quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Palavra para a Semana n° 25 (2011)


As Experiências Proféticas, parte 2

Nós profetizamos por fé, não por método

Semana 25, 2011

Por favor tenha em mente que estou compartilhando minhas experiências e perspectivas do profético, mas outras pessoas proféticas podem experimentas estas coisas diferentemente. Assim como o Senhor nos fez todos diferentes, e nossas experiências na vida são todas diferentes, únicas, nossas experiências nEle são todas, também, diferentes e únicas. Todo profeta nas Escrituras era diferente e aparentemente recebia revelação de formas diferentes. Há fatores e características comuns, mas devemos também nos manter abertos ao Senhor para sermos únicos. Afinal de contas, Ele é o Criador, e gosta de ser criativo!

Não entender este elemento importante da forma com que o Espírito se move pode ser uma enorme pedra de tropeço em nossos dons e ministério. Muitos têm êxito em orar por alguém, mas tendem a pensar que foi a frase em si ou método que usaram que trouxe o sucesso. Eles têm pouco a ver com nosso sucesso; é a fé que temos que move a Deus. Ainda assim, após tal sucesso, alguns tentarão duplicar o método, e então tendem a desenvolver mais fé no método do que em Deus, como pessoa. Isso levará a um afastamento das verdadeiras obras do Espírito Santo.

Não quero ser grosso, mas o Espírito não é como um cachorro que treinamos a responder a certos comandos. O Senhor conhece nossos corações, e podemos executar as palavras e métodos tudo errado, mas Ele responderá porque é a fé em nossos corações que O move. Será que Ele fez duas curas ou milagres da mesma forma quando andou sobre a terra? Aparentemente Ele usava um método diferente a cada vez porque Seu poder não estava no método, mas em ver e obedecer à vontade do Pai.

Isto é crucial para que entendamos porque pode haver um alinha fina entre o profético e a adivinhação. Esta última é bruxaria, o que Paulo na verdade listou como uma das obras da carne em Gálatas. É autoridade espiritual falsa que procura usar a outros espíritos ao invés do Espírito Santo. Apóia-se em seqüências e fórmulas, e sempre, por fim, levará à manipulação, um espírito de controle, histeria, ou outras formas carnais de usar as pessoas ao invés de as amar e ser usado em prol das pessoas.

Uma certa dignidade e classe que está acima de toda manipulação, ou controle, vem ao se conhecer o Rei dos reis. Quando o Rei dos reis se move, você se sente elevado e enobrecido, não pressionado ou manipulado. Ponderei um versículo por quarenta anos para procurar decifrar os caminhos de Deus; trata-se de Apocalipse 3.20. Aqui, Jesus está batendo na porta de Sua própria igreja para ver se alguém vai escutar Sua voz e abri-la para Ele. Pense nisso; Ele é o Rei do universo e nosso Criador, mas, nestes tempos, não se forçará em ninguém. Não virá onde não é quisto, nem à Sua própria igreja!

Essa é uma forma básica pela qual O podemos reconhecer; Ele é um maior Cavalheiro e não nos força, pressiona ou controla. Porém, este é o tempo em que Ele não está buscando os que podem ser pressionados à obediência, mas os que têm corações que O querem buscar e obedecer. Mesmo no tempo vindouro quando Seu governo se firmar, podemos estar certos de que governará com dignidade e classe tais que não haverá escravidão, mas o propósito de Seu governo será libertar a Seu povo.

Novamente, muitas pessoas proféticas tendem a moldar seu ministério de acordo com profetas da Antiga Aliança, que é um modelo errado para o ministério da Nova Aliança. Os profetas da primeira eram duros e muitas vezes intolerantes porque estavam representando a aliança sob a qual estavam operando, que era dura e sem perdão. Profetas da segunda são mensageiros da aliança de graça e verdade. Isso não quer dizer que sejamos tolerantes com o pecado e iniqüidade, que Deus ainda odeia, mas ao invés de condenar, temos uma verdade que pode libertar as pessoas.

Estou compartilhando isso porque ainda estamos na revelação que vem de impressões. É o mais básico nível de revelações proféticas, mas é da maior importância para nós aprendermos os caminhos do Senhor. É por nos tornarmos sensíveis aqui que aprendemos a rejeitar a mensagens que vêm com força ou pressão. O Espírito tem uma certa classe à qual nos devemos tornar sensíveis e aprender a inquirir sobre qualquer impressão sobre a qual atuemos. Isso exige experiência. Muitas vezes, cometeremos erros ao longo do caminho, mas ao aprender o quão perdoador Ele é, mesmo com nossos erros, que O conhecemos melhor. Para amadurecer, devemos andar na fé que sabe que podemos cometer um erro e não sermos condenados por ele, mas instruídos. Isso planta liberdade em nossos corações, o que é crucial para todo ministério no Novo Testamento.

Rick Joyner, 21/Jun/2011

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: