domingo, 4 de julho de 2010

Sobre a Copa do Mundo


Quanto ao país Argentina... e o Brasil

Quando a Argentina começou a levar gol após gol da Alemanha, eu também me alegrava e ria de seu fracasso. Ouvia o barulho das cornetas na rua e deduzia que devia ter sido gol da Alemanha, afinal de contas o Brasil não comemoraria gol da Argentina. Eu ria e achava engraçado torcer contra nossos vizinhos, mas aí fui me arrependendo e percebendo quão grande engano e o que isso denunciava de meu coração.

Muitos podem se alimentar de uma interpretação do que a mídia expõe, de que o Maradona ou qualquer outro argentino seja “arrogante”, e “por isso o queremos fora da copa”. E os alemães? Eles podem passar? E o Brasil? A culpa é do Dunga, ou Felipe Melo? Os argentinos não representam o reino de Deus... e os brasileiros?

Provavelmente nossos queridos vizinhos argentinos fizeram festa vendo-nos perder para a Holanda, também.

E como o Brasil tem se posicionado quanto a Israel, em termos de política externa? Nossa derrota na copa não é também uma “vergonha externa”? Merecemos alguma coisa melhor do Senhor?

Somos menos arrogantes? Ou vamos continuar zombando de nossos vizinhos e comer pizza por causa da tristeza do que mora ao lado?

O Brasil é tão arrogante quanto qualquer outro, quando estiver na carne; pior ainda é quando os servos do Senhor, em nossa nação, são arrogantes. Ela aumenta exponencialmente, pois uma reação na carne de qualquer um faz mal aos outros, mas quando um servo do Senhor age assim, o espírito que toma conta é pior.

Creio que há um chamado de irmandade e proximidade entre Brasil e Argentina, e o inimigo faz exatamente o contrário. E não é de se espantar que irmãos briguem entre si muito mais do que pessoas distantes:

• Da parte de minha mãe, sua mãe (minha vó) era Letoniana e seu pai, meu avô, Ucraniano. Para nós, “é tudo a mesma coisa” (povo Eslavo), mas eles tiveram dificuldades em suas familias só para ficarem juntos e poderem se casar;
• Os Coreanos do sul e os do norte (como o irmão Joyner profetizou, eles têm um chamado lindo juntos);
• Chineses e Taiwaneses;
• Deve haver ainda muitos exemplos.

Quanto ao órgão Língua... e o Domínio Próprio

Estes dois também têm um grande papel a desenvolver juntos.

Dessa copa, devemos tirar uma lição para a língua, controle próprio, domínio próprio. A própria palavra diz, no livro de Tiago, que quem a consegue dominar, consegue dominar todo o corpo. E quem não doma a língua não doma o corpo.

Não é uma correção para os não crentes, mas para os da igreja.

Tenho um grande respeito pelo chamado que os jogadores Cristãos têm, e temos alguns em nossa seleção. Estão expostos na mídia e estão no alto da montanha do Entretenimento, diante das sociedades da terra. Francamente oro por eles e peço ao Senhor que os guarde em campo e fora dele também. Eles têm um chamado muito lindo, perigoso e intenso.

Apesar do Brasil ter perdido para a Holanda, admirei muito uma jogada em que nosso querido irmão “Kaká” sofreu um carrinho na grande área e o juiz não apitou pênalti. Do que vi na TV, do que eu vi, ele reagiu com mansidão e deu um testemunho de ser um Cristão de grande hombridade. Interpreto que essa seja a nova geração que o Senhor quer levantar.

A competição foi boa! E alguém precisaria perder, mas que bom que na Holanda ganhou! Estou feliz por ela. E, da forma que estamos, talvez seja melhor para nosso país a sobriedade e lamento da derrota, pois a tristeza do rosto constrói o coração. E que o Senhor nos construa!

Em Cristo,

felipe rudiuk


Nenhum comentário: