domingo, 17 de janeiro de 2010

Palavra para a Semana nº 02


Preparados para os tempos, parte 02


Semana 02, 2010

A Palavra Escrita de Deus, as Escrituras, é a base para toda doutrina Cristã. O dom de profecia não é usado para se estabelecer doutrinas, mas usado pelo Senhor para direcionar o Seu povo no presente e, algumas vezes, revelar o futuro. Quando revelações proféticas foram usadas erroneamente para estabelecer um novo ensinamento, inevitavelmente se tornavam falsos ensinamentos e frequentemente resultavam no início de uma seita. Nunca devemos dar crédito a alguém que busca usar revelação para estabelecer uma doutrina. Recebemos apenas a Palavra de Deus escrita para doutrina ou os ensinamentos da igreja.

Da mesma forma, a Palavra de Deus escrita nunca foi feita para suplantar a comunicação pessoal e presente conosco, o que Ele frequentemente faz por meio do dom de profecia. Como lemos em João 10, Suas ovelhas conhecem Sua voz, e O seguem porque conhecem essa voz. Mesmo no Antigo Testamento, o povo de Deus era repetidamente exortado a obedecer Seus mandamentos e prestar atenção à Sua voz. A qualidade de um relacionamento é determinada pela qualidade da comunicação, e isso ocorre em nosso relacionamento com o Senhor. Essa comunicação não é apenas o que Ele tem falado no passado. Aprendemos que não vivemos somente do pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (veja Mateus 4.4), o que está no presente.

Uma das metáforas básicas de como Jesus se relaciona com o Seu povo é como Cabeça de Seu Corpo, a saber, a igreja. Assim como nossa cabeça se comunica com toda parte do corpo, Jesus quer direcionar Seu corpo com comunicação à toda parte. Todo membro do corpo de Cristo pode, e deve, ter a sua própria comunicação com Ele. Ele tem um relacionamento pessoal com cada um dos Seus. Todo Cristão deve conhecer a Seus caminhos como ensinados nas Escrituras, e devem conhecer Sua voz.

Todas metáforas são limitadas em sua aplicação. Porém, podemos esperar, antes do fim destes tempos, que o povo do Senhor esteja tão próximo a Ele e tão sensível à sua orientação e liderança e trabalharão em harmonia tal que vão maravilhar até um corpo humano perfeito, como profetizado em Joel 2.

Outras metáforas de como Ele se relaciona conosco devem ser consideradas, o que implica em diferentes formas com as quais Ele fala a nós. Por exemplo, Sua igreja é chamada de Sua Noiva. Uma comunicação amorosa, romântica de Deus tem pouco ou nada a ver com propósitos estratégicos, ou trabalho, mas é simplesmente uma questão de amor. Como previamente consideramos, que tipo de relacionamento seria se no dia do casamento o noivo entregasse um livro à sua noiva que escreveu para que não precisasse falar com ela de novo! Não permita ninguém, ou nenhum ensinamento, te roubar seu relacionamento pessoal com o Senhor.

Ter doutrinas precisas é importante. Podemos ter a verdade mas não a amarmos. São as pessoas que amam que permanecem fiéis até o fim. A principal descrição de nosso trabalho é amarmos a Deus acima de todas as coisas. Esta não é apenas uma doutrina com a qual precisamos concordar, mas uma que precisamos fazer. Este amor é construído por intercâmbio, comunicação e toques pessoais, sendo Deus quem os faz melhor. Quem tiver apenas doutrinas sem um relacionamento pessoal com Ele tem uma forma de piedade, mas não o seu verdadeiro poder. Um toque pessoal de Deus pode fazer o que muitos anos de ensino não podem. Porém, o ensino também é algo importante.

Desenvolver um relacionamento pessoal com o Senhor é tão importante quanto crescer no conhecimento da doutrina sã. Os Cristãos mais saudáveis estarão em busca de ambos. Com maturidade, vem maior autoridade, assim como para as crianças. Quanto mais maduras se tornam, menos precisaremos as instruir sobre toda coisinha. O mesmo é verdade com o Senhor. Os apóstolos não eram levados pela mão, foram enviados pelo Senhor. Como vemos no livro de Atos, eles tomavam decisões sobre o que fazer a para onde ir sem uma revelação direta do Senhor. Quando o Senhor precisou redirecioná-los, Ele lhes daria um sonho, visão ou palavra, mas estes eram servos fidedignos, maduros o suficiente no Senhor para que Ele lhes confiasse para tomar maior parte de suas decisões. Somente os imaturos precisam de orientação constante, assim como com as crianças. Quando mais maduros nos tornamos no Senhor, o menos Ele precisa nos direcionar. Porém, é correto os imaturos serem imaturos e precisarem de muito mais orientação. São nestes momentos que Eles virão a conhecer Sua voz.

Devemos também ter uma dedicação básica de conhecer a voz do do Senhor e obedecê-Lo em todas as coisas. Devemos também procurar ser maduros para que conheçamos Sua mente e coração, e, compartilhando estes, seremos maduros e fidedignos o suficiente para recebermos nossa própria autoridade. Tais filhos e filhas são a alegria de qualquer pai verdadeiramente nobre, e isso é verdade para nosso Pai que está nos céus. Ainda assim, nosso Pai é também Rei e para sempre será, e para sempre deve ser a nossa dedicação a de fazer Sua vontade.

Uma grande quantidade do conhecimento do Senhor e de Seus caminhos nos são fornecidos na Bíblia. Por isso, devemos também ter uma dedicação profunda e contínua de aprofundar nossas raízes mais a fundo no conhecimento e compreensão de Sua Palavra escrita. Não é uma questão de ou uma ou outra no a conhecer à Sua voz e as Escrituras, mas ambos juntos. À medida que começamos a conhecer à Sua voz, podemos começar isso sabendo que Sua voz nunca contradiz Sua Palavra escrita. Verdadeira profecia nunca estará em conflito com doutrina sã e bíblica. Temos esta verdade como um firme alicerce para conhecermos melhor à Sua voz.

Nossa devoção neste ano será de aprofundarmos nossas raízes mais a fundo nas Escrituras, amar à Sua verdade e querer conhecer aos Seus caminhos o suficiente para buscá-los. Também procuraremos conhecer melhor à Sua voz aproximando-nos dEle. Se permanecermos focados nesta busca, este será um dos melhores e mais importantes anos de nossas vidas. Nos tempos que virão, nossas vidas provavelmente dependerão de quão bem buscamos estas disciplinas básicas como verdadeiros discípulos.

Rick Joyner, 04/01/2009

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: