domingo, 6 de abril de 2008

Palavra para a Semana (de Rick Joyner) nº 14


O Exército de Deus se Mobiliza, parte 14

Igrejas, ministérios ou organizações que ministram somente a grandes grupos tenderão a ser mais superficiais em suas mensagens e no equipar de seu povo. No entanto, igrejas que ministram somente a grupos pequenos podem ser mais profundas, mas elas podem, também, se tornar desequilibradas e orgulhosas se não estiverem ligadas de alguma forma a um grupo maior para se reunirem de tempo em tempo. As igrejas mais saudáveis tendem a ser aquelas que têm um grande ajuntamento para todos, no entanto têm da mesma forma um ministério de grupos pequenos vital.

É um assunto delicado discutirmos sobre níveis de maturidade e ministério. Isso pode criar uma abertura para discriminação e estereotipagem, o que pode ser errado, mas, quer queira quer não, por vezes é necessário. Todos o fazem até certo grau, admitindo ou não. Aliás, se usado corretamente, discriminação e estereotipagem podem ser usados beneficamente para ajudar aqueles que estão sujeitos à discriminação. Assim como você precisa afastar as crianças da mesa quando nela for servida carne sólida, caso contrário poderiam engasgar com a mesma, você discrimina para a própria segurança do que sofre a discriminação.

Você discrimina a favor de um grupo, não contra ele. Ação Afirmativa [Affirmative Action] é um exemplo de um programa do governo que discrimina para atender a um grupo específico de pessoas. Você não vai ouvir uma minoria declarando haver “discriminação” ou “estereotipagem” quando se menciona esse programa, mas é, na verdade, uma forma de discriminação a favor das minorias, e contra a maioria. Isso não é um juízo de valor quanto a tal prática ser certa ou errada, mas que é um fato.

Usada corretamente, discriminação pode não apenas ser uma coisa boa, mas é essencial quando se organiza qualquer grupo com um propósito. No ramo militar, durante o treinamento básico, as pessoas mais talentosas são separadas, em uma área, daquelas que não são. Por exemplo, quando submetida a treinamento de vôo, uma pessoa pode ser brilhante no que tange a habilidades para tarefas múltiplas, mas, se for inclinada a ter enjôo de vôo, será discriminada e descartada – para o bem tanto dela quanto do resto da força sento treinada.

Da mesma forma, grupos de intercessão eficazes aprenderão a discriminar contra alguns que não são muito entregues a oração mas podem falar muito (algumas vezes com a aparência de uma oração), ou do contrário causarão uma ruptura. Como Francis Frangipane gosta de dizer, “Na oração e no pôquer, quatro de um naipe bate uma casa cheia”. Unidade é muito mais importante, para oração, do que números. Da mesma forma, temos equipes proféticas estratégicas nas quais uma pessoa deve demonstrar um dom profético e uma certa maturidade antes de nelas ser incluída. Se abríssemos as equipes para todos, elas rapidamente perderiam sua capacidade de funcionar.

Como temos abordado, é agora estimado que a maioria dos Cristãos nos Estados Unidos não estão mais em uma comunhão de igreja local. As pessoas deixaram a comunhão de um corpo de igreja local por vários motivos, mas a maioria desses motivos não existiria se houvesse um caminho claro rumo ao avanço espiritual e maturidade. Uma grande frustração irá se manifestar quando as pessoas não são desafiadas a chegar à maturidade e não têm um caminho claro para tal. Mesmo assim, assim como escolas que abaixam seus padrões para promoção também estão abaixando a qualidade da educação que fornecem, padrões são importantes. Se você quer eficácia de alto nível, você terá de exigir altos padrões.

É claro nas Escrituras que podemos ser tão próximos do Senhor o quanto quisermos. Em nenhum lugar diz que não podemos fazer o que Enoque fez – se aproximar tanto do Senhor que Ele simplesmente nos leve diretamente para o céu. Em nenhum lugar diz que não podemos ser melhores profetas do que Isaías, Elias, ou mesmo João o Batista. Na verdade, somos todos chamados a superar naquilo que eles andaram e na verdade nos tornarmos como Jesus! Ele mesmo disse que poderíamos fazer obras maiores que as que Ele fez! (veja João 14.12) Pense nisso. Ele nos deu abertura para irmos tão longe e alto o quanto quisermos ir. Que Deus!

Um ponto essencial para mobilizar é o projetar de uma visão, e que visão mais grandiosa poderíamos ter? O Senhor também deixou claro que o caminho para a satisfação é tomarmos diariamente a nossa cruz, não vivendo para nós mesmos, mas para Ele. Ele basicamente nos disse que devemos nos humilhar para sermos exaltados, e temos de morrer para que vivamos. Existe um custo para verdadeiro discipulado, mas vale a pena!

No Senhor, a discriminação é baseada em questões do coração, como fé, paciência, coragem, perseverança e, acima de tudo, amor. Podemos ter muito conhecimento, inteligência e sabedoria, mas, se não temos aqueles primeiros, seremos líderes pobres em Seu reino.

Em 1986, o Senhor me disse que alguns dos líderes mais eficazes da igreja do futuro viriam dos esportes profissionais, porque o que eles estavam aprendendo nos esportes era essencial para uma vida saudável em igreja, e a mesma não lhes ensinava essas coisas. Isso tinha a ver com treinamento, diferenciação/distribuição de tarefas e trabalho em equipe, assim como avaliação de desempenho para se determinar quem iria participar do jogo, e quem esperaria, observaria, aprenderia e treinaria para elevar seu padrão para que pudesse entrar no jogo.

Competição espiritual pode ser uma porta bem aberta para o mal, mas pode ser usada para o bem quando chama os outros a padrões mais altos. É por isso que o Apóstolo Paulo falou sobre a vida Cristã como sendo uma corrida (veja Hebreus 12.1). Você não corre uma corrida contra você mesmo. Recebi uma palavra em 1989 que me ajudou a entender como isso poderia ser usado positivamente. O Senhor me disse que negócios de marketing multinível entendiam alguns princípios vitais do reino melhor do que a igreja. Isso me surpreendeu o tanto quanto a palavra sobre alguns dos maiores líderes vindo dos esportes profissionais, mas não me levou muito tempo para entender o que Ele quis dizer.

No marketing multinível, somente aqueles que ajudam aos outros prosperam. Naquele sistema, na verdade se espera que alguns recrutem melhor do que você, porque você terá desempenho ainda melhor. Em Cristo, o mesmo é verdade – nossa recompensa obviamente será baseada nos outros a quem ajudamos. Paulo chama isso de “nossa coroa”.

Outro fator no marketing multinível é uma verdade importante do reino da qual grande parte da igreja está perdendo vista mas realmente poderia aproveitar. Quando perguntei a um amigo, que era um empreendedor de marketing multinível de maior sucesso, o que ele sentia ser a razão pelo sucesso do sistema, ele respondeu que era o fato de que, nele, todos: 1) sabiam o quão alto poderiam chegar, 2) sabiam onde estavam no momento e 3) o que precisariam fazer para chegar ao próximo nível. Basicamente, o caminho para que houvesse avanço era deixado claro. Para nós, esse seria o caminho para a maturidade Cristã e o que permitiria que gerássemos a maior quantidade de frutos em nossas vidas.


[permissão para tradução gentilmente concedida por MorningStar]

Nenhum comentário: