domingo, 24 de janeiro de 2010

Palavra para a Semana nº 03


Preparados para os tempos, parte 03


Semana 03, 2010

A vida Cristã realmente forte terá uma profunda compreensão das Escrituras, com uma devoção para ir mais a fundo, assim como conhecer a voz do Senhor, de conhecê-Lo melhor. Esta é nossa determinação, neste ano, em nosso estudo. Se conseguirmos estas duas coisas, terá sido um ano de muito sucesso.

Como já dito antes, sabemos que nunca haverá um conflito entre a Palavra de Deus escrita e qualquer mensagem ou revelação que venha dEle. Sua Palavra nos garante que Ele não pode mentir e nunca mudará. Sua Palavra escrita, a Bíblia, portanto, nos fornece um alicerce fiel para julgar a toda profecia. Nenhuma profecia ou mensagem de Deus jamais contradirá qualquer coisa nas Escrituras.

A forma ocidental de pensar, baseada em lógica vertical, frequentemente nos leva a estabelecer um princípio para tudo. Algumas vezes estes são bons e úteis, e algumas vezes podem ser uma pedra de tropeço que nos bloqueia da verdade. Certamente alguns princípios básicos podem nos ajudar a permanecer no caminho para uma fé bíblica sã e a capacidade de discernir a voz do Senhor, assim como vozes que não sejam dEle. Elaboraremos mais sobre isso, mas também devemos saber que estes não são os aspectos mais importantes de se conhecer a verdade e Sua voz. A Verdade é uma Pessoa, não apenas fatos.

Pense no seguinte: Conseguiria eu lhe descrever uma voz e você reconhecê-la com muita confiança? Teria dificuldade para colocar em palavras como é a voz da minha esposa, exceto se usar algumas generalizações. Duvido que alguém que jamais ouviu sua voz poderia reconhecê-la assim. Porém, se ela estivesse em meio a uma grande quantidade de pessoas e estando todas conversando, saberia imediatamente qual a voz dela. Como? Porque já passei muito tempo com ela. Da mesma forma, penso que a única forma que podemos realmente conhecer a voz do Senhor é termos estado com Ele.

Existem de fato apenas duas formas pelas quais reconhecemos aos outros: pelo rosto ou voz. Quantos que você reconheceria pelas suas mãos ou pés, a não ser que houvesse algum aspecto que realmente ressaltasse? De novo, reconhecemos aos outros pelo seu rosto ou voz. A Palavra de Deus nos impele a buscar à face do Senhor e conhecer Sua voz.

Li a Bíblia muitas vezes e estudei a fundo como o Senhor falou às pessoas. Porém, não é assim que conheço a voz do Senhor. Não a conheço por causa de um tom audível como é com a minha esposa, mas a conheço por um tom espiritual, que é da mesma forma único no universo. Entretanto, como as Escrituras ensinam, existem muitas vozes diferentes no universo, que são todas únicas. Como distinguimos isso, então? De novo, devemos conhecê-Lo.

O Senhor poderia obviamente fazer Sua voz tão diferente que não houvesse forma alguma de que outros chegassem perto de duplicá-la. Seríamos assim sempre capazes de distinguir a Sua da dos outros, mas Ele não fez isso para o nosso bem. Para conhecer o tom espiritual da voz do Senhor, devemos conhecer Seu coração e mente, conhecendo, assim, a Ele mesmo. Nisso nós crescemos à medida que crescemos nEle. Os que não são verdadeiros discípulos, buscadores, não serão capazes de distinguir Sua voz.

É por isso também que o Senhor não disse que os cordeiros conheciam a Sua voz, mas ovelhas. Os cordeiros, mais jovens, precisam seguir aos mais maduros até que conheçam Sua voz tão bem que a possam distinguir das outras.

Uma vez ouvi uma história de um homem que estava sentado em um monte no Oriente Médio. Ele viu três pastores vindo de direções diferentes, trazendo seus rebanhos a um poço com água, todos ao mesmo tempo. O homem pensou que estava para ver uma confusão tal destes três rebanhos que os pastores nunca seriam capazes de separar todos os animais. E certamente, quando elas chegaram à água, os rebanhos se misturaram de forma que não mais pudessem ser distinguidos. Mas os pastores não pareciam preocupados, apenas ficaram conversando entre si. Depois que as ovelhas todas tomaram água, cada pastor tomou um caminho diferente e começou a cantar enquanto andava. Houve uma grande convulsão neste enorme rebanho aumentado, mas então pequenos alinhamentos de ovelhas se formavam atrás de cada pastor até que todas estivessem novamente separadas. Toda ovelha conhecia a voz de seu pastor e a podia distinguir da dos outros. Por que? Porque já passaram muito tempo com ele, ouvindo-o cantar nos pastos. É assim que devemos conhecer à voz do Senhor e sermos capazes de distingui-la de todas outras vozes no mundo. Não existe substituto da simples permanência com Ele.

Nossa dedicação neste ano será de aprofundarmos nossas raízes mais a fundo nas Escrituras, amando Sua verdade o suficiente para buscá-La. Também buscaremos conhecer melhor à Sua voz aproximando-nos dEle. Se nos enfocarmos nesta busca, este será um dos melhores e mais importantes anos de nossas vidas. Nos tempos que vêm, nossas próprias vidas provavelmente dependerão de quão bem procuramos estas disciplinas básicas como verdadeiros discípulos.

Rick Joyner, 11/01/2010

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]


Nenhum comentário: