domingo, 18 de outubro de 2009

Palavra para a Semana nº 47


Discernindo os tempos, parte 47


Semana 37, 2009

Cristãos têm um mandado básico de libertar pessoas. O fato de que a escravidão pôde ter existido nos Estados Unidos, que é uma nação dedicada à liberdade, é evidência de grande desconexão na mente e teologia da nação naquele tempo. Porém, alguns viram isso e pregaram liberdade a todos. Por aproximadamente um século, isso continuou com aparentemente pouco efeito. Porém, esses mensageiros fiéis estavam preparando o solo, e suas palavras estavam cumprindo seu propósito. Como falamos antes, quando a nação estava pronta para colheita, a Palavra ungida começou a lançar fagulhas que acenderam um fogo que não podia se apagar até que toda “madeira, feno e palha” fossem consumidos. E a escravidão foi abolida.

Mesmo se a Palavra for pregada com grande unção e clareza, pode parecer ter tido pouco efeito até que as condições estejam corretas; a própria Palavra estará ajudando a prepará-las. É por isso que, como Paulo indicou aos Coríntios, todos os servos fazem a sua parte, seja plantando ou colhendo, e não sabemos realmente quem merece maior crédito. Isso não importa, o que importa é que todos devemos simplesmente ser obedientes.

Quando um grande avivamento entra em ignição, pode ser mais fruto de pregadores fiéis naquela região que têm trabalhado por bom tempo do que resultado de um pregador que por fim entrega a mensagem quando a fagulha acende a chama.

Porém, quando o fogo se inicia, o trabalho não findou, e de muitas formas só começou. O que seria este trabalho? O de ajuntar novos crentes a consolidação destes no reino. Isso se chama “discipulado”.

Estudos recentemente publicados pelo grupo de pesquisa Barna indicam que até 65 % dos grupos populacionais chamados “baby busters” e “Mosaics” (os que nasceram após os “baby boomers”) consideram que assumiram um compromisso com Cristo, e somente 3 % têm uma visão de mundo Cristã (UnChristian, páginas 74-75). Isso revela que o Cristianismo Norte-americano tem sido muito eficaz em levar as pessoas a tomar decisões por Cristo, mas obviamente não eficaz no discipulado. Provavelmente esta é a razão que o Cristianismo de nosso país é visto por muitos no mundo como bem raso e até pervertido.

Outros estudos têm mostrado que não se pode distinguir muitos Cristãos Norte-americanos de pagãos em questões básicas de caráter como mentira, roubo, fidelidade e práticas morais essenciais. Isso é evidência clara de termos falhado em nossa comissão mais básica – a Grande Comissão, a saber, fazer discípulos, não apenas convertidos, ensinando-os a observar tudo o que o Senhor nos ordenou.

Este mandado para fazer discípulos não foi apenas para indivíduos mas para nações. Esta é de fato uma ordem grandiosa, exigente, mas o Senhor não nos dá ordens que não pretende nos capacitar para executar. À medida que fogos espirituais estão sendo agora acesos nos EUA, e podemos esperar muitos convertidos, devemos também olhar àqueles que podem ter sido “convertidos” por muito tempo, mas não têm sido ensinados ou feito discípulos. Para um pecador se arrepender, lemos que isso causa alegria nos céus e deverá causar na terra também. Nos alegrando com isso, devemos também levar esse novo convertido a um lugar de segurança sagrado, assim como não permitiríamos um recém-nascido procurar cuidar de seu próprio crescimento.

Verdadeiro discipulado bíblico deve ser restaurado para que a igreja para cumpra com seu propósito.

Rick Joyner, 07/09/2009

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: