sábado, 3 de novembro de 2007

Palavra para a Semana (de Rick Joyner) nº 44

Ministérios MorningStar: Palavra para a Semana nº 44 (29 de Outubro de 2007)

Tomando a Terra, Parte CI

por Rick Joyner

A igreja está agora passando por uma transição. A forma da igreja que tem evoluído ao longo das últimas décadas não será capaz de sobreviver nos tempos que hão de vir. Como João Batista foi honrado pelo Senhor, nós devemos honrar a igreja do passado por tudo que fez. Mas outro tipo de liderança está sendo levantada que devemos agora seguir. Uma irá aumentar e outra irá diminuir.

Como havíamos abordado, liderança em tempos de transição é diferente do tipo de liderança que pode ser eficaz em outros tempos. O líder em transição deve discernir os tempos e saber como responder a eles. O Senhor teve uma severa repreensão para aqueles que conheciam os sinais da previsão do tempo melhor que compreendiam os sinais dos tempos. Em tempos recentes, previsão do tempo tem se tornado cada vez mais precisa, mas, em geral, o discernimento dos tempos não tem demonstrado melhorar nesse mesmo ritmo, mas irá. Como?

Em I Crônicas 12:32, nos é falado sobre “... os filhos de Isacar, homens que entendiam os tempos, com conhecimento do quê Israel deveria fazer...”. Isacar foi um dos filhos de Jacó que se tornou uma das doze tribos de Israel. Como que essa tribo entendeu os tempos e teve a sabedoria de saber o que fazer? Nos é dada a resposta em Gênesis 49:14-15, quando Jacó está profetizando sobre seus filhos. Ele está falando o seguinte sobre Isacar:

“Isacar é um jumento forte, deitado entre os fardos.

“Quando ele viu que o lugar de descanso era bom, e que a terra era agradável, ele abaixou seu ombro para suportar os pesos, e se tornou um escravo em trabalho forçado.”

Isacar viu que o lugar de descanso era bom, e ele viu que a terra era agradável, mas se entregou a fazer o trabalho prático, difícil, até o ponto de se tornar escravo. O coração desse servo permitiu ao Senhor que confiasse aos filhos de Isacar com o que será o dom mais valioso de todos nos tempos vindouros – o conhecimento dos tempos e a sabedoria de saber o que fazer neles.

Foi falado que na presente era da informação, esta é o bem mais valoroso, mas informação precisa sobre o futuro e a sabedoria para saber o que fazer em breve será muitas vezes mais valoroso que todas as outras formas de informação combinadas. Foi essa combinação de saber interpretar o sonho de Faraó a respeito do futuro, com uma palavra de sabedoria para saber o que fazer a respeito, que permitiu a José ser promovido a Primeiro Ministro do Egito em seu tempo. Os que combinarem esses dons em breve irão da mesma forma se encontrar elevados a altos lugares de influência.

Parece que muitas pessoas são chamadas para o ministério de José, como freqüentemente pessoas me contam, mas é raro se encontrar alguém que queira passar pelo preparo para isso como José passou. Não foi ele só rejeitado pelos seus irmãos, mas por eles foi vendido como escravo. Então, ser escravo não foi disciplina o suficiente – ele teve de ser falsamente acusado pela esposa de seu senhor e jogado na cela. Ainda está interessado nesse tipo de ministério?

Como tenho freqüentemente compartilhado, tenho observado muitas pessoas muito dotadas para ir e dar poucos frutos em suas vidas, em grande parte porque se recusam a passar pela disciplina exigida para serem confiadas com alto nível de autoridade, que é influência. Como um princípio geral, quanto mais fácil for para se obter algo, ou o mais rápido, mais insignificante será. Se realmente queremos um ministério significativo, isso não tende a acontecer rápida ou facilmente. É por isso que somos instruídos a emular os que por meio da fé e paciência herdaram as promessas. Quanto mais significativo o ministério, mais fé e paciência levará para o obter.

É por essa razão que maioria das pessoas, mesmo as com muitos dotadas, normalmente vivem vidas de frustração e remorso porque somente queriam fazer a parte divertida, freqüentemente se considerando acima do trabalho duro exigido para realmente darem fruto. Essas são as que podem brilhar intensamente por um momento, mas então rapidamente ter suas chamas apagadas como um meteorito. Elas simplesmente não têm a substância, a profundidade de caráter, conhecimento, sabedoria e devoção ao trabalho para manter o fogo aceso por tempo prolongado. Esses normalmente passam seus últimos anos em frustração amarga, vivendo no passado, porque seu presente é tão raso e seu futuro tão turvo.

É exigido trabalho duro para ser um “filho de Isacar”, e não muitos estão dispostos a preencher este quesito. Foi por esta razão que o Apóstolo Paulo chegou a ser exigido a fazer tendas. Podemos pensar que isso é um trágico desperdício do tempo do grande apóstolo, mas o Senhor não o teria confiado com as grandes revelações que lhe foram confiadas se ele não estivesse disposto a permanecer ancorado ao prático, mesmo o banal, e torná-lo em louvor ao Senhor. O que ensinamos, também temos de viver, se somos verdadeiros.

Ter uma visão é a parte divertida, mas existem poucos que estão dispostos a fazer o trabalho prático e normalmente duro que leva para tornar uma visão uma realidade. Também é fácil começar a perder sua visão à medida que se adentra nos detalhes. Don Potter uma vez compartilhou um ensinamento que pensei ser muito importante a respeito do Rei Davi. Davi foi um profeta, e se ele tivesse enfocado somente naquilo ele poderia ter sido o maior dentre todos os profetas. Ele também foi um músico e salmista, e tivesse ele somente se concentrado naquilo, poderia ter sido o maior, mas fora chamado para ser rei e administrador, e é aí que deixou sua maior marca. Ser um profeta e músico serviu o seu principal chamado, mas ele manteve a questão principal como questão principal.

Agora, muitos que nunca tiveram uma posição de liderança querem ser um rei ou o líder principal, não vendo o extremo trabalho duro que é exigido. Existe um fluxo interminável de detalhes enlouquecedores aos quais todo líder de um trabalho significativo deve atentar. A glória do reconhecimento humano se esvai rapidamente, apesar disso parecer incompreensível para os que não a experimentaram. Mesmo assim, o poder pode ser como uma droga, muito viciante, e uma que irá minar sua vida, o que ocorre a qualquer um exceto os que permanecem escravos de Cristo.

Mesmo que se fale muito sobre liderança servil, isso é algo verdadeiramente raro, e pode somente ser encontrado na igreja, mas na verdade é difícil ser encontrada lá também. Mesmo assim, antes do fim desta era, será o único tipo encontrado na igreja. Liderança verdadeira é uma incumbência, um peso; é uma cruz, e não muitos estão dispostos a tomá-la. A liderança do mundo busca a si mesmo e serve a si mesmo, e é de longe a liderança mais comum encontrada hoje, mesmo na igreja.

Se você quiser saber um sinal dos tempos que marca o fato de que o fim destes tempos está próximo, será a igreja se tornando uma força radical e eficaz sobre a terra. Isso começará com uma nova cria de liderança. A igreja se tornará um exército que causa como uma eclipse sobre qualquer outro exército da história quanto a poder e eficácia, mas para salvar vidas, não tirá-las. Também veremos a igreja se especializando da forma que diferentes departamentos do ramo militar se especializam, ao mesmo tempo trabalhando juntos como os militares ao invés de competindo uns contra os outros.

Ao mesmo tempo que a igreja que se torna uma força radical, ela se tornará uma noiva sem mancha ou ruga. Assim como Salomão profeticamente anteviu a noiva em Cantares 6:10:

“Quem é esta que aparece como a alva do dia, linda como a lua cheia, pura como o sol e incrível como um exército com bandeiras?”

Ela será linda e incrível como um exército ao mesmo tempo. Estamos para ver ambas essas características serem manifestas cada vez mais. A igreja será algo lindo de se ver, a será mais incrível que qualquer exército que já houve.

[permissão para feliperudiuk@hotmail.com traduzir gentilmente concedida pelo ministério MorningStar]

2 comentários:

PRISCILA disse...

Essa visão que ele tem da Noiva de Cristo restaurada e uniforme como um exécito, de uma mudança radical nos novos líderes qie irão se levantar está sendo apragoada aqui no Brasil pelo Daniel Mastral no seu livro Voz do que Clama no Deserto. Ler esses artigos do Rick fez-me ver o Senhor confirmando essa mudança no coração de seus servos pelo mundo afora dando-lhes a mesma visão de seus planos futuros. GLÓRIA,PODER E DOMÍNIO SEJAM DADAS AO SENHOR DOS EXÉRCITOS! ALELUIA! ORA VEM SENHOR JESUS!
PAPAI do Céu continue te abençoando abundantemente! Que você seja um servo segundo o coração do SENHOR! Bjs
PRISCILA

PRISCILA disse...

Essa visão que ele tem da Noiva de Cristo restaurada e uniforme como um exécito, de uma mudança radical nos novos líderes que irão se levantar está sendo apregoada aqui no Brasil pelo Daniel Mastral no seu livro Voz do que Clama no Deserto. Ler esses artigos do Rick fez-me ver o Senhor confirmando essa mudança no coração de seus servos pelo mundo afora dando-lhes a mesma visão de seus planos futuros. GLÓRIA,PODER E DOMÍNIO SEJAM DADAS AO SENHOR DOS EXÉRCITOS! ALELUIA! ORA VEM SENHOR JESUS!
PAPAI do Céu continue te abençoando abundantemente! Que você seja um servo segundo o coração do SENHOR! Bjs
PRISCILA