sábado, 27 de outubro de 2007

Palavra para a Semana (de Rick Joyner) nº 42

Ministérios MorningStar: Palavra para a Semana nº 42 (15 de Outubro de 2007)

Tomando a Terra, Parte XCIX

por Rick Joyner

O Senhor usa o título “Senhor dos Exércitos” mais que dez vezes mais que Ele usa qualquer outro de seus títulos. Ele é um Deus marcial, um líder militar. No tempo que há de vir, veremos toda a igreja que avança assumindo um comportamento militar – um de tal disciplina e determinação que os líderes militares do mundo irão invejar. Haverão aspectos básicos que o exército do Senhor será diferente de qualquer outro exército no mundo, mas será mais poderoso e mais eficaz em obter seus objetivos.

Nenhum bom general espera a batalha se iniciar para começar a treinar seus soldados. Os generais de mais sucesso na história foram aqueles que treinaram suas tropas bem o suficiente para implementar estratégias que não eram possíveis de seus inimigos a igualarem. O alicerce para toda força de êxito é treinamento e preparo. Tenho estado em muitas reuniões com líderes de igrejas que formaram estratégias grandiosas, mas que não tinham plano nenhum para treinar seu povo para conseguir as implementar. Eles não conseguiam entender porquê eu não me aderia a seu plano, mas não quero desperdiçar tempo em esforços que estão destinados a falhar, independente de quão nobres aparentem.

Por anos tenho considerado o fator mais fraco na igreja ser a falha de seus líderes para treinar e equipar o povo que lhe foi confiado. Esse é um mandato de Efésios 4, e um que quase nenhum líder considera hoje. Isso irá mudar. Me foi dito anos atrás que viria um tempo que o Senhor removeria todo líder que não cumprisse esse mandato de equipar os santos, e eu creio que estamos nos aproximando desse tempo.

Eu também creio que existem muitos na igreja que irão aplaudir toda vez que escutam o mandato de Efésios 4 para equipar os santos, mas não levam adiante nenhum esforço para ser equipado de fato. Estão acostumados com Cristianismo de espectadores e estão muito confortáveis por apenas pagar seu dinheiro para observar alguns fazerem todo o trabalho. Isso também irá mudar no futuro. Os que não estão vitalmente engajados em seu propósito irão se encontrar como parte da confusão e do caos, ou um de suas muitas vítimas. O mandato de Efésios 4 não é uma opção para líderes, e não o é para o povo.

Como tenho mantido por muitos anos, a maior liderança do mundo é a igreja. Porquê? Pense. Em qualquer outra situação, seja em um negócio, no ramo militar, ou qualquer outra organização, os líderes serão obedecidos por causa das conseqüências da desobediência, como perder um emprego, um tribunal militar, etc. Na igreja, ninguém precisa obedecer o líder a não ser que queira. O povo na igreja pode, e freqüentemente o faz, apenas ir embora se não gostarem de algo. Líderes de igreja devem motivar seu povo a obedecer como nenhuma outra forma de liderança.

É claro, alguns líderes de igreja usam manipulação, ameaças e outras formas de um espírito de controle para fazer o que eles acham que é a obra de Deus, mas esses inevitavelmente terminam em fracasso. Esses fizeram com que as pessoas da igreja desse as costas para qualquer forma de autoridade a um grau tal que estão estas estão hesitantes em se entregar novamente a um relacionamento mais profundo com a igreja. Se fomos feridos assim, devemos superá-lo. Não acho que não conheça ninguém que, por vezes, foi ferido por alguém com um espírito de controle, seja na igreja, no trabalho, na escola, ou em algum esporte. Não podemos permitir isso nos impedir de responder à liderança verdadeira, nenhuma dessas sendo perfeita nessa vida.

“O Senhor dos Exércitos” é o líder dos exércitos. Como mencionado, à medida que procedemos para os tempos vindouros vermos o corpo de Cristo começando a tomar mais e mais um comportamento militar. Será diferente, de muitas formas, de um exército dessa terra, do mundo, mas o preparo, a disciplina e o foco se tornarão mais e mais como um exército em guerra. Porém, o tipo de liderança e as armas que usamos não serão carnais, mas espirituais (e muito mais poderosas). Não seremos treinados para tirar vidas, mas para salvá-las.

A vantagem que temos sobre a liderança no mundo é a qualidade do povo que segue à liderança espiritual. Como nosso amigo Francis Frangipane gosta de dizer com relação à igreja: Uma quadra [quatro cartas de mesmo valor] vale mais que uma casa cheia [um trio de cartas com um valor mais uma dupla de outro valor]! Essa analogia com o pôquer é válida. É melhor se ter dois em unidade do que duzentos que estejam em discórdia. Porém, os que continuam a se recusar a estar em unidade com a igreja irão se afastar mais e mais do Senhor e de Seus propósitos em suas vidas.

Por que o Senhor permitiu o Seu povo ser tão perseguido no início e permitiu a verdadeira semente ser perseguida ao longo dos tempos? Porque isso separa aqueles cujos corações não são verdadeiros. Aqueles com todo tipo de motivação má irão se ajuntar a algo que aparenta ser um destino seguro, mas leva um amor da verdade e fidelidade à convicção de alguém para se juntar a algo que é perseguido. Lembre-se, todo esse tempo se trata de “treinar para reinar”. Não é uma questão do que recebamos aqui, mas uma questão de eternidade. Os que vivem para a verdade colocam seus corações em coisas que são eternas, não os cuidados temporários dessa vida.

Os que são da verdade estão no mundo, mas não são dele. Eles não são motivados pelo que são motivados aqueles cuja esperança esteja no mundo presente. Eles vivem para fazer a vontade de Deus, para agradá-Lo em todas as coisas. Sua alegria é a alegria do Senhor, não o reconhecimento ou glória dos homens. Esses marcham alinhados porque seus corações estão completamente motivados a obedecer aquele que é a Verdade em Si.

Quantos discípulos verdadeiramente radicais assim você conhece? Provavelmente não muitos, e talvez nenhum. Porém, isso vai mudar, e já está mudando. Sempre houveram alguns discípulos radicais, mas eles agora estão aumentando. Estão começando a encontrar uns aos outros e se ligarem juntos como verdadeiros times espirituais de poder. Estão começando a discernir os tempos e se preparar para eles. Não estão buscando carreiras; pelo contrário, estão buscando seus chamados. Quando você se encontra com um desses, você saberá. Eles são radicalmente diferentes. São verdadeiros crentes.

Assim como as Forças Especiais por fim afetaram todo o ramo militar, elevando seus padrões e enxertando um espírito de excelência, o mesmo está acontecendo na igreja à medida que os verdadeiros discípulos começam a despertar e viver com todos seus corações em disposição para servir e fazer a vontade do Senhor. Existem discípulos radicais que são radicais em obediência, que não vivem e pensam como os outros, e que verdadeiramente não são desse mundo. Esse é o seu chamado. Não importa se os à sua volta não estão vivendo dessa maneira – você é chamado para viver como um verdadeiro discípulo.

“Se alguém deseja vir após a Mim, que negue a si mesmo, e tome a sua cruz, e Me siga.

“Pois quem quiser salvar a sua vida deverá perdê-la; mas quem perder sua vida por Minha causa a encontrará” (Mateus 16:24-25)

“Se alguém vier a Mim, a não odiar a seu próprio pai e mãe e esposa e filhos e irmãos e irmãs, sim, até a sua própria vida, este não poderá ser Meu discípulo.

Quem não carregar a sua cruz e vier após a Mim este não poderá ser meu discípulo.” (Lucas 14:26-27)

Quem amar alguma coisa ou a alguém, inclusive sua própria vida, mais que a Deus, não é um verdadeiro discípulo. No tempo que há de vir, os verdadeiros discípulos serão fáceis de distinguir do resto. Podemos nós ser distinguidos como verdadeiros discípulos?

[permissão para felipeworld@hotmail.com traduzir gentilmente concedida pelo ministério MorningStar]

Nenhum comentário: