir com a CIA. Por causa disto, eles acertam muito mais do que erram. Eles se retraíram dos mercados, e ele afundou, porque podiam antever muito do que estamos agora experimentando.

Enquanto escrevo isso, o decadente mercado de ações parece ter se nivelado, e até mesmo subiu um pouco, mas por quê? Na maior parte tem sido porque as más notícias não eram tão ruins como esperado, o que é um sinal fatal para seu futuro. O fato dos mercados estarem tão voláteis indica que são na maior parte investidores de curto prazo que estão surfando os altos e baixos mais do que fazendo investimentos a longo prazo. Uma enorme quantidade de dinheiro foi retirada dos mercados e está nos bastidores, esperando voltar. Fazem isso com surtos rápidos mas depois se retraem novamente. Isso já é boa notícia, ou ao menos algo não tão ruim como esperado, mas é também uma indicação de que o fundo não foi atingido, e não há bons investimentos agora.

Assim, não devemos ficar surpresos se a bolsa começar a cair de novo, mesmo até o nível de 3.000 a 4.000 no Dow Jones. A Administração Obama começou com muita promessa, mas as ações pareciam quase designadas a sufocar os EUA de seu futuro e força econômica. Não creio que isso seja por causa de intento maligno, mas ignorância. Mesmo assim, as prospecções de longo prazo para os Estados Unidos estão ficando mais negativas com o passar de quase toda semana. Como na própria história, muitos poucos parecem dispostos, neste ponto, de dizer ao imperador que ele não está com roupas, ou até mesmo dizer um ao outro que é assim que estamos atualmente no congresso e administração.

A máquina econômica de nosso país é enorme, rica e resiliente, mas agora estamos como um carro que tem 300 cavalos de potência, e exercendo todo seu potencial, mas preso na areia e não indo a lugar algum. A economia não tem um piso firme para ir para a frente neste tempo, e parece que ninguém no poder sabe como corrigir isso.

O que devemos fazer? Esta é a pergunta 3, e abordaremos ela após tomarmos uma semana a mais para discutir alguns fatores que parece que ninguém quer trazer à tona. Porém, por volta, prepare-se para as maiores oportunidades para os que entendem a economia do reino e também para o evangelho. Estes serão os tempos mais intensos e cheios de plenitude e satisfação para sermos Cristãos, talvez desde que o próprio Senhor Jesus andou sobre a terra.

Aqueles que esperam no Senhor nunca serão frustrados.

Aqueles que têm fé nEle serão recompensados.

Aqueles que têm verdadeira fé buscam a cidade que Deus está construindo, uma que tem alicerces, e está começando a se tornar visível.

Rick Joyner, 29/06/2009

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: