quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Palavra para a Semana n° 46 (2011)


Os juízos de Deus, parte 09


A Luz Vence as Trevas

Semana 46, 2011

Temos apenas superficialmente falado sobre o juízo [justiça] de Deus, mas é um dos dois alicerces básicos de autoridade espiritual. O outro é retidão, como lemos: “Retidão e justiça são o alicerce de Seu trono” (veja Salmos 89.14). Portanto, à medida que crescemos em Sua autoridade, devemos também crescer em nosso conhecimento e obediência a eles.

Devemos primeiramente estabelecer que retidão é o que o Senhor diz, não o homem. Devemos também estabelecer que justiça é o que Ele diz, não o homem. Portanto, nossa devoção a entender estes pontos deve ser por meio de Sua palavra escrita, a Bíblia, a qual Ele nos deu para estabelecer doutrina.

Como cobrimos, toda a era da igreja foi permitida para o propósito do Senhor de encontrar um povo que O buscasse e servisse, mesmo que implique em ir na direção oposta do resto da humanidade. Estes governarão e reinarão com Ele no tempo vindouro, quando a terra for restaurada. Este tempo de “treinar para reinar” não foi feito para ser fácil para os que têm tal alto chamado.

Os que foram chamados para ser treinados no fim dos tempos, nos tempos em que “trevas cobrirão a terra, e densas trevas os povos” (veja Isaías 60.2) têm recebido o maior privilégio de todos. Como continua no próximo verso, “o Senhor se erguerá sobre ti, e Sua glória lhe aparecerá.” Mesmo os profetas antigos desejavam ver estes tempos, e temos sido honrados de neles viver. Temos então o grande encorajamento dos próximos três versículos:

“E nações virão à sua luz, e reis ao brilho que te nasceu.

“Levanta em redor os olhos e vê; todos estes se ajuntam e vêm ter contigo; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são trazidas nos braços.

“Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se delatará de júbilo, porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo.” (Isaías 60.3-5)

A luz vence! Independentemente de quão escuro fique e o quanto as pessoas sejam cobertas com “densas trevas”, a luz prevalecerá. O resultado da grande colisão de luz e trevas no final dos tempos é que as nações se voltarão à luz. Nossos filhos voltarão, e a riqueza das nações será trazido aos que são os mordomos do Senhor.

Como Isaías 60 e outros textos deixam claro, estamos direcionados para a grande colisão entre luz e trevas. Esta é uma grande separação dos que adoram a Deus e O obedecem e os que não. As profundas trevas que vêm sobre as pessoas é o resultado de terem se rebelado contra Deus, e devemos firmar em nossos corações que não seguiremos os que não seguem a Ele, ou jamais comprometer Sua verdade com a qual fomos confiados.

Isso também indica que os que andam na luz andarão em mais e mais luz até que a glória seja revelada por meio deles, e os que se voltam às trevas estarão em um caminho cada vez mais escuro. À medida que procedemos, as distinções entre os que andam na luz e os que andam nas trevas aumentará.

Como vemos no Livro do Apocalipse, quando os julgamentos virem sobre o mundo, a resposta dos rebeldes será amaldiçoar a Deus, e não se voltar a Ele. Isso não deve nos surpreender. Haverá um tempo em que as nações se voltarão à luz, mas podemos também ver por profecias bíblicas que isso não ocorrerá de início. Considere o seguinte aviso que Paulo deu sobre estes tempos em II Timóteo 3.1-5:

“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,

pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,

desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem,

traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,

tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.”

Soa como tua vizinhança? Estas características têm crescido dramaticamente nos últimos 50 anos. A mídia de filmes, televisão, e música se tornaram a base da educação moral e espiritual da geração emergente, e estão inculcando rebeldia e anarquia de formas crescentemente extremas e diabólicas. Como diz o ditado, “se não mudares de direção, por fim chegarás ao teu destino”, e todo o mundo caminha rumo a um esfacelamento de caos e anarquia. As nações que se arrependerem e se tornarem ao Senhor não precisam chegar lá, mas os EUA e a Europa têm se voltado do Senhor ao invés de para Ele. Perdeu o sal sua salinidade, e foi a luz escondida?

Estudos com profundidade mostram que não há diferença distinguível quanto a moralidade básica e integridade entre crentes e não crentes. Se você agora sequer começar a mencionar o julgamento de Deus, muitos na igreja pularão em você mais rápido do que os pagãos. Por que estão tantos Cristãos tão reticentes em ver esta parte tão básica da natureza de Deus, Suas obras, e a explicação bíblica mais básica de nossos tempos? Isso devemos buscar entender. Como somos avisados, um número maior de Cristãos não suportará a doutrina bíblica sã.

Rick Joyner, 17/Nov/2011

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: