domingo, 21 de agosto de 2011

Palavra para a Semana n° 23 (2011)


Os Dons Proféticos, parte 4


8 formas pelas quais o Senhor fala profeticamente

Semana 23, 2011

Como já tratamos e como lemos em Atos 2.17-21, nos “últimos dias” os dons proféticos serão derramados. Isso é porque iramos precisar deste tipo de orientação clara cada vez mais nos tempos que se desdobram. Me foi dito que a unção sobre o profético irá dobrar este ano, e já temos visto um grande aumento. Como somos exortados nas Escrituras para “busquem os dons espirituais, principalmente o da profecia” (veja I Coríntios 14.1), isto é algo que devemos obedecer. Como esperado, há também um crescente interesse no profético, então parece que este estudo está no tempo apropriado. Meu propósito ao expô-lo não é apenas dar informação, mas agitar os dons que estão dentro de você.

A listagem a seguir expõe as formas com que o Senhor fala a Seu povo profeticamente, conforme revelado nas Escrituras:

1) Impressões;
2) Palavras;
3) Visões;
4) Sonhos;
5) Transes;
6) Anjos;
7) Visitações;
8) Ser arrebatado aos céus.

Apenas começamos a tratar deles, mas iremos agora nos aprofundar um pouco mais. Começaremos dando definições básicas deles.

IMPRESSÕES são normalmente sentimentos, coisas sentidas. Podem ser gentis e de difícil percepção até muito intensas, mas ainda estão no âmbito do sentir. Ainda assim, é uma forma básica com que o Senhor fala a Seu povo, e podem ser muito poderosas e importantes. Porém, por serem tão gerais e abertas a interpretação, pode ser um grande erro ser dogmático em demasia sobre qualquer coisa que recebamos neste nível.

PALAVRAS são comunicações do Senhor em nossa linguagem. Como impressões e maior parte das outras revelações, elas podem variar em intensidade desde ouvir à Sua “suave voz”, a palavras fisicamente audíveis e em alto tom que dEle venham. É uma forma comum pela qual o Senhor tem se comunicado com Seu povo, e muito eficaz quando aprendemos a conhecer Sua voz.

VISÕES são fotos que temos quando nossos olhos espirituais estão abertos e começamos a ver com eles. Podem ser gentis, como vendo com os olhos do coração. Podem ser fáceis de perder como a voz suave do Senhor, ou podem ser o que chamamos de “visões abertas”, como assistir a uma tela de cinema, de forma que você não consegue perder.

SONHOS são uma forma que o Senhor tem falado a Seu povo desde os tempos mais primitivos até o Novo Testamento, e é provavelmente a forma mais comum com que fala a Seu povo hoje.

TRANSES são uma forma com que o Senhor deu algumas das revelações mais importantes a Sal povo, como quando Pedro caiu em um transe que direcionou ele a ir à casa de Cornélio e abrir a porta da fé aos Gentios. É como sonhar acordado. Parece que você está em dois âmbitos ao mesmo tempo: vendo as coisas espiritualmente e, ao mesmo tempo, ainda está ciente de seus arredores naturais.

ANJOS são espíritos ministradores cujo trabalho é servir aos herdeiros da salvação, e não deve ser estranho ter encontros com eles. Aliás, temos muito mais encontros com eles do que pensamos. Seu trabalho é comunicar mensagens do Senhor. Em tempos importantes e moveres de Deus, o intercâmbio entre o povo de Deus e os anjos se torna realmente mais freqüente. Isso é algo com o qual precisaremos ficar muito mais acostumados nos tempos vindouros.

VISITAÇÕES do próprio Senhor são comuns tanto no Antigo quanto Novo Testamentos. Vemos um caso disso em Atos 23.11, “Mas na noite imediatamente seguinte, o Senhor ficou ao seu lado e disse, ‘Seja forte, pois assim como você solenemente testemunho de Minha causa em Jerusalém, você deverá testemunhar também em Roma.’” Certamente o Senhor poderia ter enviado um anjo para confortar Paulo naquela situação, mas escolheu aparecer Ele mesmo. Isso também está se tornando muito mais freqüente hoje.

SER ARREBATADO AOS CÉUS como João quando recebeu o Apocalipse, e quando Paulo disse que tinha sido, ainda está ocorrendo hoje. Muitos já foram “arrebatados” para diante de Seu trono, ou para outros âmbitos no céu.

Essas são as formas básicas pelas quais o Senhor tem falado e Se revelado nas Escrituras. Cobriremos todas elas em certa profundidade. Tenho pessoalmente experimentado todas, e algumas delas várias vezes. Por isso, compartilharei muito de minha própria experiência e perspectiva sobre as coisas que acho que podem ajudar, mas, ao mesmo tempo, também vou compartilhar como nossos amigos proféticos experimentaram estas coisas de formas que possam ser diferentes. Acho que você vai achar todas muito interessantes, mas, novamente, o objetivo é que você tenha suas próprias experiências e cresça nos dons que recebeste.

Rick Joyner, 07/Jun/2011

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: