quarta-feira, 14 de julho de 2010

Palavra para a Semana n° 23


Preparados para os tempos, parte 23


Semana 23, 2010

Em Salmos 89.14, a Palavra de Deus declara, “Retidão e justiça são a base do Teu trono; benignidade e verdade vão adiante de Ti.” Retidão é fazer o que é certo aos olhos do Senhor. Justiça também é estabelecida por Seus padrões. Porém, misericórdia e verdade vão adiante dEle porque ninguém é reto ou justo aos Seus olhos sem Sua misericórdia. Ainda assim, após Sua misericórdia, Sua verdade certamente seguirá.

O propósito deste estudo é procurarmos entender atualidades com uma perspectiva bíblica. Procuramos ver as coisas assim porque a Palavra escrita de Deus nos foi dada para que possamos vê-Lo como Ele é e ver o mundo como Ele vê. Somente então poderemos ser Seus verdadeiros representantes, o que por sua vez é nosso chamado básico.

Por que temos, então, Cristãos em todo o espectro político, desde extremos conservadores a extremos esquerdistas, se estamos todos lendo a mesma Bíblia? Primeiro, infelizmente você consegue hoje encontrar uma tradução que concorde com sua perspectiva ou agenda, então não estamos lendo da mesma Bíblia. Na verdade, não muitos estão lendo a Bíblia para assumir sua perspectiva. Abordamos isso antes sobre como um estudo mostrou que 65 por cento de norte-americanos se dizia nascido de novo, mas somente 6 por cento tinha uma visão de mundo bíblica. Como pode ser? Se somos seguidores de Cristo, somos Seus discípulos e devemos ter uma dedicação essencial em nossas vidas de ver como Ele vê, pensar como Ele pensa e entender Seu coração. Ainda assim, como Spurgeon uma vez disse, ele poderia encontrar dez homens que morreria pela Bíblia para cada um que a lesse. Obviamente temos isso hoje.

Pense no seguinte: a maior revista [journal] dos evangélicos mais conservadores [evangelicals] uma vez fez um estudo quanto aos seus próprios artigos e descobriu que somente 1 por cento deles sequer tinha uma referência a um trecho Bíblico! Esta é a parte do corpo de Cristo que é conhecida na maior parte por sua devoção às Escrituras. A honestidade e abertura desta revista sobre isso é admirável, mas devemos voltar a firmar nossas perspectivas em verdades bíblicas sãs. A Bíblia é o Manual do Fabricante de Deus para o ser humano. Se queremos saber como consertar algo que esteja errado conosco, precisamos ir ao manual que recebemos de quem nos fez, que nos conhece melhor do que qualquer outro.

Ler a Bíblia é, na verdade, fundamental, mas existe mais se queremos andar em Sua verdade. Mesmo que lêssemos a Bíblia, se não a lermos pelo Espírito Santo, o Espírito da Verdade, não a entenderemos corretamente. Porém, Ele nos prescreveu uma forma muito simples que pode garantir que enxerguemos como Ele quer. Ler nossas Bíblias para demonstrar nossa própria agenda, perspectiva ou preconceito não é ler pelo Espírito da Verdade. Em João 7.17-19, Jesus declara algo básico para se entender a verdade, seja lendo a Bíblia ou qualquer outra coisa:

“Se alguém estiver disposto a fazer Sua vontade, saberá se a doutrina é dEle, se é de Deus ou se falo de Mim mesmo,” (João 7.17).

Para se discernir a verdade no ensinamento, ou qualquer coisa, é necessário primeiro um alicerce de se querer fazer a vontade de Deus, como Ele a quer. Para tal, devemos estar dispostos a abraçar Sua verdade independentemente de se ela está de acordo com nossas agendas, perspectivas atuais ou preconceitos. Sabemos também que Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes (veja Tiago 4.6), então precisamos tratar a Palavra com humildade, que é demonstrada por sermos ensináveis, ao invés de termos uma perspectiva de que já saibamos o que é certo.

Obviamente, muitos Cristãos têm visões de vida e atualidades que não recebem das Escrituras, e estão convictos delas, mesmo que possam não estar certos. Outros têm visões diferentes por ler a Bíblia, e passagens podem ser usadas para estabelecer diferentes perspectivas. Todos já vimos pessoas que têm uma ênfase ou agenda forte e interpretam tudo em luz do que já crêem. Como podemos ser fortes em nossas convicções e ainda assim manter a humildade, para quem Deus dá Sua graça, o que inclui Sua verdade? Recebemos um teste bíblico para isso no próximo versículo, após o mencionado acima, em João 7.18:

“Quem fala de si mesmo busca sua própria glória; mas quem busca a glória dAquele que o enviou, este é verdadeiro, e nele não há injustiça.”

A palavra grega aqui mencionada como “glória” pode ser traduzida como “reconhecimento”. Quando estamos buscando nossa própria glória, ou reconhecimento, não estaremos falando pelo Espírito da Verdade. Este veio para nos levar a Jesus, e quando Ele está nos guiando, nosso motivo será o de ver Jesus sendo exaltado.

O Apóstolo Paulo escreveu em II Coríntios 11.3-4: “Mas eu temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, suas mentes se desviem da simplicidade e pureza da devoção a Cristo.” Quanto mais próximos pudermos estar da simplicidade da devoção a Cristo e Seus propósitos, buscar Sua glória e querer fazer Sua vontade, não permitindo que agendas políticas ou outros motivos dêem a cor ao que fazemos, conseguiremos conhecer a verdade e andar nela.

Estaremos adentrando em algumas questões difíceis quanto às atualidades. Se não tivermos um alicerce forte nas verdades bíblicas, iremos nos desviar do curso tanto da retidão como justiça, que por sua vez sempre são o alicerce do que Deus esteja fazendo. Devemos construir nossas perspectivas e vidas sobre o que Deus esteja construindo, e não os homens. Do contrário, não sobreviveremos os abalos que agora estão diante de nós. Mesmo com as trevas e o mal crescendo, como vemos nas profecias bíblicas destes tempos, a glória de Deus irá aumentar sobre Seu povo, como lemos em Isaías 60 e outros lugares. O alicerce de Sua glória é Seu amor. Como que isso se aplica? Nos acompanhe e verá.

Rick Joyner, 31/05/2010

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

2 comentários:

Ana Paula disse...

Que palavra tremenda, querido irmão!
Glória a Deus por isso!
Que o Senhor nos instrua em nosso andar. Que a humildade, a pureza e a santa devoção Nele em nossas vidas estejam diante de Sua face com temor e tremor.
Vou indicar essa mensagem, pois foi uma testificação daquilo que Deus já vem falando comigo e me serviu muito, pois acrescentou muito.
Deus seja sempre louvado!

claudia disse...

Realmente tremendo!