quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Palavra para a Semana nº 48 (2007)

Ministérios MorningStar

Tomando a Terra, Parte CV

por Rick Joyner

Desde a ascensão do Senhor Jesus, Ele tem trabalhado por meio de Seu corpo, a igreja, por meio do Espírito Santo. Esta é a nova criação que grandemente transcende a criação original. No início, Deus andou com o homem, mas agora Ele vem para habitar no homem. Este é o maior de todos os benefícios da Nova Aliança, e, como Paulo escreveu em II Coríntios 3, é melhor de que o que Moisés tinha mesmo que ele tivesse que colocar um véu em seu rosto por causa da glória. Como Paulo depois escreve em Colossenses 1:25-27:

Dessa igreja eu fui feito ministro, de acordo com a mordomia de Deus confiada a mim para o vosso benefício, que eu possa levar adiante completamente a pregação da palavra de Deus,

isto é, o mistério que foi escondido das gerações e tempos passados; mas tem sido agora manifesto aos Seus santos,

para quem Deus quis tornar conhecido o que são as riquezas da glória desse mistério dentre os Gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória.

Parece maravilhoso e fantástico demais, mas é a certeira Palavra de Deus. Cristo está de fato habitando em nós pelo Seu Espírito. Viver guiado por esse conhecimento é a questão principal e a resposta para todo o restante.

Como teria sido diferente o nosso dia se Jesus se manifestasse fisicamente e se posicionado ao lado de nossa cama nessa manhã? Então suponha que Ele tenha permanecido conosco o dia todo – como teria sido diferente o nosso dia? Os que andam na verdade, (a Própria Verdade), não teriam feito nada diferente. Eles O teriam visto o dia todo com os olhos de seus corações. Se estamos andando em verdade, o que vemos com os olhos de nossos corações será mais real para nós do que o que estamos vendo com nossos olhos físicos.

Valendo lembrar, o nosso chamado é sermos como Ele e fazer as obras que Ele fez, porque estamos em tal unidade com Ele que Ele é capaz de fazer obras por meio de nós. Somos modificados para a Sua imagem por vê-Lo. Antes do fim deste tempo alguns irão andar nisso em sua plenitude. Este estudo é sobre tomar a terra, que é tomar posse de nossas promessas. Não há, no entanto, maior promessa que ser como Ele e fazer as obras que Ele fez. Haverá uma grande companhia que caminha assim antes do fim deste tempo. Porquê não sermos nós? Onde diz que não podemos fazer o que Enoque fazia? Não seria este o maior arrebatamento – andar com Deus até que nos aproximemos tanto dEle que Ele simplesmente nos leva?

O que o Senhor fará nos últimos dias irá rebaixar qualquer coisa que Hollywood tenha criado no que tange a pessoas andando em poder sobrenatural. Deus irá se manifestar em Seu povo. Ele virá sobre Seu povo antes que Ele venha para os buscar. Como estará Ele buscando vir sobre nós hoje?

Eu recebo regularmente relatos de milagres espetaculares que acabaram de ocorrer. É sempre maravilhoso ouvir sobre algo grandioso que o Senhor fez para alguém. No entanto, o que é ainda mais encorajador é uma tendência certa que pode ser vista nestes. Até apenas algumas décadas atrás, quase todo milagre era feito por um ministro bem conhecido. Agora, quase todos os milagres dos quais ouço falar são feitos por meio dos que não estão nem em tempo integral no ministério, com uma porcentagem crescente sendo feitos por crianças.

Como abordamos algumas semanas atrás, existem Cristãos que obtêm êxito quando estão andando de acordo com a liderança espontânea do Espírito Santo. Existem outros que obtêm mais êxito ao seguir um bom planejamento. Ambos são necessários e ambos podem ser inspirados o mesmo tanto pelo Espírito Santo. Deus nos fez todos diferentes. Existem os que são feitos para viver no extremo, e os que são feitos por Ele para obter êxito em um ambiente mais estruturado. Mesmo assim, o que amam o espontâneo freqüentemente precisam de um pouco mais de estrutura e planejamento em suas vidas, e os que são mais sistemáticos em sua caminhada provavelmente precisam de mais sensibilidade ao espontâneo. Todos nós precisamos um do outro!

Eu amo ver ou ouvir falar de milagres. Eu também amo a ciência, embora haja pouco espaço na ciência neste tempo para o miraculoso. A física quântica e a mecânica quântica foram basicamente desenvolvidas para explicar milagres ou qualquer outra coisa que não se encaixasse bem na perspectiva cientifica atual do universo. A ciência nunca virá com as respostas certas para certos princípios básicos até que admita haver um Criador, e é animador o fato de que existem mais cientistas que estão agora admitindo o “projeto inteligente” [intelligent design], porque o universo todo é um grande milagre! A evidência disso é tão impressionante que todos os que não admitem haver projeto inteligente estão parecendo cada vez mais tolos.

