domingo, 18 de maio de 2008

Palavra para a Semana (de Rick Joyner) nº 20


O Exército de Deus se Mobiliza, parte 20

Romanos 1 ensina que foi dada uma consciência a todos nós, e o ato de segui-la ou não está em nosso poder. A determinação de seguir a nossa consciência, ou o que temos como percepção de certo e errado, é a base de nosso caráter. Este é fortalecido também por meio de um bom ensino e treinamento. É por isso que temos ensino e estudo como disciplinas Cristãs básicas, e, quanto melhor forem, mais disciplinadas as pessoas tendem a ser.

Logicamente, existem exceções para isso. Existem pessoas incrivelmente disciplinadas que tiveram pouco treinamento ou ensino, e também há pessoas indisciplinadas que tiveram o melhor ensino e treinamento. Geralmente, o caráter de uma pessoa ou grupo será grandemente afetado pelo ensinamento e treinamento que receberam.

Em Mateus 13.52 o Senhor disse, “Portanto, todo escriba que se tornou um discípulo no reino do céu é como um pai que retira de seu baú tesouros novos e antigos.” O nosso tesouro espiritual é a verdade que temos. Também é o alimento espiritual pelo qual nos mantemos vivos espiritualmente. Não esperamos que toda refeição seja completamente nova e algo que não tenhamos provado antes; pelo contrário, nossas dietas consistirão provavelmente de alimento com o qual estamos bem familiarizados e comemos vez após vez. O mesmo vale para as coisas espirituais. Não precisamos de ocasionais novas revelações e compreensão, mas precisamos ter o que já conhecemos nos permeando continuamente para nos manterem no rumo certo. Assim sendo, a repetição de doutrina sã é essencial para saúde espiritual assim como, para nossos corpos, repetidamente nos alimentarmos de comida natural. Surpresas ocasionais podem ajudar a manter nossas dietas interessantes, mas são exceções, não a regra.

Quem gosta de observar esportes em equipe, freqüentemente ouvirá técnicos falarem sobre a qualidade de seus treinos. Se são entrevistados antes de um jogo, freqüentemente equacionarão as suas chances de ganhar o jogo com base na qualidade dos treinamentos. Técnicos sabem que a qualidade do treinamento determina o desempenho de sua equipe no jogo verdadeiro. Dessa forma, eles muitas vezes se esforçam para manter seus times motivados para os treinos o tanto quanto para o jogo em si.

Os times de maior êxito provavelmente passam 95 por cento de todo treinamento com os fundamentos de seu esporte. As pessoas de maior êxito em qualquer esporte, negócio ou profissão serão quase sempre os que melhor conhecem e praticam os fundamentos. Um motivo que eu gosto de ir a torneios de golfe da PGA [Associação dos Golfistas Profissionais] é porque você tem acesso à área de treino e tacadas de curta distância, de forma que se pode assistir aos profissionais praticando. Seus treinos são surpreendentes e podem ser incrivelmente criativos. Eles têm uma multidão de formas de tornar interessante a forma de treinar elementos básicos. Todos os dias de nossa vida são nosso treino, e o Senhor ajuda a torná-los infinitamente interessantes. Abrace a vida, e esteja determinado a nunca desperdiçar uma dificuldade, mas crescer ao passar por ela.

Mesmo que jogadores de golfe da PGA demonstram ser incrivelmente criativos em como tornar interessantes seus treinos, é também incrível o quão sérios ficam quando estão treinando. Eu estava observando dois dos mais conhecidos jogadores de golfe na área de tacadas a curtas distâncias alguns anos atrás e notei que estavam competindo um contra o outro a cada lance, e até mesmo apostando. Pensei se eram apenas viciados em jogar, mas então descobri que a questão não era ganhar o dinheiro, que era muito pouco para eles, mas tratava-se de outra forma de os motivar a tornar cada tacada eficaz. Da mesma forma, nas áreas especiais para treinar tacadas a longa distância, haverão alguns competindo para ver quem consegue fazer a bola chegar mais longe. Qualquer coisa como essa pode ser usada para esmerar suas habilidades e tornar os treinos mais eficazes.

Ocasionalmente eu dirigia a palavras a times da NFL [National Football League, liga norte-americana de futebol americano] em suas capelas antes dos jogos e ficava sempre impressionado com o seu foco e preparação pré-jogo. Via atacantes de contato frontal [linemen] batendo suas cabeças contra os armários porque ansiavam sair em campo para se defrontar com o adversário. Seu foco logo antes do jogo dava medo. Uma vez, quando estava falando ao time do Denver Broncos antes do jogo, ouvi o Senhor me dizer que quando Ele visse aquela determinação e foco em seu povo, o reino estaria próximo. Nunca me esqueci daquilo, e em cada platéia para a qual falo, procuro medir o seu foco. Recentemente, comecei a ver esse tipo de foco, determinação e seriedade em algumas de nossas conferências.

Uma vez fui assistir os Washington Redskins jogar contra seus rivais, o Dallas Cowboys, eu um jogo do Monday night [tradicionais jogos das noites de segunda-feira da NFL]. Fiquei na casa de um amigo que jogava para os Redskins, mas ele não podia ficar conosco porque toda a equipe tinha de ficar em um hotel local na noite anterior ao jogo para que permanecessem focados. Não pude deixar de considerar que se algum dia chegássemos a encarar tão seriamente o treino e preparo para os nossos cultos, as pessoas logo os lotariam assim como ocorre nos jogos de futebol americano. O que está em jogo é um troféu muito mais grandioso que o do Super Bowl [jogo final da NFL]! Uma única alma vale muito mais do que qualquer campeonato esportivo. Quando acordarmos para o valor do prêmio pelo qual disputamos, o foco resultará em uma fé que começará a mover montanhas.

O General Patton, um dos maiores comandantes campais da Segunda Guerra Mundial, atribuiu suas vitórias ao alto nível de treinamento que seus homens recebiam. Estavam tão preparados e disciplinados que isso dava abertura a estratégias que outros comandantes sequer consideravam possíveis, mas Patton conseguia de alguma forma executá-las. Ele quase nunca creditou suas vitórias a estratégias, mas ao treinamento dado a seus homens. Grandes comandantes espirituais farão o mesmo.

Nas próximas semanas, abordaremos algumas formas pelas quais podemos aplicar isso em termos práticos, para ajudar a erguer os Cristãos mais fortes o possível – que executam façanhas, derrubam fortalezas, e vivem na vitória a qual Jesus foi à cruz nos comprar. Essa vitória é para discípulos, e um discípulo é “aquele que é disciplinado”.

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: