quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Palavra para a Semana (de Rick Joyner) nº 29


O Exército de Deus se Mobiliza, parte 29

As pessoas se mobilizam por uma causa, e então elas seguem líderes em prol daquela causa. No caso de um exército, a possibilidade de conflitos futuros poderia resultar em invalidade ou até mesmo a morte; então, para todos se mobilizarem, deve haver um alto nível de credulidade na causa. Suportar a disciplina e treinamentos diários exigidos para se poder fazer parte de um exército também exige uma devoção contínua, perseverante e cada vez mais profunda com esta causa. Articular baseado na causa e então construir sobre o alicerce de dedicação a uma causa nobre é crucial para liderança.

Em Cristo, temos a causa mais nobre. Articular e projetar a causa é básico à liderança. Devido ao fato de que “a boca fala daquilo que o coração está cheio” (veja Mateus 12.34), a qualificação mais básica de liderança no exército de Deus é ter a Sua causa, que é o Seu evangelho e o Seu reino em nossos corações. Quanto mais profundo e real estes forem em nossos corações, mais poderosa será a articulação, porque águas vivas brotam do ser mais íntimo, isto é, do coração (veja João 7.38).

Logicamente que a água mais pura é a mais límpida e transparente. O Exército de Deus é também Sua noiva e sabemos que até o fim destes tempos teremos uma noiva “sem marcas”, por isso então podemos esperar que a sua liderança seja tanto profunda como pura em seus motivos. Quanto mais fundo formos em nosso entendimento e amor ao Senhor e ao evangelho do reino, mais isso irá purificar nossas intenções.

Quando o anjo liberou os apóstolos da prisão em Atos 5, ele os exortou a retornar ao templo e pregar “toda a mensagem desta Vida” (veja o versículo 20). Após o nosso chamado, pelo evangelho, ao exército, que é o nosso compromisso em entregar nossas vidas ao Senhor, obedecê-Lo e segui-Lo, há uma necessidade de reiteração contínua da causa e de “toda a mensagem desta Vida”, e isso inclui como nós devemos viver para representar o Seu reino. Isso, também, deve ser feito com o coração porque motivar soldados à excelência em seus treinamentos é algo que exige “água viva”, o que, em nosso caso, são todas habilidades essenciais para a sobrevivência.

O alistamento no exército de Deus não termina após uma campanha de quatro anos ou até um conflito ser decidido porque sabemos que esse conflito continuará até que o Senhor retorne. Dessa forma, é crucial para a liderança nesse exército estar treinada em projetar a mensagem em cada nível como uma motivação contínua sobre o exército. Estado moral é algo crucial para qualquer exército.

Uma pessoa apaixonada não desistirá. Aqueles que verdadeiramente amam ao Senhor acima de todas as coisas farão todo tipo de coisas pelo Senhor. Aqueles que guardam seu primeiro amor acordam pensando nEle. A dedicação primeira de suas vidas será se aproximar dEle, conhecê-lo melhor, e conhecer Sua voz melhor, e obedecê-lo em todas as coisas.

Se essa não é nossa dedicação básica, então algo menos que Deus eclipsou as nossas afeições a Ele. O primeiro e maior mandamento é amar a Deus acima de todas as coisas. Qualquer coisa diferente disso mostra que nos afastamos do caminho e que nos permitimos ser enganados, porque não há pessoa ou coisa mais amável do que Deus. Quem poderia jamais perceber o Seu grande amor, coração, e todos os Seus caminhos e não amá-lo mais e mais? Deixar qualquer outra coisa eclipsar esse amor é torná-lo um ídolo em Seu lugar.

Essa é uma razão pela qual a mornidão ofende tanto a Deus. Como é que alguém poderia realmente amar ao Deus vivo, o Fogo consumidor, e não queimar por Ele? Estar morno significa ser superficial em nossa dedicação, e se isso aconteceu a alguém que conhece a causa mais nobre que há, então isso mostra uma falha de caráter e engano dos mais sérios.

Devemos apreciar pregadores e líderes que estudam como ser mais articulados e eficazes em suas pregações da mesma forma que devemos apreciar aqueles que buscam executar cada vez melhor seus ofícios em seus empregos. Mesmo assim, verdadeira grandeza no pregar ou ensinar se mostrará pela profundidade de amor que temos pela mensagem.

Devemos apreciar os pregadores e líderes que fazem cursos ou buscam aprender melhor habilidades de liderança e administração. Isso, também, é necessário para liderar bem. Devemos querer fazer o melhor trabalho possível ao nosso alcance ao liderar aqueles que foram confiados aos nossos cuidados. Aqueles que estão procurando melhorar suas habilidades de liderança estão para ser elogiados e provavelmente também serão promovidos pelo Senhor. Devemos fazer isso primeiramente porque amamos o Senhor e queremos fazer o melhor possível para Ele, mas os melhores líderes também amarão as pessoas confiadas aos seus cuidados. Deve ser o amor pelo Senhor e pelo Seu povo, não apenas promoções, que nos compelem a sempre estudar e procurar fazer as coisas melhor.

Devemos nos importar com os recursos que nos foram confiados o suficiente para sermos os melhores mordomos que possamos ser, administrando-os bem. Freqüentemente ouvimos o ditado, “busque o Doador, não os dons e as bênçãos”, mas isso não é bíblico porque as Escrituras nos exortam a buscar os dons. Essa não é uma questão “ou isso, ou aquilo”, mas uma forma pela qual buscamos o Doador é deixando-O nos usar para, por meio de nós, operar os Seus dons e ministérios. As Escrituras também nos exortam a buscá-Lo para provisão, o nosso pão diário, e outras coisas das quais precisamos ou que até queremos. Isso nos prende a Ele ainda mais como nossa Fonte.

Logicamente que não devemos permitir que o buscar de Seus dons e provisões eclipsem o nosso buscar pessoal dEle. Ainda, se amamos a Ele, iremos estimar e honrar as coisas com as quais Ele nos confia e vamos querer ser os melhores mordomos que possamos ser. Se amamos os dons, iremos tratá-los com mais respeito e cuidaremos deles da melhor forma. É por isso que é correto “buscar zelosamente” (veja I Coríntios 12.31) os dons, assim como Paulo exortou os Coríntios.

Não é errado amarmos nossos ministérios; é errado não amá-los. Não é errado amar os dons; é errado não os amar. Não é errado amar qualquer outra coisa que Ele nos tenha confiado; é errado não amar, mas, em todas as coisas, devemos amá-Lo mais. Descobriremos também que quanto mais amarmos a Ele, mais tenderemos a amar aos outros e as coisas. Amor, paixão e compaixão serão todos a base do zelo pela mensagem de Seus verdadeiros mensageiros.

Certamente outros fatores contribuem para alguém se tornar um bom líder, mas coração vem primeiro. Assim, devemos guardar nossos corações e suas afeições, mas também devemos usá-los. Você não já ouviu pessoas dizerem que amor não é um sentimento, mas uma disciplina? Procure dizer para seu cônjuge que você não mais sente nada por ele, mas está apenas amando em obediência a Deus. Isso é promover, na verdade, “amor frio”.

Liderança no reino é alicerçada em amar ao Rei, o seu povo e Seus propósitos. Você não pode verdadeiramente amar alguém ou algo sem senti-lo. Se você senti-lo, isso sairá em suas palavras. Palavras sem sentimento simplesmente não motivarão, e motivação é essencial para liderança.


[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: