sexta-feira, 9 de julho de 2010

Palavra para a Semana n° 22


Preparados para os tempos, parte 22


Semana 22, 2010

A maior porta aberta para a tirania é a passividade do povo de Deus. Se somos Cristãos, temos um mandado de Deus para ser sal e luz, seja onde Ele nos colocou. Os EUA têm ido rumo à tirania por décadas, mas o passo tem acelerado mais recentemente. Ainda assim, ele pode ser impedido e revertido se o povo de Deus acordar e se envolver em colocar a nação novamente em seu propósito dado por Deus. Se o povo de Deus despertar e se engajar, não apenas evitaremos o abismo do qual agora estamos tão perigosamente próximos, mas nossos melhores tempos podem estar ainda por vir.

Existem exemplos na história onde nações foram ao mais baixo nível de depravação, e então um avivamento ou despertar espiritual iniciasse e elas foram às suas maiores alturas como nação. Movimentos como o do Partido do Chá [Tea Party; se contrapõe aos tradicionais partidos políticos Republicano e Democrata nos EUA, e tem ênfases conservadoras cristãs] é evidência de que muitos estão acordando e têm determinação bastante para levar a nação de volta às suas raízes, sua força, e sua própria fonte de vida. Porém, há um elemento em falta: liderança clara, definida e capaz.

Lideranças imaturas ou más são juízos de Deus sobre nações que caíram em devassidão, como vemos em Isaías 5. Da mesma forma, liderança boa, sábia e capaz é uma bênção de Deus. Devemos orar por nossos líderes, conforme a Palavra nos ordena, e precisamos orar pela liderança certa. Assim, devemos ver a incompetência e maldade de muitos atualmente em autoridade no mundo como juízo. Nossa primeira prioridade deve ser retornarmos a Deus, não apenas procurarmos melhores líderes. Em II Crônicas 7.14, lemos:

“Se o meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a Minha face, e se converter de seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos céus, perdoarei os Seus pecados e sararei a Sua terra.”

Vemos aqui que a cura da terra começa com o povo de Deus fazendo o seguinte: 1) se humilhando, 2) orando, 3) buscando a face de Deus e 4) se convertendo de seus maus caminhos. Será que, como com Jonas, a razão da grande tempestade que veio sobre nosso navio não seja por causa dos incrédulos, mas por causa do rebelde profeta? Assim como os ímpios tiveram de acordar Jonas e o convencer a orar a seu Deus, de muitas formas até mesmo os ímpios estão fazendo isso hoje. Em toda frente, problemas estão além do alcance humano, e estão começando a entender isso.

Como voz profética dada para representar a Deus nas nações, como sal e luz, temos a responsabilidade de falar contra os erros cometidos por nossos líderes ou o povo. Devemos sempre nos humilhar, e olhar para nós mesmos, nos arrependendo do mal que estamos fazendo, primeiramente. Isso não quer dizer que não possamos falar enquanto não estejamos perfeitos, ou que não devamos falar. Porém, quando falamos após termos nos humilhado, as palavras não terão um ar de retidão própria, mas como o clamor de um apelo ungido de Deus para salvar a quem Ele ama, o que inclui a todos. Por isso lemos em I Pedro 4.17: “É chegado o tempo do juízo começar com a casa de Deus.”

Muitos tipos de juízo estão presentes nas Escrituras – um é condenação e um é destruição, mas o resto é disciplina do Senhor. Como lemos em Hebreus 12, o Senhor disciplina a quem ama. Assim, os juízos que estamos sofrendo são por causa de Seu amor, e Ele está procurando nos tirar do caminho de destruição no qual estamos. Este juízo tem de começar com Seu próprio povo, pois como pode Ele julgar as nações pelas coisas que mesmo o Seu povo esteja fazendo?

Devemos lembrar que o caminho para ter nossa terra curada começa com o povo de Deus se humilhando. Nossas declarações contra as obras más de nossos líderes, ou do povo, não virão com raiva, cólera e ira o tanto quanto como um apelo, temperado com humildade. Devemos sempre ter em mente que “Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4.6).

A única forma de sairmos da bagunça em que estamos é pela graça de Deus, então devemos manter a humildade, acima de todas as coisas. Isso não quer dizer que sejamos fracos ou abramos mão, de forma alguma, de questões essenciais em nossas declarações e desafios aos tempos, mas estamos nos posicionando para apelar a Deus ainda mais do que apelar aos homens. Somente então podemos esperar vitória pois, como o próprio Jesus disse em Mateus 12.28, “Mas se eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, então o reino de Deus vos é chegado.” Se queremos expulsar o mal, teremos de permanecer no e falar pelo Espírito de Deus. Ele é sempre reconhecido por seus frutos, a saber: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (veja Gálatas 5.22-23).

Rick Joyner, 24/05/2010

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]


Nenhum comentário: