Preparados para os tempos, parte 25
Semana 25, 2010
Com relação a alguns dos mais básicos objetivos sociais para a nação, como tomar conta dos necessitados e o fornecimento de serviços como os de saúde, a maioria dos conservadores e esquerdistas estão em concordância; a discórdia está em como chegar lá. Uma coisa que me levou a atravessar a linha para me tornar um conservador foi um estudo que li nos anos 70, que indicava que somente um dólar a cada dez do orçamento do Departamento de Saúde e Serviços Humanos realmente atingia às necessidades em questão, e o resto era consumido em administração e burocracia. Meu desejo de ver os verdadeiramente necessitados sendo ajudados não mudou, mas estava óbvio que a melhor forma de fazer isso não era o uso do governo.
Alguns diriam, no entanto, que os necessitados não receberiam ajuda nenhuma se o governo não se colocasse nisso, e mesmo que seja tão ineficiente assim, ainda vale a pena. Ainda que eu possa não concordar com este argumento, posso entendê-lo e apreciá-lo. Porém, a discórdia básica entre os que querem um governo grande e os que querem governo pequeno é, na maioria, uma questão de eficiência. Existem lembretes constantes de que administração governamental e burocrática será extremamente ineficiente em praticamente qualquer coisa que se receba para fazer. Era ruim nos anos 70, e já que nenhuma Administração, do partido político que fosse, tratou dos motivos para isso, se tornou então muito pior agora do que antes – mesmo com o incrível aumento de automação e tecnologia computacional.
O governo é agora como um buraco negro, que suga quase tudo que dele se aproxima, nunca sendo visto novamente o objeto. Não precisa ser assim, mas até que a cultura de má gestão governamental mude, podemos esperar que qualquer coisa que demos ao governo para fazer seja muito menos eficiente e mais caro que deveria ser. Quão melhor estariam os necessitados se tudo o que está agora sendo desperdiçado com administração realmente alcançassem às necessidades?
A outra grande questão quanto a governo grande versus pequeno é a intrusão em nossas vidas. Isso foi realçado no programa Cash for Clunkers do ano passado [programa governamental dos EUA que se propunha a algo como comprar/trocar carros antigos e prover novos, que fossem mais “amigáveis ao meio ambiente”]. Ter que ter um contrato de vinte páginas para este programa era chocante, mas um choque ainda maior esperava os vendedores que logassem no website do governo para participar do programa. Nos termos propostos pelo disclaimer com o qual eles teriam de concordar, havia uma provisão que fazia os computadores do vendedor, e todo o seu conteúdo, propriedade do governo! O ultraje foi tão grande que isso foi removido rapidamente, mas por que foi colocado lá, em primeiro lugar?
Como esperado, o programa Cash for Clunkers se tornou um pesadelo administrativo e, meses atrás, vendedores ainda estavam procurando ser pagos pelos carros velhos. O governo podia ter tido algumas boas intenções na raiz deste programa, mas sua aplicação estava entre horrenda e diabólica e certamente alimentou os temores que muitos já tinham das intenções da Administração.
À medida que as pessoas estão cavando as propostas do Sistema de Saúde e outras legislações como a da Reforma Financeira, estão encontrando bombas iminentes escondidas nas 2.700 páginas, que parecem ser uma montanha tal de legalês que ninguém leria. Estas bombas iminentes destruirão algumas de nossas liberdades básicas. Somente os mais avoados ou cegamente leais não vêem isso agora, e tem havido um enorme impacto na confiança que norte-americanos têm por seu Presidente e governo. Esta é a falta de confiança que todos os Pais Fundadores pareciam compartilhar e foi uma força que grandemente motivou a autoria da Constituição e a Carta de Direitos a nós concedida.
Aqueles que procuram minar a autoridade da Constituição dizendo que é um documento escrito há séculos e direcionado a, na maior parte, fazendeiros, e por isso não tem relação com o mundo moderno, provavelmente jamais a leram. Ela foi escrita para tratar da natureza humana básica que aparentemente não mudou nem um pouco no espaço de tempo de seis mil anos da história humana. Foi escrita para impor rédeas à corrupção causada pelo poder, que constantemente desafiaria nossos direitos, e tem feito seu papel com eficácia incrível, desde que foi adotada. Faz isso com flexibilidade, permitindo que a nação se adapte a tempos que mudam, de forma que nenhuma outra nação na terra chegou a uma liberdade e força que nosso país tenha chegado.
Por que devemos, então, confiar nas intenções de qualquer pessoa que queira mudar algo que tem tido tanto êxito? Por que confiaríamos na palavra de qualquer um que tenha feito juramento para defender esta Constituição de inimigos tanto estrangeiros como domésticos e usaria o seu ofício para atacar e minar o que juraram defender? Como podemos confiar na palavra de alguém que obviamente faz seu juramento tão levemente? Confiança se constrói sobre honestidade e integridade.
Um princípio básico da Constituição é que você não confia em ninguém que esteja no poder. Ela foi feita para que se vigie alguém em poder, para que o usem para fazer o que seja necessário para o povo, e nunca para oprimir o povo. Quem está no poder pode ser uma pessoa boa e ter boas intenções, mas sabiam que qualquer um poderia ser corrompido pelo mesmo, então foi traçado este engenhoso alicerce para o governo, e tem funcionado melhor do que qualquer outra base de lei que não tenha vindo do Monte Sinai. Como que pessoas que constantemente a violam estão chegando em altos cargo, sem dizer o mais alto cargo nas terras?
Isaías 5.13 nos dá o motivo: “O meu povo perece por falta de conhecimento.” A Constituição dos EUA é um documento que pode ser lido em uma sentada. Tem sido o documento mais eficaz e poderoso na história humana quanto a governar homens, e ainda assim muitos americanos nunca a leram, contando com muitos que fizeram juramento para defendê-la no ofício! Como poderia qualquer pessoa honrável fazer tal voto e defender algo que sequer lêem? Não deveríamos pedir o mesmo para estes? E depois perguntar se eles concordam com ela?
Quando pedimos que nosso Capítulo da Iniciativa Carvalhos de Justiça local que lesse a Constituição, houve um sussurro imediato demonstrando uma reação de “como que podem agir assim?” Eles, nossos líderes do governo, poderiam fazer essas coisas que tão basicamente violam a Constituição por que o povo é ignorante. Vá no Google e faça um download da Constituição e a leia. Você ficará surpreso. Se não conseguir baixá-la e ler online, te mandaremos uma cópia. Para tal, por favor envie 2 dólares para o seguinte: Heritage International Ministries, Attn: Order Room, 375 Star Light Drive, Fort Mill, SC 29715, ou nos ligue em 1-800-542-0278.
A mais poderosa arma que temos contra a tirania é conhecimento da verdade.
Rick Joyner, 14/06/2010
[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]
Nenhum comentário:
Postar um comentário