Jon Amos Comenius profetizou no início dos anos 1600s que toda a verdadeira ciência levaria ao Criador. A chance de que o universo, como está, apenas evoluiu, teria exigido milhões de eventos acontecerem em perfeita combinação, com sincronia perfeita, apenas para trazer à existência uma única célula viva – isso é extremo demais para a inteligência verdadeira apenas considerar. A ciência foi raptada por algumas pessoas muito tolas com uma agenda muito tola, mas será recuperada. A única evidência de que a Teoria da Evolução poderia ser de alguma forma verdadeira é o fato de que se alguns seres humanos acreditam em tal tolice, é possivelmente evidência de que alguns seres humanos evoluíram do macaco, e obviamente não evoluíram muito!

A Teoria da Evolução, que é agora ensinada como fato científico em nossas escolas públicas, não tem base científica, sendo que ainda não há um exemplo de espécie que tenha evoluído a partir de outra. Ainda não encontraram “o elo perdido”, então, se a teoria fosse verdade, deveriam haver milhares de fósseis provando isso em quase todo quilômetro quadrado no planeta. Não é preciso um profeta para profetizar que eventualmente a Teoria da Evolução será considerada uma das teorias “científicas” mais tolas dentre todas, e a maior de todas as vergonhas para a ciência. Isso ela já é, e muitos cientistas estão admitindo isso em uma onda crescente de determinação, para se recuperar a integridade da ciência.

Exceto por essa vergonha quanto à forma que a Teoria da Evolução foi aceita tão cegamente, com evidências tão fracas, podemos agradecer à ciência por muito mais do que temos tempo para agradecer. Feita cega pela arrogância humana, a ciência pode ter perdido o seu rumo por um tempo, mas ainda assim foi usada para muitas coisas boas, e podemos contar que a integridade retornará a ela. Quando isso acontecer, cientistas honestos e teólogos honestos terão muito que compartilhar uns com os outros, mesmo que nenhum deles seja chamado para o lugar do outro. Mesmo assim, ciência e fé serão por fim melhores amigos.

Sendo que a ciência amadureceu, o fato de que houve projeto inteligente [intelligent design] é algo surpreendentemente visível. Podemos debater sobre quem seja o Criador, mas todo cientista verdadeiramente honesto irá admitir que certamente houve um. Ainda assim, assim como Paulo escreveu em Romanos 1, toda a criação testifica dEle, em alto som. Jon Amos Comenius escreveu, “A natureza é o segundo livro de Deus”. Isso é verdade, e é um livro sobremaneira maravilhoso, mas sempre será o Seu segundo livro. Mesmo o segundo livro de Deus é melhor do que qualquer coisa que escrevamos, mas devemos sempre mantê-lo como segundo.

Uma das coisas que toda a criação testifica é do amor do Senhor pela diversidade, assim como nível de detalhe. O nível de detalhe do universo, seu equilíbrio, e a forma com que tudo se encaixa e permanece junto, é algo ainda muito além do decifrar das mentes humanas mais grandiosas. Einstein uma vez escreveu, “Para mim basta [compreender] o mistério da eternidade da vida, e uma breve noção da maravilhosa estrutura da realidade, junto com o esforço não dividido de compreender uma porção, ínfima que seja, da Razão que manifesta a si mesma na natureza.”

Einstein realmente teve uma grande mente, e mesmo que tenha começado como ateu, ao amadurecer em sua compreensão do universo, ele, também, veio a entender que certamente houve um Criador, e que o Criador tinha uma Razão que era manifesta na criação. Logicamente, essa Razão era Cristo, como nos é dito em Colossenses 1:16-17, “Pois por Ele tudo foi criado, tanto nos céus como na terra, coisas invisíveis e visíveis, sejam tronos ou domínios ou governantes ou autoridade – todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. E Ele é antes de todas as coisas, e nEle todas as coisas subsistem.”

Cristo foi a Razão para todas as coisas, e é por Ele que tudo vem a existir. Como nos é dito em Efésios 1, tudo irá por fim convergir para Ele (veja Efésios 1:10). Uma vez que compreendemos o lugar de Cristo em todas as coisas, todas as coisas começam a fazer sentido. Se você não entender Cristo, então haverá confusão.

Ao ler obras de Einstein, eu podia ver vez após vez onde ele estava articulando a Cristo como a Palavra de Deus sobre a qual João explica no primeiro capítulo de seu evangelho. Mesmo que houvesse muitas formas pelas quais Einstein o detectou na natureza, não é claro se ele chegou a perceber que Aquele que ele viu como a Razão de todas as coisas se fez carne e habitou entre nós. Como João explicou, Aquele que fez o mundo veio para o mundo, e o mundo não reconheceu o seu Criador. Esta é uma das afirmações mais tristes já feitas. No entanto, no fim, o mundo O reconhecerá e diante dEle se prostrará. Mas podemos fazer isso agora!

O primeiro e maior milagre foi a criação. O próximo é “a nova criação”. A Palavra não só se tornou carne e habitou entre Sua criação, mas agora Ele veio para habitar no homem, em nós. Assim como a ciência tem tido uma luta tão grande para descobrir o início de todas as coisas, mas agora está começando a entender as coisas, os Cristãos têm da mesma forma tido dificuldades em entender a nova criação, mas estão agora começando a entendê-la. Quando entendermos essas coisas, a mudança no Cristianismo será profunda – uma reforma muito maior do que a Reforma.


[permissão para feliperudiuk@hotmail.com traduzir gentilmente concedida pelo ministério MorningStar]

Nenhum comentário: