domingo, 30 de janeiro de 2011

Palavra para a Semana nº 02 (2011)


Vendo e Ouvindo, parte 2

Semana 2, 2011

O ministério de pastor é somente mencionado uma vez no Novo Testamento, em Efésios 4.11, onde está listado com os outros ministérios de preparo para os santos, dados à igreja. Não há definição ou descrição deste ministério no Novo Testamento, porém ele tem virtualmente dominado a liderança da igreja desde o terceiro século. O verdadeiro ministério da Nova Aliança é um ministério em equipe, como vemos neste versículo, e precisamos receber a todos os ministérios para sermos uma igreja plenamente equipada.

Mesmo que quase todas as igrejas Protestantes, Pentecostais, Neopentecostais [Charismatic] e Evangélicas tradicionais sejam lideradas por alguém com o título de pastor, poucos destes são pastores de acordo com o sentido bíblico. Isso não é para dizer que não sejam ministérios verdadeiros, mas a maioria são mestres, evangelistas, profetas ou talvez até apóstolos. Porém, já que pastor é o título que a maior parte dos Cristãos pode reconhecer, eles assumem este ao liderar uma igreja. Isso funcionou um certo tanto, mas nos tempos vindouros, precisaremos nos tornar mais bíblicos quanto à liderança na igreja.

Para descrever o ministério de um profeta da Nova Aliança levará alguma avaliação da equipe que seu ministério deve ser. Não podemos plenamente entender a nenhum desses ministérios de preparo, inclusive o dos profetas, sem compreendermos a inter-relação com a equipe. Isso na verdade ocorre para todos os ministérios do Novo Testamento; não podemos plenamente compreendê-los exceto à luz de toda a equipe de ministérios dados à igreja.

Muitos têm modelado os profetas da Nova Aliança de acordo com o modelo da Antiga Aliança, o que é um erro. Os dons proféticos podem ser os mesmos debaixo da Antiga e Nova Aliança, e o tipo de revelação pode ser parecido, mas a aplicação não é a mesma. Nos tempos da Antiga Aliança, o profeta freqüentemente permanecia solitário para desafiar o afastamento de Deus que a nação alcançou, ou mesmo desafiar a seus reis. Porém, na Nova Aliança, o profeta é um membro de uma equipe que trabalha para a edificação do corpo de Cristo. Temos exemplos de profetas da Nova Aliança sendo usados de formas marcantes nas Escrituras, mas não há exemplos de um trazendo correção, sendo que isso é feito por meio dos apóstolos e anciãos.

Vemos em Efésios 4.11 que o principal propósito de todos os ministérios de preparo na igreja é de preparar os crentes, os santos, que devem fazer o trabalho do ministério. Então, preparar é uma grande função do ministério profético, e este preparo tem muito a ver com ajudar todo o povo de Deus a conhecer a Sua voz até ser capaz de profetizar. Em I Coríntios 14.31, aprendemos que “todos podem profetizar”. Qualquer crente pode ser usado para profetizar a qualquer momento, e quase todos serão usados dessa forma, ao menos uma vez.

Enoque foi o primeiro que andou com Deus após a Queda, e sobre ele lemos que profetizou (veja Judas 14). Um bom caso pode ser elaborado, partindo da história da igreja, de que todos que andam com Deus profetizarão. Conheci alguns que não criam que Deus ainda falasse profeticamente e os vi profetizando com precisão, eles apenas não chamavam disso.

O ministério profético é muito mais do que receber revelações do futuro, mas esse é um aspecto importante deste ministério. Foi a herança especial de todos que andaram com Deus o receber revelação profética sobre o futuro, e este é um dom que se tornará crescentemente crítico nos tempos vindouros. Profetas são chamados de “atalaias” e “vigias” no Antigo Testamento porque essa era sua função: ver. Em lugares como Isaías 29.10, os profetas são chamados de “olhos” e são chamados a ser os olhos do corpo de Cristo. Eles são os olhos, e portanto uma igreja sem ministério profético é, na verdade, cega em algumas formas básicas.

Como o Apóstolo Paulo avisou aos Coríntios, uma parte do corpo não pode dizer que não necessita de outra parte do corpo, mas isso é o que na verdade muito do corpo tem feito, não apenas em relação aos profetas, mas a outros ministérios também.

Muitas igrejas podem não saber que são cegas porque não estão se movendo, indo a lugar algum, e portanto não estão tropeçando por aí no escuro. Porém, se começarem a fazer alguma coisa, tropeçarão se não tiverem visão profética. Poderão ainda conseguir sentir o seu caminho por tatear e rastejar, e seguir em frente. Porém, veremos uma grande diferença nos tempos vindouros entre as igrejas, ministérios e missões que têm visão profética e as que não têm.

Lemos em Atos 2.17-18 que “nos últimos dias” o Senhor derramaria Seu Espírito, e o resultado seria revelação profética na forma de visões, sonhos e profecia. Isso é necessário “nos últimos dias” porque, à medida que nos aproximamos do fim deste tempo, precisaremos de direção profética mais do que nunca.

Rick Joyner, 12/01/2010

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]


Nenhum comentário: