terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Palavra para a Semana nº 05


Preparados para os tempos, parte 05


Semana 05, 2010

Estamos estudando a crescente necessidade de conhecermos a voz do Senhor e da presença de um ministério profético fiel e autêntico em nossos tempos. Lemos sobre isso em Atos 2.17-18, que é uma menção a Joel 2:

“E nos últimos dias”, diz o Senhor, “derramarei Meu Espírito sobre toda carne; e vossos filhos e filhas profetizarão, e vossos jovens terão visões, e os velhos sonharão.
“Mesmo sobre Meus servos, homens e mulheres, naqueles dias derramarei do Meu Espírito, e eles profetizarão.”

Isso deixa claro que “nos últimos dias” o Senhor estará abertamente derramando de Seu Espírito e o resultado disso serão profecias, sonhos e visões. Estes serão obviamente grandes sinais dos últimos dias, mas é mais do que um sinal. Vem a ocorrer nos últimos dias porque vamos precisar de uma direção muito maior do Senhor durante esse tempo, que é o principal propósito da revelação profética.

Por este motivo, temos passado décadas procurando conhecer a voz do Senhor melhor e entender sonhos e visões. Temos agora conseguido ajudar milhares a crescer em seus dons proféticos e entendê-los melhor, e muitos têm conseguido ajudar a outros nisso também. Estes dons foram muito preciosos para nosso ministério. Ainda que nos tornamos conhecidos por isso e pessoas continuadamente vêm de todo o mundo para ou receber direção profética ou entender seus dons melhor, sentimos que temos um longo caminho para amadurecer estes dons. Estamos constantemente aprendendo, e nunca chegaremos ao lugar onde não teremos mais a aprender. É por isso que havia a escola dos profetas no Antigo Testamento.

Lemos em I Coríntios 13 que conhecemos em parte e profetizamos em parte. Isso significa que ninguém tem a visão completa, e se a queremos, teremos que juntar o que vemos com o que outros vêem. Precisamos um do outro. O Senhor compôs o Seu corpo para que precisemos um do outro. Quanto mais formos capazes de nos conectar com outras partes de Seu corpo, mais fortes seremos.

Conheço alguns moveres relativamente grandes que também se dedicam a crescer em ministérios e dons proféticos. Cada um é bem diferente de nosso ministério, mas acho que isso é algo bom. Eles foram usados por Deus para falar e nos dar revelação profética preciosa. Seu estilo pode ser diferente, e até mesmo a forma com que ouvem do Senhor é diferente, mas ainda assim é do Senhor. Tendemos a atrair os mais inclinados a visões – os que vêem. Outros podem ser mais inclinados a ouvir palavras do Senhor, sendo mais como ouvidos. Também ouvimos, mas tendemos a ser mais visionários. Da mesma forma, por vezes eles vêem como nós, mas ainda assim tendem a ser mais do tipo que ouve.

Quando os que ouvem se aproximam de nós, acho que nosso povo começa a ouvir melhor, e talvez eles começam a ver um pouco mais. Precisamos misturar dons uns nos outros assim. Devemos também estar seguros o suficiente quanto a quem somos em Cristo para sermos diferentes uns dos outros e continuar respeitando um ao outro.

O Senhor nos comparou a ovelhas por um motivo; de muitas formas, somos como ovelhas. Uma característica delas é que se os rebanhos não se cruzarem com outros rebanhos, eles ficam mais fracos a cada geração sucessiva. Isso ocorre a grandes moveres e denominações que não têm intercâmbio com outras partes do corpo de Cristo.

Tendo um pouco de influência para ajudar a restaurar o ministério profético na igreja, quero trabalhar com outros que também são chamados a isso. Porém, também reconheço que se os ministérios proféticos se juntarem entre si e não tiverem intercâmbio com o resto do corpo, isso também não será saudável. Quando fui comissionado com o propósito de ajudar a restaurar o ministério profético da igreja para o seu ministério do último dia, me foi dito que só quando os profetas e mestres aprendessem a adorar ao Senhor juntos como faziam em Antioquia, Ele liberaria um ministério apostólico verdadeiro na igreja novamente. Por isso, tenho sempre procurado me relacionar com os ministérios de ensino mais fortes, e trazê-los para nosso próprio.

Tenho também procurado me conectar fortemente com o mover apologético, onde penso que estão alguns dos maiores mestres. Reconheço que alguns dos maiores ataques sobre as coisas às quais nos dedicamos têm vindo deste acampamento, e que eles são quase que universalmente céticos quanto ao que estamos fazendo; e eu também tenho dificuldade com muitas coisas que eles ensinam, e penso até que podem haver alguns falsos mestres em seu acampamento. Existe joio em todo campo em que o Senhor plantou trigo, mas em geral penso que este é o lugar que pode ajudar o verdadeiro ministério profético mais do que qualquer outro. Se pessoas proféticas serão confiadas com o tipo de revelação das quais precisaremos nos tempos que virão, devemos estar firmes em doutrina sã, amando a Palavra de Deus escrita mais e mais. Existe uma confiança sendo construída nestes dois acampamentos, e é algo de Deus, mas mesmo que eles continuarem não entendendo isso, precisamos de muito do que eles têm. Precisamos ser humildes o suficiente para obter estas coisas e fortes o bastante quanto ao que somos para não nos comprometermos também.

Rick Joyner, 25/01/2010

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: