sábado, 27 de agosto de 2011

Palavra para a Semana n° 24 (2011)


As Experiências Proféticas, parte 1


Impressões proféticas

Semana 24, 2011

Tendemos a pensar que as IMPRESSÔES são as formas mais baixas de revelação profética, mas isso não quer dizer que não sejam importantes e fonte de revelação importante. Trata-se normalmente de saber de algo sem saber que você sabe. Podem ser gentis ou fortes, mas ainda são ambíguas, raramente claras ou específicas.

Por exemplo, quando você está próximo a uma pessoa, você pode sentir um certo lamento ou remorso. Você pode começar a sentir que a pessoa está sentindo isso, mas não sabe o porque. Em tal caso, você pode orar ao Senhor para te mostrar mais ou especificar mais, mas Ele pode já ter te mostrado tudo o que precisas. Lembre-se, o Senhor normalmente não se importa que as pessoas fiquem impressionadas com nossas habilidades proféticas o tanto quanto quer que Seu povo seja ministrado. Apenas um pouco de compaixão e entendimento pode ser tudo o que essa pessoa precisa para pular para fora do que a está incomodando.

Os que procuram se tornar mais sensíveis em discernir essas impressões podem ser poderosamente usados por Deus. Podemos pensar que quase qualquer um pode discernir esses sinais dos outros ou de situações, e isso pode ser verdade. Quando o apóstolo escreveu, “todos podem profetizar” (veja I Coríntios 14.31), parecia que ele estava dizendo que esta sensibilidade profética está disponível a todos. Não estou dizendo que seja isso; porém, por vezes pensei que este é um dom que Deus deu a todos, mas que somente alguns o desenvolvem, e em diferentes graus. Isso é diferente do ofício de profeta, que tem uma comissão e mandado específico do Senhor e recebe mensagens específicas.

Também acho que os que se importam o suficiente para desenvolver esta sensibilidade, ou que a usam por amar aos outros, muitas vezes recebem mais de Deus. Ainda assim, uma das coisas que pode nos inibir de receber mais ou níveis mais altos de revelação pode ser a tendência de dizer “assim diz o Senhor” a coisas para as quais somente tivemos um sentimento geral a respeito. Esta expressão “assim diz o Senhor” era somente usada no Antigo Testamento porque todo ídolo ou falso deus tinha profetas que supostamente falavam em seu nome, então alguém falando por Jeová tinha de se distinguir quanto a por quem estavam falando. Espera-se que isso não seja necessário em nossos círculos de igreja, mas pode ser se você está ministrando nas ruas.

Mesmo quando eu era um Cristão jovem, eu sentia que usar o termo “assim diz o Senhor” era muito freqüentemente usado para embelezar pronunciamentos ou sentimentos que as pessoas tinham. É algo sério dizer que estamos entregando uma mensagem do Senhor. Não devemos ser ousados sem ter recebido a mensagem em tal alto nível que não tenhamos dúvida de que foi dEle. Você não pode ter este tipo de garantia com nada que receba apenas por uma impressão.

Impressões podem ser muito reais e do Senhor, mas também estão em um nível que pode ser facilmente influenciado por nossos próprios sentimentos, considerações ou presunções. Portanto, eu penso que qualquer coisa recebida neste nível deve ser prefaciada com “eu penso”, “sinto”, “estou sentindo” ao invés de “assim diz o Senhor”.

Pense bem. Se você fosse um rei, você permitiria as pessoas que somassem seus próprios sentimentos ou pensamentos a uma situação e dissessem que veio de você, ao te representarem? Se eu fosse um rei e descobrisse que alguém estava agindo assim, hesitaria em lhes confiar com mensagens ou tarefas importantes. Pode ser por isso que muitos nunca crescem em autoridade profética além desse ponto.

Integridade é algo crítico no profético. Não há anda mais valioso que uma mensagem de Deus, e precisamos tratá-la como tal. Não some a ela, e não tire dela. E nós principalmente não devemos a ela adicionar nossa opinião. Se podemos ser confiados com impressões, então provavelmente receberemos mais. Porém, em qualquer nível, uma enorme pedra de tropeço com pessoas proféticas é começar a sentir que porque o Senhor nos usou para dar uma mensagem, deve ser porque pensamos exatamente como Ele sobre as coisas, e portanto nossa opinião é a mesma da dEle. Esta é uma arrogância terrível e potencialmente devastadora.

Se temos uma impressão, que a compartilhemos como tal, sendo gerais, tratáveis e corrigíveis. Não fique surpreso ou desanimado se você sentir algo fortemente e por fim estiver errado. Apenas determine a si mesmo que irá aprender da experiência. Comece a praticar. Procure discernir as coisas com pessoas ou situações, e coloque isto è prova. É tão importante saber quando você não está discernindo ou recebendo nada. Se você tem uma impressão forte, você pode provavelmente compartilhá-la com um pouco mais de confiança, mas ainda é uma impressão, não uma revelação específica.

Você não pode fazer jornada alguma sem o primeiro passo. Nos tornarmos sensíveis a impressões e aprendermos a como as distinguir de nossos próprios sentimentos é o primeiro passo para crescer nos dons proféticos. Determine que você quer um alicerce forte para seu chamado e seus dons, e não despreze os pequenos começos, mas se determine a fazer o melhor que pode como mordomo que qualquer coisa com a qual foi confiado.

Rick Joyner, 14/Jun/2011

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Um comentário:

Ana Paula disse...

Excelente!!!!
O Senhor nos guarde!