quinta-feira, 3 de junho de 2010

Palavra para a Semana n° 17


Preparados para os tempos, parte 17


Semana 17, 2010

Muitas pessoas parecem pensar que a importância de uma questão será refletida por quanto espaço lhe é dado nas Escrituras. Porém, algumas coisas são de importância enorme e recebem muito pouco espaço nelas. Tomemos, por exemplo, o nascer de novo. Somente duas sentenças rápidas sobre nascer de novo estão em toda a Bíblia, e não realmente definem de que isso se trata. Ainda assim, lemos que não podemos sequer ver o reino até que tenhamos nascido de novo.

Temos também o ministério de pastoreio, que é somente mencionado uma vez no Novo Testamento na listagem dos ministérios de preparo ministerial, cinco ao todo, em Efésios 4.11. Ainda assim, nenhuma definição lhe é dada, e ele veio a completamente dominar o ministério da igreja.

Consideremos se é errado a forma que o ministério pastoral tenha chegado ao ponto de dominar o ministério da igreja. A palavra grega traduzida como “pastor” em Efésios 4.11 poderia ter sido traduzida como “aquele que alimenta”. Em Mateus 24.45-48 o Senhor diz, “Quem, então, é o escravo fiel e sensível a quem seu mestre colocou os cuidados de sua casa para dar aos outros o alimento no devido tempo? Bem aventurado o servo a quem seu mestre encontrar fazendo assim quando chegar. Verdadeiramente lhes digo que o colocará responsável por todas as suas posses.” Obviamente, o Senhor valoriza muito aquele que trata de alimentar o Seu povo e os colocará sobre tudo. Não é isso que o pastor faz?

Existe muito mais para essa questão do pastor dominando o ministério da igreja nesses tempos, mas o ponto aqui é que devemos “discernir corretamente a palavra da verdade”, e não apenas basearmos nossas doutrinas ou crenças no que parece certo, mas nos ensinamentos claros das Escrituras. A quantidade de espaço dado a um assunto nela pode ou não refletir sua importância. Nos casos acima, não reflete sua importância, mas em uma área grande reflete, e á uma das mais negligenciadas do ensino no Cristianismo moderno: mordomia, ou boa administração.

Algumas estimativas dizem entre um terço e metade dos ensinamentos na Bíblia sobre retidão estão relacionados a mordomia ou boa administração. Ainda assim, com que freqüência você escuta isso sendo abordado na igreja?

Logicamente que alguns grupos ou moveres têm visto isso, e realmente tratam da questão, mas é quase sempre sobre dinheiro. Ele é importante, tão importante que o próprio Senhor disse que não nos confiaria as verdadeiras riquezas até que tenhamos aprendido a lidar com ele corretamente. Porém, não é uma confiança que será colocada sobre o dinheiro, mas sobre as verdadeiras riquezas. Dinheiro é o que o Senhor usa para nos ensinar a como sermos bons mordomos para que possa nos confiar com muito mais, então queremos valorizar muito este treinamento, mas nunca deve ser nossa maior devoção.

A “marca da besta” é uma marca econômica, portanto está se tornando cada vez mais importante, à medida que nos aproximamos do fim dos tempos, que aprendamos a ser bons mordomos com relação aos recursos financeiros com os quais fomos confiados. Devemos também prestar atenção aos avisos bíblicos sobre quão rapidamente o dinheiro pode se tornar um ídolo, caso este em que muito mais provavelmente realmente tomaríamos a marca da besta. Tomar a marca não é o pecado. O pecado é adorar a besta, e a marca é apenas a evidência do que estaríamos fazendo.

Décadas atrás, me foi mostrado que entender a economia moderna era essencial para se entender os tempos. Não é a única coisa que precisamos entender, mas será um dos maiores fatores, e é por isso que a marca da besta é uma marca econômica.

Tendo um passado de envolvimento com negócios, eu realmente amava estudar assuntos de economia, e, louco que possa parecer, poderia ter estudado economia por recreação, se não fosse um chamado. De formas marcantes, também cheguei a conhecer pessoas que são muito importantes para a economia do mundo e negócios. Cada um teria um entendimento chave para me ensinar, ou ao menos me direcionar a uma fonte de conhecimento que agora considero necessária para ter uma visão clara do que está se desdobrando com o tempo.

Se você fica incomodado ao pensar que precisa estudar economia para entender os tempos, permita-me fazer-lhe descansar. Tenho passado anos estudando economia, e outros têm feito isso também, então podemos condensar os elementos essenciais e provê-los a ti em uma questão de horas, e, em alguns casos, menos do que uma hora. Da mesma forma, muitos foram colocados na trilha de estudar aspectos importantes dos tempos em que eu não estaria interessado, mas eles também chegam a nós e, em pouco tempo, recebemos o que lhes levou bastante tempo para eles entender. Esse é a beleza do corpo de Cristo, a forma como está composto por muitos membros diferentes, todos tendo um papel a cumprir.

Nas próximas semanas, estarei dando uma lição básica sobre economia profética usando atualidades. Já fiz um pouco disso antes, mas precisamos ir um pouco além. Me parece que você achará interessante, mas, mesmo que não ache, penso que será beneficiado se ficar conosco, já que este conhecimento pode ser uma grande parte do que é necessário para se entender os tempos. Pode ser também uma grande parte do que precisamos para entender o ser confiado com as verdadeiras riquezas do reino.

Rick Joyner, 19/04/2010

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: