sábado, 29 de agosto de 2009

Palavra para a Semana nº 39


Discernindo os tempos, parte 39


Semana 29, 2009

Continuamos a falar das seguintes questões relacionadas ao que hoje ocorre no mundo:

1. O que está acontecendo?
2. O que não está acontecendo?
3. O que podemos fazer a respeito?

Da perspectiva de nosso chamado de sermos “a luz do mundo” (veja Mateus 5.14), devemos ter respostas do Senhor quanto aos grandes problemas que o mundo enfrenta. Estamos tomando um pouco de tempo para falar sobre assuntos da economia mundial porque estes serão alguns dos maiores assuntos no fim dos tempos, e é por isso que a “marca da besta” é uma marca econômica, que determina quem pode “comprar, vender ou fazer comércio” (veja Apocalipse 13.17).

A economia lida com transações humanos e, assim, é um dos maiores barômetros da condição humana. Por esta causa, devemos estar compelidos, como Cristãos, a entender assuntos econômicos básicos, o que na verdade não é difícil. Mesmo o complexo mercado de derivativos que foram parte da causa para a atual crise pode ser entendido com um pouco de esforço.

Apesar da economia moderna ter se tornado interconectada com o mundo arredor, o básico pode ser compreendido facilmente. Feito isso, os princípios podem se tornar paradigmas, ou malha, para se compreender muitas coisas sobre o mundo no fim dos tempos e sobre a vinda do reino de Deus, e como devemos nos preparar para ambos.

A economia dos Estados Unidos tem sido a mais forte do mundo por aproximadamente um século e também se tornou uma peça essencial para a economia mundial. Por esta causa, existe uma expressão que diz que se a economia dos EUA espirrar, o mundo pega um resfriado. Enormes problemas têm recentemente surgido na economia dos EUA que têm virtualmente trazido a economia de todo o mundo para baixo, o que revela mais sobre toda a economia do mundo. Existe uma batalha ocorrendo agora sobre qual direção deve ser tomada para procurar corrigir estes problemas. Uma delas é controle cada vez mais centralizado, ou socialismo, e a outra é maior descentralização, menos interdependência, que é basicamente a economia orientada pelo mercado.

Pesquisas e eleições mostram que quando as pessoas começam a temer, elas se voltam para o governo para obter as respostas para todos os seus problemas. Portanto, políticas e políticos socialistas tendem a ganhar em tempos economicamente tragam medo. Quando as pessoas se sentem seguras, elas querem que o governo se afaste ou ao menos se torne menos intrusivo e caro. Como resultado, políticas e políticos conservadores tendem a ganhar em tempos econômicos bons. Essas tendências têm contribuído para muitos de nossos problemas mais profundos porque estão em sincronia oposta exata do que é preciso no tempo em questão. Políticas socialistas podem tornar muito mais difícil para um mercado livre sair da lama. Da mesma forma, quando regulamentações e controle imposto pelo governo são necessários, seria muito melhor isso ocorrer em tempos bons do que ruins para que não haja tão grande tendência para reações exageradas.

O povo de Deus tende a fazer o mesmo; quando estamos em dificuldades, ou o medo surge, nos tornamos para Deus. Quando estamos bem, tendemos mais a querer-Lo no pano de fundo de nossas vidas. Por causa disso, vemos o Senhor permitindo ou liberando dificuldades sobre Seu povo para que este se volte para Ele. É trágico que isso precise ocorrer, mas é uma tendências bíblica irrefutável e histórica.

O motivo que aqueles que não conhecem a Deus se voltam para o governo ocorrer dessa mesma maneira é porque o governo é seu deus. E deus não é apenas algo que você ame, mas no qual você coloca sua confiança. É por isso que no final o governo se torna o deus das pessoas, quando as maiores ilusões e enganos cobrem a terra.

Uma das tendências mais assustadoras no presente abalo econômico mundial é o grau até onde os líderes do governo têm descaradamente mentido ao país e saído ilesos com muito pouco protesto da mídia ou do povo. Ou eles sentem que o povo é estúpido demais para pegar as contradições em suas declarações ou o povo está tão cegos e por isso conseguem sair ilesos facilmente mesmo falando o que falam. As pessoas não são assim tão estúpidas, o que indica que elas chegaram a este nível de cegueira. Isso parece claramente ser o que está profetizado em Isaías 60 quando lemos que “as trevas cobrirão toda a terra, e profundas trevas todos os povos...”.

Existe também um ceticismo desgastado onde muitos esperam receber mentiras de seus líderes de governo. Como diz a piada cínica: “Como você sabe que um político está mentindo? Quando seus lábios estão se movendo.” Mentir ao Congresso é uma ofensa séria, mas por que não é ofensa o Congresso mentir? Quanto a alguns oficiais, você chega a pensar se eles sequer ainda sabem o que é verdade.

Porém, isso não é apenas com políticos, mas tem se tornado uma prática cada vez mais aceita nos negócios. Essa falta de devoção à verdade está produzindo muitos erros econômicos e políticos que estão resultando no abalar do próprio alicerce do governo e sociedade. Isto está profetizado nas Escrituras, e está acontecendo em ritmo crescente. E também abrirá a porta para outra profecia ser cumprida.

No fim dos tempos, lemos que uma grande adoração de outro deus será direcionada àquele que buscou autoridade: o anticristo, ou homem do pecado. O anticristo não é apenas alguém que está contra Cristo. Lemos nas profecias que ele se torna um substituto de Cristo, tomando seu trono no templo de Deus (a igreja) e se mostrando como sendo deus, tomando o justo lugar de Cristo. Também lemos que isso não vai durar por muito tempo, mas o Senhor o consumirá com o sopro de Sua boca: Sua verdade.

Por isso, é fundamentalmente importante que nossa confiança esteja em Deus, não nos homens, e não em governos. O Senhor deve ser nossa Fonte e Esperança. Veremos uma “economia do reino” começar a surgir que é separada do mundo – uma que estará nele e o ajudará o tanto quanto puder, mas não será dele. Aspectos dessa economia do reino já estão se tornando claros, mas a base para tal é realmente o básico para a vida Cristã: amar a Deus e um ao outro, e colocar nossa confiança nEle. Os poderes desta economia são a sua Fonte e a simplicidade de devoção a Ele. Você não precisa ser um gênio para compreendê-la ou fazer parte dela. Você precisa apenas ser um verdadeiro adorador de Deus.

Rick Joyner, 13/07/2009

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: