quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Palavra para a Semana n° 35 (2011)


As Experiências Proféticas, parte 11


O Temor do Homem compromete a Mensagem Profética

Semana 35, 2011

Nós vamos continuar a avaliar a forma com que tenho lidado em dar a palavra sobre os desastres iminentes sobre a Costa Oeste [dos EUA]. Logicamente que essas são de minha perspectiva e, portanto, são subjetivas. No presente momento, estou sendo acusado de ter muitos motivos diferentes para dar essas palavras, todos os quais considero não serem verdade, então não os quero responder apenas para ser defensivo. Porém, acho que são exemplos excelentes de como podemos esperar que as pessoas reajam a palavras dessa forma.

Não consigo entender por que alguém jamais daria uma palavra que dei sobre a Costa Oeste a não ser que tenha realmente visto algo. Se eu tivesse qualquer coisa pessoal a ganhar com isso, ainda não descobri o que é. No melhor das hipóteses, ficarei ruim até que venham a ocorrer. Minha experiência diz que quando ocorrerem, provavelmente não serei mais respeitado; muito provavelmente, será pior para mim. Alguns já estão me acusando de fazer esses eventos acontecer com maldições. Aprecio que pensam em tanta estima a minha autoridade espiritual, mas não acho que alguém tenha o poder de trazer eventos tão grandes exceto o Senhor. Se isso está vindo de amigos, você pode imaginar o que meus inimigos estejam dizendo.

A profecia não é dada para os profetas terem com o que fazer amizades. Se você recebeu uma palavra ou mensagem como a que eu recebi para a Costa Oeste, poderá contar com não fazer com isso amigo algum, e provavelmente perder alguns. Se queremos ser usados profeticamente, precisamos firmar em nossos corações que viveremos para agradar ao Senhor, e não aos homens. O Apóstolo Paulo escreveu em Gálatas 1.10, “Se eu ainda estivesse vivendo para agradar a homens, não seria um servo de Cristo.” Na proporção em que fomos dirigidos pelo temor do homem, ou o desejo de agradar ao homem, comprometemos nossa habilidade de sermos porta-vozes do Senhor.

Podemos pensar que quando nossas profecias se cumprem, então as pessoas crerão em nós e pensarão melhor de nós. Repetindo, isso não tem sido minha experiência. As Escrituras também respaldam que isso será, na melhor hipótese, raro. Como vemos com o próprio Senhor, mesmo quando Sua profecia sobre o templo ser destruído se cumpriu, não muitos dentre os Judeus se arrependeram e se tornaram a Ele. É possível que alguns se arrependeram, e acho que o Senhor teria dado esta palavra e ido à cruz apenas por um. Essa é Sua natureza. Ele é o Bom Pastor que deixaria as noventa e nove para buscar apenas uma que estivesse perdida. Essa deve ser nossa natureza também.

Para ser um mensageiro, temos de estar satisfeitos de receber nossa aprovação do Senhor, e confiar nEle com as conseqüências a nosso respeito. É alta a probabilidade de que as conseqüências serão que o mensageiro levará um tiro das pessoas para as quais fora enviado para ajudar. Isso parece ruim para os de mente terrena, ou os que têm ambições egoístas, e ajuda a mantê-los distantes. Não tem sido divertido receber os ataques e acusações que têm sido constantes para mim nos últimos vinte e cinco anos, mas um sabor do céu, e a recompensa por fidelidade farão disso algo que valha demais a pena.

Devemos nos manter focados no fato de que nosso trabalho é obediência, e confiaremos que no Dia do Juízo tudo será retificado. Eu pessoalmente procuro manter minhas motivações simples assim – para ouvir, naquele dia, “Bom trabalho, servo bom e fiel” (veja Mateus 25.21). Quando começo a pensar sobre como as pessoas vão reagir a algo, ou mesmo como pode afetar meu relacionamento com meus amigos, normalmente o resultado é diferente de qualquer forma, então por que desperdiçar tempo ou raciocínio indo até este ponto?

Por causa de minhas experiências passadas, percebo que me tornei cansado demais, e se for o caso, é um erro. Quando as pessoas expressaram a mim suas preocupações sobre a forma com que alguns líderes da Costa Oeste responderam a essas profecias, tinha que admitir a eles que eu também fiquei surpreso, mas minha surpresa foi que não foi muito pior. Achei que a maioria lidou com isso com muita graça e respeito, e muito mais do que o tanto que eu esperava que estivessem abertos. Também acho que maioria lidou com isso provavelmente muito melhor do que eu teria, se os papéis tivessem se invertido.

Ainda assim, confesso ter dificuldades com as tentativas de psicanálise de alguns dos líderes da Costa Oeste, e atribuírem a mim motivações não somente erradas, e opostas às de fato, penso. Isso foi uma surpresa, principalmente a forma com que alguns que conheço bem as compartilharam publicamente sem antes vir a mim. Alguns deles estavam desapontados comigo por não ter compartilhado essas palavras com eles antes, e acho que há mérito nisso, mas, novamente, eu considerava que eles tinham ouvido mensagens que de forma alguma ouviram. Terei de assumir a culpa por tal premissa.

Também para a minha surpresa, aqueles dos quais esperava a maior resistência quanto a essas palavras, como líderes da indústria de filmes e a comunidade de negócios, responderam da forma com que esperaria somente os líderes Cristãos mais maduros respondessem. Estão fazendo boas perguntas com sincera abertura. Tenho recomendado que eles perguntem ao Senhor sobre isso, e Ele os tem respondido de formas dramáticas. De novo, essa foi a resposta que estava esperando receber de líderes de igreja, mas como alguns têm falado por um tempo, e eu tenho rejeitado, talvez os líderes Cristãos mais importantes não são mais os líderes de igreja.

Pelo tempo que tenho sido um líder Cristão, tenho sido dedicado à igreja local. Como freqüentemente ensino, somos severamente limitados em nossa maturidade Cristã sem um relacionamento forte na igreja local. Porém, dentre todos os grandes heróis da fé nas Escrituras, consegui somente achar quatro que eram Levitas, ou hoje chamaríamos de clero profissional. A história da igreja tem, no geral, o mesmo padrão. Talvez hoje estamos para ter experiência de que alguns dos líderes Cristãos mais importantes não são líderes de igreja, mas estão nos ramos militar, do governo, educação, ou uma série de outras vocações.

Se este for o caso, quem são os principais aos quais devemos procurar alcançar com palavras importantes?

Rick Joyner, 30/Ago/2011

[permissão para tradução gentilmente concedida pelo ministério MorningStar, www.morningstarministries.org]

Nenhum comentário: