sábado, 12 de abril de 2008

Palavra para a Semana (de Rick Joyner) nº 15


O Exército de Deus se Mobiliza, parte 15

Semana passada nós começamos a tratar o assunto de como é importante tornar claro o caminho para motivar os que foram mobilizados. Em Provérbios 4.18-19 nos é dito, “Mas a estrada que os justos percorrem é como a luz da aurora, que brilha mais e mais até ser dia perfeito. O caminho dos loucos é como as trevas; eles não sabem no que tropeçam.” Então, se estamos na estrada dos justos, isto é, no caminho certo, este caminho deve estar se tornando cada vez mais claro. Se isso não for verdade em nossas vidas, então deixamos de virar no lugar certo e estamos fora do caminho correto. Se constantemente tropeçamos em coisas que não vemos, então de alguma forma estamos no caminho dos loucos. Como observou C.S. Lewis, quanto às coisas do Senhor, o caminho errado nunca se torna o correto. A única forma de voltar para o caminho correto é voltar para onde erramos (ao virar para o lugar errado) e retomar o caminho certo. Isso se chama arrependimento.

Esse caminho dos justos é mostrado claramente nas Escrituras, mas algumas vezes exige motivação e diligência para sondá-lo. No entanto, poucos Cristãos estão motivados o suficiente para “cavar” isso eles mesmos. A razão para essa falta de motivação pode ser qualquer coisa desde doutrinas que têm sido promovidas com ensinamentos errôneos de que todos serão iguais no céu, até uma falta de ânimo generalizada que a maioria das pessoas têm se não tiverem um estímulo externo. Dizer “maioria das pessoas” aqui é fato, quer queira quer não. No entanto, podemos fazer algo a esse respeito, e os que andam na unção o farão.

Por você estar lendo isto, que é obviamente o resultado de um desejo de sua parte de conhecer e entender mais sobre o Senhor e Seus caminhos, você está provavelmente em um grupo que contêm menos de 10 por cento de todos os Cristãos, e alguns diriam somente 2 ou 3 por cento. Podemos colocar a culpa nas pessoas, na liderança, sistemas religiosos ou o presente estado da igreja para tal, e todos esses motivos seriam provavelmente precisos, mas faríamos bem em passar mais tempo determinando como sair deste estado do que o por quê de estamos nele. Feito isto, devemos examinar como isso aconteceu para evitar que ocorra no futuro, mas despertar uma igreja que dorme é agora uma prioridade, e apenas discutir seus problemas não é muito motivador. A grande questão é: Quem tem algumas respostas? Em prol da clareza, vamos rever algumas questões básicas:

1°: Por que os Cristãos não estão mais motivados a crescer espiritualmente?

2°: Como podemos ajudar nós mesmos e outros a ficar e permanecer motivados?

Um começo seria obviamente incutir uma visão do por quê devemos fazer isso. Não existe causa mais nobre do que a causa de Cristo, e quanto mais claro isso for articulado por mensageiros de integridade, mais motivados serão os Cristãos à sua grande causa. Provérbios 29.18 diz, “Onde não há revelação [visão], o povo perece.” Outras traduções dizem, “Onde não há visão, o povo corre solto.” Ambos são verdade. Cristãos morrerão espiritualmente sem uma visão. Eles correrão soltos, podendo isso ser interpretado como cair em rebeldia. Assim sendo, o projetar de uma visão é uma parte muito importante de um ministério, mas devemos, com a visão, incluir instruções claras quanto a como podemos cumpri-la.

O próximo passo seria tornar o caminho rumo à maturidade e avanço espiritual claro o suficiente para ser compreendido e seguido. Isso, também, deve ser fornecido pela liderança. Chamo isso de a comissão de Ezequiel 37. Nesse capítulo, foi mostrado a Ezequiel um vale cheio de ossos secos. Pela palavra do Senhor, ele começou a profetizar a esses ossos até que eles se ajuntassem e se tornassem um exército muito grande. Um dos mais importantes chamados para os que têm dons proféticos é ver mesmo nos ossos mais secos um exército muito grande, e ter as palavras para profetizar a estes ossos até que se tornem o que foram criados para ser.

É fácil liderar os motivados, mas é uma forma mais nobre de liderança a que consegue motivar os não motivados. Um desafio básico para a liderança é não ficar desanimado quando o exército de Deus que está se mobilizando é um monte de “ossos secos”, mas buscar ao Senhor por palavras vivas que darão vida a esses ossos até que comecem a se tornar o que são chamados para ser.

Essa foi uma motivação primordial para a devoção do MorningStar de ver um ministério profético autêntico ser erguido nestes tempos – ajudar o resto do corpo de Cristo, mesmo aqueles que parecem ser os ossos mais secos, ver que são chamados a ser um exército muito grande, e começar a profetizar e esses ossos até que se apóiem em seus próprios pés e se tornem um exército. O que procuramos fazer e incutir a todos que se juntam a nós é a capacidade de ver outros não apenas de acordo com como estão, mas de acordo com o que são chamados para ser, e lhes dar palavras da parte do Senhor que os ajudarão em seu caminho. É por isso que quase toda semana temos tido pessoas vindo de todo o mundo para os nossos cultos para receber ministração de nossas equipes proféticas. Essas pessoas estão desesperadas para ouvir de Deus sobre seu propósito, e os que servem nessas equipes têm verdadeiros dons proféticos de Deus para as ajudar.

É claro, ouvimos freqüentemente que essas pessoas devem ser capazes de elas mesmas ouvirem da parte de Deus, e Ele pode falar a elas onde estiverem. Isso é verdade, mas vemos nas Escrituras que normalmente não é assim que Ele faz. Aqueles que não valorizam a Sua palavra o suficiente para ir e buscá-la freqüentemente nunca entendem o que está acontecendo. Reis, e mesmo reis que eram eles mesmos profetas, como o Rei Davi, tinham a sabedoria e humildade para buscar uma palavra de outros profetas, normalmente viajando grandes distâncias para tal. Viajar por grandes distâncias naquele tempo era provavelmente muito mais difícil e caro do que voar pelo mundo hoje.

O Senhor Jesus deixou claro que existe o ingrediente necessário de buscar para que se encontre. O que torna algo um tesouro é que é ou raro ou difícil de se apossar dele. Quem jamais poderia estabelecer um valor para uma palavra de Deus? Temos visto muitos milhares de vidas serem mudadas que vieram com tal óbvia devoção de buscar o Senhor e ouvir apenas a Ele. Somente os famintos buscam alimento, e somente os sedentos buscarão algo a beber, o que é provavelmente o motivo de que grande exército que está se formando agora está vindo, na maior parte, de uns ossos muito secos, que estão desesperados o suficiente para buscar, e serão gratos o suficiente quando encontrarem o que estão buscando para estar dispostos a lutar a boa luta da fé, até que haja vitória.

[permissão para tradução gentilmente concedida por MorningStar]

Nenhum comentário: