domingo, 8 de fevereiro de 2009

Palavra para a Semana nº 16


Discernindo os tempos, parte 16

Amós 3.3 pergunta: “Podem dois andarem juntos se não estiverem em concordância?”. Isso tem sido freqüentemente interpretado de maneira errada, como se não pudéssemos andar juntos com alguém com o qual não estivermos em concordância completa. Se isso fosse verdade, não conseguiríamos andar com ninguém, inclusive, na maioria dos casos, os próprios cônjuges! Amós 3.3 é uma pergunta, e a resposta é “sim”. Penso que a resposta mais precisa seria que sim, podemos andar juntos, em qualquer área na qual existe concordância.

Unidade é exigida para que a igreja cumpra seus mandados mais básicos. Ao nos aproximarmos do fim destes tempos, ela não conseguirá sobreviver sem unidade. No entanto, irá se unir até que se torne a força mais poderosa na terra. Isso está agora começando a ocorrer em um nível maior do que tenho testemunhado em aproximadamente 40 anos de Cristão.

Unidade é uma das forças mais poderosas na terra. Como disse o Senhor em João 17.20-23, o resultado da unidade de Seu povo chegaria a ser o ponto que levaria o mundo a crer que Ele era realmente enviado pelo Pai:

“Não peço somente por estes, mas por aqueles que também virão a crer em Mim por meio da palavra deles;
“que todos sejam um; como Tu, Pai, está em Mim e Eu em Ti, que eles também possam estar em Nós; para que o mundo possa crer que Tu Me enviaste.
“A glória que o Senhor me deu Eu dei a eles, para que sejam um, assim como Nós somos um; Eu neles, e Tu em mim, para que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo saiba que Tu me enviaste, e os amaste, assim como amaste a Mim.”

Esta é a última noite que Jesus viveu na terra como homem, e Ele sabia disso. Se você soubesse que essa noite seria a sua última na terra, com o que passaria o tempo orando? Você oraria pelas coisas mais importantes em teu coração. Assim, podemos concluir desta oração de Jesus, registrada em João 17, que este assunto representa as coisas mais importantes em Seu coração, que, por sua vez, também é um com o coração do Pai. Nisso podemos ver que uma das coisas principais no coração de Deus é a unidade de Seu povo. Se este é um dos principais desejos de nosso Senhor, também deve se tornar uma das coisas principais em nossos corações, se verdadeiramente estamos permanecendo nEle.

Como já abordamos nas últimas semanas, o poder da unidade é extraordinário, e a falha em unificar pode trazer conseqüências trágicas. Na oração de Jesus, vemos que Ele nos deu a Sua glória para que possamos ser um. Podemos começar a nos aproximar deste propósito maior de Deus não por nos dividirmos por questões meticulosas, como temos feito tão freqüentemente, usando Amós 3.3 como uma exortação a buscarmos os lugares de concordância para que possamos andar juntos nessas áreas. Este pode ser um bom começo, mas a unidade maior deve vir como temos descrito em Salmos 133:

Quão bom e agradável é que irmãos vivam em união!
Isso é como óleo precioso sobre a cabeça, descendo para a barba, mesmo a barba de Arão, descendo para a orla de seus vestidos.
É como o orvalho de Hermom, que desce sobre as montanhas de Sião, pois o Senhor ordenou a bênção eternamente.

Vemos aqui que é à medida que ungimos a Cabeça que o óleo fluirá até que cubra todo o corpo. À medida que voltamos nossa atenção para o Senhor, dando-Lhe nossa adoração que Ele merece, vendo a Ele e vendo também a Sua glória é que somos conformados à Sua imagem, para que então estejamos prontos para chegar à unidade que Ele tem ordenado.

Mesmo a unidade pode ser um ídolo, eclipsando nossa devoção a Ele. Deve ser tão importante para nós que nunca nos dividamos de outro irmão ou irmã em Cristo, mas determinemos que vamos procurar resolver quaisquer questões que estejam nos separando. Mesmo assim certamente falharemos nisto se não mantivermos nossa atenção no Senhor, e não podemos falhar se mantivermos. No final das contas, divisão é sempre o resultado de não olharmos para o Senhor.

Romanos 12.18 declara: “Se possível, no que for de vosso alcance, estejais em paz com todos os homens.” Se começarmos com esta premissa, e se acharmos uma forma de estarmos em paz com os outros, podemos achar algumas áreas de concordância e comunhão. Algum nível de relacionamento pode ser construído nisso. Determinemo-nos a ter uma devoção básica a isto, e limpar, neste ano, qualquer divisão em Seu corpo da qual temos sido partido. O resultado somente pode nos beneficiar, e, mais importante, será um benefício aos maiores propósitos de Deus.

Rick Joyner, 02/fev/2009

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

(...)

Mensagens aos leitores deste blog

Se você quer a inclusão ou exclusão de teu endereço de email na lista de envio automático sempre que uma mensagem nova é postada neste blog , para que esta chegue diretamente à tua caixa de entrada, por favor me envie um email solicitando: feliperudiuk@gmail.com.

Nenhum comentário: