segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Palavra para a Semana (de Rick Joyner) nº 28


O Exército de Deus se Mobiliza, parte 28

Liderança vem em níveis diferentes. Exércitos tendem a ter postos; Moisés dividiu o grupo em líderes de dezenas, centenas e de milhares. Em Êxodo 12.38, lemos que Israel deixou o Egito como uma “grande mistura de gente”, mas então foram rapidamente formados como um povo “preparado para lutar” ou “armado” (veja Êxodo 13.18), o que significa ordem militar. Essa foi a primeira coisa que o Senhor fez para preparar Israel para suportar o deserto e tomar posse da Terra Prometida. Podemos em breve esperar que isso ocorra na igreja.

Como já declaramos, há um motivo pelo qual Ele usa o título “Senhor das Hostes” ou “Senhor dos Exércitos” mais de dez vezes do que qualquer outro título. Ele é um Deus marcial – um líder militar. O Seu povo se tornará o exército mais incrível que o mundo já viu. Podemos esperar um comportamento militar permeando a igreja que tem avançado em seus postos, e uma nova cria ou leva de líderes se erguer.

Todo grande capitão de milhares quase certamente começou como um imaturo capitão de dezenas. A maturidade só pode vir com o tempo e experiência. Com o tempo, alguém que começou como um líder imaturo de dezenas se tornará um líder maduro de dezenas. Ele então será promovido a líder de centenas. O Capitão disse: “Se formos fiéis nas pequenas coisas, Ele nos confiará coisas maiores” (veja Mateus 25.21).

No entanto, isso não quer dizer que aquela pessoa será já agora uma líder madura de centenas quando promovida. Ela vai, na verdade, ser uma líder imatura de centenas. Não começará tão imatura como no nível anterior, por causa de sua experiência nos elementos básicos de liderança. Mesmo assim, existem dinâmicas de se liderar centenas que exigirão mais de nossa capacidade de sermos líderes, independente do quão bem compreendamos liderança.

Esta unção para liderança não diz respeito apenas de quantas pessoas conseguimos liderar. Líderes de centenas em alguns lugares são líderes muito melhores e mais maduros do que aqueles que podem ser líderes de milhares em outras situações. O mesmo é verdadeiro em nosso ramo militar. Um pequeno grupo de Forças Especiais pode ser uma força muito mais valorosa e capaz do que uma força muito maior de tropas padrão, então um que pode liderar um grupo menor de Forças Especiais pode ser um líder muito mais eficaz e valoroso. Existe uma unção ou graça para se liderar números, mas existem mandados e comissões especiais de Deus que pedem um tipo ainda maior de líder.

Em todo tipo de liderança, devemos ser capazes de avaliar a situação das pessoas que estamos liderando para que possamos levá-las adiante, mas devemos ser capazes também de avaliar a nós mesmos. Aqueles que se tornam grandes líderes de dezenas podem pensar que agora compreendem liderança, e de fato podem, e talvez estejam fazendo um bom trabalho em seu nível. No entanto, pode haver uma enorme diferença entre liderar dez pessoas e liderar cem. Pode então ter uma outra grande diferença entre liderar duzentas ou quinhentas ou setecentas. Liderar centenas pode nos preparar para liderar milhares, mas existe uma grande diferença que poucos podem compreender até que cheguem lá.

Pode haver uma grande diferença entre entender algo e conseguir fazê-lo. Como instrutor de vôo, eu aprendi rapidamente a observar e procurar os alunos que haviam lido o manual de treinamento. Esses vinham para o treinamento de vôo com uma maior agressividade e esperteza, que era visível por eles constantemente procurarem me mostrar o quanto já sabiam. Esses alunos eram perigosos, não necessariamente que não fossem ensináveis, mas ao menos era muito mais difícil ensiná-los. Isso sempre fazia com que demorasse mais para ensiná-los a pilotar o avião. Ainda, algo tinha de os assustar e humilhar antes que pudessem voar solo, ou eles poderiam ser perigosos.

Ser capaz de explicar a mecânica de como pousar um avião e realmente ser capaz de pousá-lo são duas coisas diferentes. Como um Cristão, também tenho observado muitos ganharem conhecimento sobre o manual, a Bíblia, e esse conhecimento os inchando, por não distinguirem entre ter o conhecimento intelectual da verdade e realmente viver aquela verdade. Aliás, algumas das pessoas que já conheci que têm o maior conhecimento das “coisas profundas de Deus” também têm sido algumas das pessoas menos parecidas com Cristo que já conheci, e têm pouco de Sua vida e poder.

No entanto, ler o manual antes de iniciar o treinamento de vôo tinha um efeito diferente para alguns. Alguns não se inchavam com seu conhecimento, mas ficavam mais humildes com o mesmo. Esses eram os raros que se importavam menos em impressionar seu instrutor de vôo, mas eram mais preocupados em aprender a fazer o avião voar. Para esses, seu conhecimento do manual na verdade os ajudou e acelerou seu treinamento. Humildade torna tudo na vida mais fácil.

Mesmo assim, como instrutor de vôo eu estava apenas determinado a tornar os pilotos orgulhosos tão bons como os humildes, e me esforçava o mesmo tanto para cada um. Em minhas observações de como o Senhor lida conosco, penso que Ele também não desiste das pessoas por elas serem orgulhosas. Pode ser mais difícil e demorado para os orgulhosos, mas Ele os ama também. No entanto, assim como o meu esforço com os humildes produziu resultados muito mais rápidos, quanto mais rápido nos humilharmos, mais fácil será para nós.

Níveis mais altos de vôo são identificados por licenças mais altas, como classificações do tipo Comercial ou Piloto de Transporte de Linha Aérea. Em um sentido, esses são como ser capitães de dezenas, centenas ou milhares porque com cada classificação mais alta, haverá uma aeronave provavelmente cada vez maior, que carregará mais pessoas.

Existe um mundo de diferença entre voar um Avião [do tipo] treinador da Cessna [e voar] um Boeing 747, mesmo que ambos tenham os mesmos controles e instrumentos de vôo e navegação. Podem levar pilotos a fazer ambos voar, mas pode haver uma enorme diferença entre eles. Da mesma forma, todos nós podemos ser líderes, mas em que nível? O que precisamos fazer para sermos tão eficazes o quanto fomos chamados para ser, e, se vamos ser promovidos, o que precisamos fazer para ir ao próximo nível? Verdadeiros discípulos são estudantes – sempre aprendendo, crescendo, e buscando mais conhecimento de seus chamados e propósitos e usando a experiência para crescer em sabedoria. Sejamos verdadeiros discípulos todos os dias que estivermos nessa vida. Tudo é para o propósito de nos preparar para a maior promoção dentre todas – de governar e reinar com Ele.

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: