segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Palavra para a Semana n° 44 (2011)


Os juízos de Deus, parte 07


Carregando o Fardo do Senhor

Semana 44, 2011

Nas últimas duas semanas, eu enfatizei duas disciplinas cruciais para os que querem andar no profético: estudo e disposição a fazer as coisas que não gosta e transformá-las em adoração. Lemos que devemos “estudar e nos mostrar aprovados por Deus” (veja II Timóteo 2.15). Conheço algumas pessoas que tiveram o estilo de vida que os permitiu estudar o tanto quanto eu pude, mas a quantidade de estudo não é tão importante quanto a qualidade do estudo.

Eu também argumentaria que toco um grande ministério, e quando tocava um grande negócio, ainda encontrava tempo para estudar, então pode ser feito por qualquer um que o considere o suficiente. Qualquer um pode encontrar 30 minutos por dia para algo que considerem importante. Pode requerer disciplina no início, mas é assim para qualquer coisa que seja importante. Se nos disciplinarmos por um pouco de tempo, pode se tornar uma paixão, e você encontrará mais tempo.

Quase todos que conheço passam algumas horas por semana em uma academia ou se exercitando, e apesar de eu precisar mais disso e menos tempo sentado e lendo, quase todos que conheço precisam de mais leitura e estudo em suas vidas. Lemos em Gálatas 6.7 que “o que o homem planta, isso também colherá.” Queremos nós, então, passar mais tempo semeando em nossos corpos naturais do que nosso “homem interior”?

Eu compreendo a devoção a “cuidarmos de nossos templos”, os quais lemos que são nossos corpos. Porém, o Senhor habita no interior, não no exterior. Tomar conta do templo físico não é importante quanto é cuidar do homem interno, espiritual. Onde estaríamos espiritualmente se passássemos tanto tempo limpando nosso homem interior o tanto quanto passamos limpando o exterior? É ótimo que tantos são dedicados a se exercitar, mas devemos nos determinar que passaremos mais tempo cuidando do homem interior do que do exterior.

Em I Timóteo 4.8 lemos que “o exercício corpóreo traz um pouco de proveito, mas a piedade é para tudo proveitosa”. Isso está dizendo, então, que o exercício físico traz certo proveito, mas não se compara com o que vem com a disciplina espiritual para piedade, temor a Deus. Independentemente de quanto tempo passemos com nossos corpos, eles serão trocados. É o homem interior que viverá para sempre.

Vejamos novamente como buscar a unção dos “filhos de Isacar” para conhecer os tempos e ter a sabedoria para ajudar a direcionar sobre o que o povo de Deus deva fazer, já que está se tornando crescentemente crucial para estes tempos. Leiamos mais no que Jacó profetizou sobre Isacar em Gênesis 49.14-15:

“Isacar é um jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos.
E viu ele que o descanso era bom, e que a terra era deliciosa e abaixou seu ombro para acarretar, e serviu debaixo de tributo.”

O jumento é chamado de “besta do fardo”. Fundamental ao ministério profético é se estar disposto a assumir o “fardo do Senhor”, como diziam os profetas no Antigo Testamento. Logicamente que nenhum ser humano poderia jamais carregar todo o fardo do Senhor, mas Ele compartilha conosco o que possamos suportar, para que possamos sentir o que Ele sente. Quando profetizamos, Ele não quer que façamos isso de um lugar frio e independente, mas, o tanto quanto possível, carregando Seu coração. É isso o que quer dizer, ao menos em parte, Amós 3.7:

“Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.”

O “conselho secreto” do Senhor são as coisas profundas em Seu coração. Compartilhei antes como, quando estava na Costa Oeste recentemente, ficava tomado, por horas de cada vez, com uma dor que estava no limite do quanto pensava que poderia suportar. Não havia motivo no natural para eu sentir isso. Estava em um tempo maravilhoso com grandes amigos, ainda assim quando me colocava sozinho para orar, essa terrível dor vinha sobre mim. O resultado foi que acho que faria qualquer coisa para evitar os desastres que me foram mostrados de ocorrer em nossa Costa Oeste. Todo dia eu penso a respeito, oro a respeito, e peço ao Senhor para levantar os que soariam o alarme melhor que eu tenho soado, e dar às pessoas ouvidos para ouvir.

Eu sei que a única forma que me foi mostrada para não ocorrer é por arrependimento é avivamento. Minha intercessão por estes tem não somente ido a um novo nível, mas também minha determinação para continuar soando o alarme. Assim como alguns estão ficando mais bravos por eu não me retratar quanto a essas profecias, estou mais determinado que nunca para passar a palavra, da forma que puder. Sei que esse é o coração do Senhor para as pessoas que estão para sofrer grandemente se não houver um profundo arrependimento e retorno a Ele. Isso não é divertido, mas é parte de ser um “jumento forte”, disposto a carregar fardos, e ser forte em fazê-lo.

Pessoas freqüentemente me dizem que eu teria um ministério muito maior se não assumisse tantos assuntos controversos. Isso pode ser verdade, mas não estou aqui para assumir um ministério grande, mas para se obediente. Fui avisado em uma visitação em 16 de Janeiro de 1991 de tentações que me permitiriam construir um ministério muito maior e distribuir muito mais livros e materiais, mas isso me impediria de fazer Sua vontade. Cair nessa tentação me preocupa muito mais do que ser controverso.

Rick Joyner, 03/Nov/2011

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: