sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Palavra para a Semana nº 45


Discernindo os tempos, parte 45


Semana 35, 2009

Temos falado sobre o fato de que há uma nação emergindo dentro de todas as nações, e é a “nação santa”. É nela que nossa verdadeira cidadania repousa. Se estamos crescendo no Senhor, nossa identidade irá crescer mais em relação a nossos cidadãos companheiros da nação santa do que qualquer outra identidade nacional, cultural ou até mesmo racial. Da mesma forma, nossa esperança estará mais na nação santa emergente do que em qualquer outro governo humano.

Por sermos chamados de sal e luz do mundo, temos também falado sobre nossa responsabilidade de buscar o bem das nações nas quais peregrinamos. Ainda assim, nosso principal foco e esperança devem sempre estar na nação santa, o reino de Deus. Como vemos em Daniel 2, o governo de Deus irá emergir e crescer à medida que os reinos deste mundo entram em colapso.

Vemos também nas Escrituras que quando alguém foi chamado como profeta às nações, ele deveria discernir o significado dos acontecimentos relevantes de seu tempo. Mesmo debaixo da Antiga Aliança, quando Deus só tinha uma aliança com uma nação, Israel, os profetas da mesma frequentemente davam palavras e até iam falar às outras nações sobre eventos e acontecimentos recentes. Isso é porque Deus ama a todos os homens, e o propósito de Israel era ser um mediador entre Deus e as nações. Este é um propósito básico de Sua nação santa – ser uma luz em todas as nações.

A diferença entre os profetas “maiores” e “menores” nas Escrituras é muito mais do que a quantidade de profecias. A amplitude de visão e entendimento dos profetas maiores em relação às outras nações e acontecimentos relevantes da época são incríveis. Eles tinham até uma profundidade incrível da história das nações considerando que não tinham Internet, televisão e nem mesmo bibliotecas! Estavam vitalmente em contato com os acontecimentos recentes e tinham um conhecimento profundo da mente do Senhor com relação a esses eventos e as nações.

Moisés uma vez declarou que era seu desejo que todo o povo de Deus fosse profeta. É provável que tenha recebido isso do Senhor, com quem passava muito tempo. O Senhor queria que todo o Seu povo ficasse tão próximo dEle que conhecesse Seus pensamentos e caminhos, e pudesse ser todo composto por embaixadores fidedignos. Israel foi chamada para ser uma nação profética. À medida que a nação se desviava, o Senhor chamava a indivíduos fiéis como profetas, que falassem não somente à Israel, mas a outras nações também, a quem o Senhor queria ajudar.

A nação santa, a igreja, é da mesma forma chamada de profeta às nações. O Apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios que todos eles podiam profetizar (veja I Coríntios 14.31). Profetas são parte do corpo e haverá lugar e função específicos para eles até que venha “o que é perfeito”, a saber, o próprio Senhor. Ainda assim, Ele também deixou claro que pode usar a qualquer um dentre Seu povo para falar, a qualquer tempo. A Bíblia também deixa claro que isso será especialmente verdadeiro nos fins destes tempos (veja Atos 2.17-18). Como vemos aqui, sonhos, visões e profecia virão sobre todos “nos últimos dias”, porque neles, precisaremos deste tipo de orientação específica. É por isso que temos nos dedicado a entender e ensinar sobre profecia, sonhos e visões por muitos anos; sabemos que quanto mais perto estivermos do fim destes tempos, mais comum estes serão e mais precisaremos deles.

O primeiro a andar com Deus após a queda foi Enoque, a respeito do qual lemos que profetizou (veja Judas 14). Um bom argumento pode ser elaborado no seguinte: todos que verdadeiramente andaram com Deus profetizaram, mesmo os que não crêem, o Senhor ainda usa as pessoas para profetizar. Alguns chamaram a pregação inspirada de profecia, mas é mais do que isso. Apesar da pregação e o ensino ungidos serem também a palavra viva de Deus ou uma mensagem dEle, profecia está em um nível diferente. Tenho visto muitos pregadores e mestres, debaixo da unção, passarem a profetizar. Quando isso acontecia, eles frequentemente depois faziam uma ressalva como “algo veio sobre mim”, e de fato veio.

Temos discutido as tendências recentes em nossa nação nas Palavras para a Semana, inclusive o agito a respeito do debate do novo plano de saúde. Talvez você imagine por que eu não esteja abordando isso aqui. Tenho coberto os pontos específicos destes eventos nos Boletins Especiais que tenho escrito, mas quero aqui ir mais a fundo em examinar o que está ocorrendo no ciclo semanal.

Certamente não diria que esses Boletins sejam a razão completa pelo que está se agitando na nação, mas teve um certo papel nisso. Logo que foram postados em nosso site em Julho, tivemos rapidamente mais de mil consultas. Me disseram até que pessoas viram cópias de quarta geração do mesmo no primeiro dia em que foi postado. Certamente espalhou rápido, e acho que não temos visto esse tipo de atividade em nosso site desde o 11 de Setembro [2001], quando por um tempo recebemos mais de um milhão de consultas por dia. Em Julho, um tipo de fogo se iniciou, e as idéias desdobradas nos Boletins parece que se tornaram pontos recorrentes em reuniões municipais, noticiários, e até mesmo uma menção Presidencial.

Nos Boletins Especiais estou tratando do que está acontecendo, mas, com você, quero trazer o por quê de estar acontecendo e como você é chamado para fazer parte. “Senti como se algo tivesse vindo sobre mim” quando os escrevi, o que reconheço como Espírito Santo. Senti que seria consumido por fogo se não os tivesse escrito. Não tinha idéia alguma que seriam usados para acordar as pessoas ou se iam me trazer complicações grandes com poderes que estão fazendo as obras das trevas, que por sua vez não gostam da luz. Isso não me preocupa. Minha preocupação é ser obediente. Então, após eu ter sido obediente, senti que o peso foi aliviado. É isso o que alguns dos profetas nas Escrituras chamam de “o fardo do Senhor”.

Existem palavras proféticas e atos proféticos. Existem coisas que somos chamados a falar, e coisas que somos chamados a fazer para firmar a verdade, retidão e justiça. É improvável que todos comparecendo às reuniões municipais sejam Cristãos, mas muitos são, e muitos estão indo a essas porque sentem o mesmo peso por seu país e seus amados, assim como senti enquanto escrevia os Boletins. Estes Cristãos estão se tornando um exército mobilizado que permanecerá em prol da verdade, retidão e justiça. Você não está ouvindo o chamado para fazer parte disso?

Rick Joyner, 24/08/2009

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: