quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Palavra para a Semana n° 22 (2011)


Os Dons Proféticos, parte 4

Amadurecendo no Profético

Semana 22, 2011

Antes de adentrarmos mais a fundo em ensinamentos sobre os dons proféticos do Espírito e as formas que o Senhor fala a Seu povo, temos tratado do alicerce espiritual e moral do ministério profético. Há duas razões pelas quais isso é importante.

1) Um propósito primário do ministério profético sempre tem sido chamar o povo de Deus de volta a Ele e dar as costas aos seus caminhos maus. A mais eficaz de todas as habilidades proféticas tem sido a unção de trazer arrependimento e uma restauração do povo de Deus para com Ele.

2) O segundo maior motivo é que estamos adentrando os tempos em que conhecimento preciso e confiável do futuro será o dom mais valorizado que alguém possa ter. Este é o domínio especial do profético, e muitas provas e tentações virão quando até mesmo os mais ricos e poderosos começam a ir a você para pedir ajuda.

Por causa disso, devemos continuamente nos fortalecer nos caminhos do Senhor. Ele nos tem ajudado com isso ao permitir ataques virem sobre o ministério profético, ataques tais que repeliram maioria dos que eram atraídos simplesmente porque era algo popular. Será popular novamente e ainda mais procurado, como nunca antes. A real prova de caráter virá quando vier grande popularidade, que também tem sido o caso para a igreja em geral.

Estamos vendo também o início de uma mudança desesperadamente necessária na liderança de toda a igreja. Com o quase constante assalto agora sendo liberado contra o Cristianismo, a igreja está acordando. Quase diariamente, ouço de líderes Cristãos que agora vêem que o prédio de seus próprios ministérios, igrejas, ou movimentos, não é mais a coisa mais importante às quais eles deveriam estar se dedicando; estão recebendo revelação profunda de como precisamos um do outro e como devemos nos dispor para construir todo o corpo de Cristo. O sectarismo é agora encontrado apenas em igrejas em estado de encolhimento e morte. As igrejas que mais rapidamente crescem e são mais saudáveis no mundo agora tendem a ser aquelas nas quais é realmente difícil colocar um rótulo sectário, mesmo que sejam parte de um movimento ou denominação.

Um mover também está começando a atrair crentes espalhados, desviados. Semana passada, ouvi um testemunho de um pastor que assumiu uma congregação que tinha cerca de 60 pessoas regularmente freqüentando aos cultos. Ele foi aos rolos da igreja onde havia centenas de outros membros e começou a entrar em contato e visitar estes integrantes antigos. Em alguns meses, mais de 300 estavam regularmente freqüentando aos cultos e o número estava crescendo rapidamente. Com a maioria dessas pessoas, apenas o fato de que este pastor se importava o suficiente para entrar em contato os levou a voltar.

Estudos mostram que aproximadamente metade de todos os Cristãos não são agora parte de uma igreja local. Como você vai freqüentemente ouvir de mim, não podemos estar apropriadamente ligados ao Cabeça sem estarmos apropriadamente ligado ao Seu corpo. Precisamos de todas as frustrações e irritações da vida em igreja local para amadurecermos em Cristo. Os dons proféticos não podem se desenvolver como devem sem uma vida forte em igreja local. Nem pode o caráter profético.

Precisamos da igreja, mas a igreja precisa de nós também. Grande parte dela tem estado hesitante sobre o profético por causa dos maus exemplos que experimentou. Estes pseudo profetas, e em alguns casos falsos profetas, enlamearam as águas, mas esta é uma oportunidade ainda maior para se levantar com padrões mais altos de integridade, caráter e maturidade que vencerá estes negativos. Se não achamos que vale a pena enfrentar estas coisas, então não somos dignos destes extremamente valiosos dons proféticos que o Senhor está nos dando em tempos como estes. Dificuldades não são feitas para nos parar, mas nos ajudar.

Um princípio aparente nas Escrituras e na história é de que quanto mais fácil e rápido algo é obtido, mais insignificante é. Os grandes dons, e os grandes ministérios, são sempre moldados e purificados pela submissão à grandes dificuldades. Precisamos, portanto, de ver os problemas e dificuldades diante de nós como oportunidades de Deus para crescermos e nos tornarmos merecedores, dignos de confiança.

Como nosso amigo Francis Frangipane gosta de dizer, “você nunca pode falhar nas provas de Deus; simplesmente as continua fazendo até que passe!” Se fugirmos da oposição ou problemas em uma igreja, pode acreditar que vamos ter de encará-los em outro tempo e lugar. Estas provas nos são dadas exatamente como as que fazíamos na escola: para que pudéssemos ser promovidos. Se você quer ir mais alto, abrace à prova e trabalhe nela até que passe.

Rick Joyner, 31/Mai/2011

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: